"QUEM SABE FAZ A HORA NÃO ESPERA ACONTECER"

Vandré

Páginas

domingo, 21 de fevereiro de 2010

PT faz festa para comemorar a posse de Luizianne Lins

A cerimônia ocorreu na sede do PT, na Avenida da Universidade, em Fortaleza, e contou com a participação do ministro da Previdência, José Pimentel (PT), o governador do Estado, Cid Gomes (PSB) e dois membros da direção nacional do Partido, deputados José Genoíno (PT-SP) e Renato Simões, além de diversos parlamentares, entre eles o deputado Federal Eudes Xavier, que ficou ao lado de Cid e Luizianne. Mais de duas mil pessoas lotaram o pequeno auditório do PT Ceará.

Em sua fala, o deputado federal Eudes Xavier, emocionado ao rever velhos e novos companheiros, fez referência às figuras históricas do partido. Citou a luta do professor e intelectual Florestan Fernandes e lembrou a trajetória do finado Joaquim, da Pastoral Operária. O destaque do discurso do deputado Eudes ficou mesmo para a defesa do Ministro da Previdência José Pimentel. O Parlamentar reforçou a idéia de que Pimentel pode e deve ser o candidato do PT ao Senado em 2010, no que foi muito aplaudido pela militância presente. O nome do ministro José Pimentel ecoava entre a militância petista aos gritos de “futuro Senador”.

Genoíno aproveitou o clima e lançou uma exortação à militância: “Precisamos ter unidade. O PT unido ganha. O PT dividido perde”. Mas a prefeita Luizianne rememorou que não foi sempre assim. Em clima amistoso, Luizianne lembrou que, no momento de sua indicação para disputar a Prefeitura de Fortaleza, em 2004, lia nos jornais a seguinte manchete: “Para Genoino candidatura de Luizianne é aventureira”. E falou que, por esse motivo adotou o slogan “Vem com a gente”, segundo ela, “pra que o povo pudesse também embarcar nessa aventura”, brincou. Ela disse que administrar a prefeitura de uma cidade como Fortaleza é mesmo tarefa para quem está disposto a fortes emoções e disse que permanece até hoje com o apoio do povo. Afirmou que não ficaram mágoas. “O importante é que o PT tem construído importantes unidades. Esse momento demonstra isso”. Genoíno riu e concordou com a análise, apertando a mão da nova presidenta do PT Ceará.

O Governador Cid Gomes disse ter pensado várias vezes antes de decidir-se pela presença na solenidade. “Mas não poderia deixar que pequenas divergências no âmbito dos governos colocassem fim à relação fraterna que temos”. Luizianne concordou, abraçou e beijou o Governador. “Temos uma relação que vai além da política”, e depois brincou dizendo que não era o que as pessoas estavam pensando. “Cid e eu temos uma relação de solidariedade mútua”. E Cid fez o elogio do Presidente Lula. Ele disse fazer parte do projeto político que está mudando o país. “Lula é a maior expressão política do Brasil”. Enquanto isso a imprensa oficial tentava explorar possíveis desavenças por conta da polêmica com o estaleiro. Não conseguiram. O clima de festa reinou entre petistas e aliados.

E foi mesmo Luizianne quem sintetizou o desejo daqueles que assistiam com ar de felicidade ao evento. “Se dependesse da base, Pimentel já seria anunciado como pré-candidato do partido ao Senado”, traduziu. Em sua fala final, ela também agradeceu à militância e aos correligionários. “A vida vale a pena quando a gente vive de verdade. Eu estou fazendo 20 anos de PT. O que me faz mais feliz é que minha vida, logo após a primeira campanha do presidente Lula, encontrou-se com o PT. Aprendi com cada uma das pessoas que estão aqui hoje”. Muito aplaudida, elogiou e citou diversas figuras públicas, entre elas, Eudes Xavier. Luizianne disse que Eudes é uma revelação e que está fazendo um ótimo trabalho em Brasília.

Nenhum comentário: