"QUEM SABE FAZ A HORA NÃO ESPERA ACONTECER"

Vandré

Páginas

quinta-feira, 18 de março de 2010

5 pontos separam Serra de Dilma


A vantagem de José Serra (PSDB) sobre Dilma Rousseff (PT) na corrida presidencial caiu para cinco pontos percentuais, segundo pesquisa CNI/Ibope. Em fevereiro, de acordo com o mesmo instituto, a distância era de 11 pontos, em pesquisa contratada pela Associação Comercial de São Paulo. Na última pesquisa CNI/Ibope, de novembro, a diferença chegava a 21 pontos.

Serra teve 35% das preferências no levantamento divulgado ontem, feito a pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em novembro, ele aparecia com 38%. Dilma, por sua vez, cresceu 17 pontos desde novembro e atingiu pela primeira vez a marca dos 30% de preferências, em um cenário que inclui ainda Ciro Gomes (11%) e Marina Silva (6%).

Um dado inédito do levantamento mede o potencial de transferência de votos do presidente: 53% dos eleitores querem eleger um candidato apoiado por Luiz Inácio Lula da Silva, e 10% pretendem optar por um nome da oposição. Outros 33% afirmam que não levarão em conta a posição do presidente.

A desinformação explica o descompasso entre o potencial eleitorado lulista e o desempenho de Dilma: 42% dos entrevistados ignoram o fato de que a ministra é a candidata de Lula.

Segundo Márcia Cavallari, diretora executiva do Ibope, esse nível de desconhecimento não é anormal. ``Hoje, só quem busca informações sabe algo sobre as eleições. Quando começar o horário eleitoral gratuito, as informações chegarão a todos de forma homogênea``. Ela afirma que o apoio de Lula tende a impulsionar a ministra, mas ressalva que, no decorrer da campanha, Serra também tende a se beneficiar por ganhar mais exposição.

O potencial de crescimento da ministra da Casa Civil se revela, por exemplo, no Nordeste, onde 69% do eleitorado se declara inclinado a votar em um governista, mas pouco mais da metade da população sabe quem é a escolhida pelo presidente.
O POVO

Nenhum comentário: