"QUEM SABE FAZ A HORA NÃO ESPERA ACONTECER"

Vandré

Páginas

segunda-feira, 1 de março de 2010

Aprovação de Lula fica em 73%


Segundo o instituto responsável pela pesquisa, o desempenho é o melhor de um presidente desde 1990

Brasília. A aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficou praticamente estável em fevereiro, em 73 por cento, em relação ao levantamento feito em dezembro, quando registrou 72 por cento, mostrou a pesquisa do Datafolha divulgada ontem.

Segundo o instituto, é o melhor desempenho de um presidente desde o início da série histórica do Datafolha, em 1990, o que revela seu contínuo alto índice de popularidade.

Dos 2.623 entrevistados no país entre os dias 24 e 25 de fevereiro, 20 por cento classificaram o governo de Lula como regular e apenas 5 por cento consideraram sua administração péssima ou ruim.

O levantamento também apurou que a popularidade de Lula é significativa entre os eleitores do governador paulista José Serra, pré-candidato do PSDB à presidência da República, sendo que 62 por cento deste grupo consideram o atual governo bom ou ótimo. Entre os eleitores da ministra-chefe da Casa Civil e pré-candidata petista à corrida presidencial, Dilma Rousseff, a popularidade do presidente salta para 92 por cento.

Lula apresenta melhor aceitação no Nordeste, com 84 por cento. No Sul, 65 por cento avaliam a administração petista como ótima ou boa, mas, para 26 por cento, o governo dele é regular. Ao mesmo tempo, 7 por cento o classificam como péssimo ou ruim.

Rejeição

O pior desempenho do presidente é visto entre os mais ricos, com ensino superior completo e que vivem no Sul do país. O governo é regular para 29 por cento deste grupo, enquanto 14 por cento o consideram ruim ou péssimo. A aprovação deste nicho é de 56 por cento, 17 pontos abaixo da média nacional. A pesquisa tem margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

No início de fevereiro, um outro levantamento CNT/Sensus mostrou que, em janeiro, o desempenho positivo do governo Lula oscilou para 71,4 por cento, ante 70 por cento em novembro.
DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário: