"QUEM SABE FAZ A HORA NÃO ESPERA ACONTECER"

Vandré

Páginas

quarta-feira, 24 de março de 2010

De olho no futuro, prefeita estuda saída de Catanho


A substituição de um dos homens de confiança de Luizianne Lins na Prefeitura tem reflexo nas eleições de 2014. A prefeita tem dez dias para definir a situação

A prefeita Luizianne Lins (PT) já se organiza para dar início ao troca-troca em cargos estratégicos do Executivo municipal, faltando dez dias para o fim do prazo de desincompatibilização aos que desejam disputar as eleições deste ano.

Um dos que devem deixar o posto na Prefeitura é o coordenador de articulação política e braço direito da petista, Waldemir Catanho (PT). Além dele, o vice-prefeito da Capital e titular da Secretaria Executiva Regional VI, Tin Gomes (PHS), também pretende se afastar.

Embora afirme que sua saída ainda está sendo avaliada, Catanho é apontado como favorito de Luizianne para ocupar a vice na chapa de reeleição do governador Cid Gomes (PSB). ``O nome da prefeita é o Catanho. Ele sai e coloca o nome à disposição do PT.``, adiantou o líder da petista na Câmara Municipal, Acrísio Sena (PT).

Para Luizianne, garantir alguém de sua confiança como vice de Cid pode significar um lugar ao sol no futuro. Isso porque, nas eleições de 2014, o governador pode precisar se desincompatibilizar para disputar um novo mandato. Nesse caso, o Estado ficaria sob o comando do vice durante oito meses.

A aceitação de Catanho, entretanto, pode não ser tão fácil e promete render uma forte disputa interna no PT. Conforme O POVO publicou no no último dia 23 de janeiro, outros três nomes são citados nos bastidores como possíveis indicados: o atual vice-governador, Francisco Pinheiro; o secretário de Cidades do Governo, Joaquim Cartaxo; e o secretário estadual de Desenvolvimento Agrário, Camilo Santana.

Além disso, tudo dependerá da consolidação da aliança entre Cid e Luizianne, cuja relação anda estremecida por causa do embate em torno da construção de um estaleiro na praia do Titanzinho. Ela é contra; ele é a favor.

Acrísio garante que Catanho deixará a Prefeitura no próximo dia 2 de abril. ``Se, por ventura, o PT quiser outro nome, ele continua tendo seu espaço na gestão``.

Tin sai, mas fica Em outra ponta do Município, Tin Gomes se prepara para disputar uma vaga de deputado estadual. Por isso, precisará deixar o cargo na Regional VI, mas, de acordo com a legislação eleitoral, não terá de se desincompatibilizar da Vice-Prefeitura.

De olho na vaga que ficará aberta, o presidente municipal do PHS, vereador Walter Cavalcante, disse que vai esperar um sinal de Luizianne para conversar sobre o possível substituto de Tin. O parlamentar disse que a sigla não fará pressão sobre a prefeita, mas deixou o recado: ``O PHS deve ser ouvido``.

Nenhum comentário: