"QUEM SABE FAZ A HORA NÃO ESPERA ACONTECER"

Vandré

Páginas

domingo, 14 de março de 2010

O estilo Cid Gomes


Mais do que como governador, o estilo Cid Gomes (PSB) de administrar tem como mais bem acabado exemplo o período em que foi prefeito de Sobral & cargo que o projetou para ocupar o posto máximo do Executivo estadual. ``Em termos de uma reestruturação, ao final da última gestão de Cid Gomes, a área mais central da cidade mais parecia um imenso canteiro de obras``, explica a professora da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Diocleide Lima Ferreira, estudiosa da requalificação urbana de Sobral.

Ela explica que Sobral sofreu profunda transformação arquitetônica a partir da primeira gestão como prefeito do hoje governador. ``Cid Gomes consegue deixar Sobral com uma cara completamente diferente de outras cidades do Interior. Ele imprimiu na cidade a face da cidade moderna``.

Diocleide, que é mestra em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), disse que, nesse período, a malha urbana de Sobral teve ampliação de vias, como a avenida Pericentral, que faz a interligação entre vários bairros e, segundo ela, desobstruiu o tráfego desordenado no centro da cidade.

Mas, se por um lado, Sobral evoluiu do ponto de vista arquitetônico, por outro a professora explica que se trata de uma cidade com um sistema de transporte coletivo que não atinge toda a população & fator que é suprido por mototáxi. ``E ainda, as desigualdades sociais são bem demarcadas. Basta dar um passeio por alguns bairros da periferia``, resumiu.

Mito sobralense
Mas os problemas são minimizados até pelos sobralenses. Ela explica que, com técnicas e estratégias ligadas a um conhecimento especializado, Cid contraria as formas tradicionais coronelistas & período relatado como de pouco avanço da cidade. Com isso, argumenta, o então prefeito se tornou uma espécie de ``mito que deu à cidade uma vida nova``, algo que lhe rendereconhecimento de grupos políticos, além da admiração dos próprios sobralenses. ``É o que Max Weber conceitua de carisma. E isso foi fundamental para a sua campanha para o Governo do Estado em 2006``.

Aquilo que em determinado momento, o deputado estadual da oposição, Heitor Férrer (PDT), considerou ``megalomania`` por conta da intenção de construir um aquário na Praia de Iracema, em Fortaleza, pode definir a marca política de Cid. Grandes obras, como os dois hospitais regionais & em Juazeiro do Norte e em Sobral & fazem parte de um conjunto outros projetos tão grandiosos quanto e igualmente palpáveis e publicizáveis.

Marco
Apesar de todas essas mudanças, Diocleide evidencia como grande marco em termos de política para o espaço urbano de Sobral, o tombamento de boa parte da área central da cidade pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Isso porque, segundo a professora da UVA, a cidade teve seu tombamento demarcado por sua história contada pelas famílias ricas da cidade. ``Cid Ferreira Gomes é herdeiro dessa história e, quando se torna prefeito de Sobral, imprime à sua gestão uma mescla que une o reconhecimento tradicional da sua família a uma racionalidade do -saber fazer- do administrador moderno``, ressalta.

Além disso, Cid teria transformado Sobral para ser uma cidade universitária, que já congrega um complexo de ensino superior, além de um polo regional industrial e comercial. ``Não se pode deixar de lado que, Sobral é hoje uma cidade para ser consumida e que essa característica a torna um lugar caro para viver``. Ela explica que, com o passar dos anos, a especulação imobiliária e a chegada de grandes redes comerciais aumentaram o custo de vida da população. (Giselle Dutra - giselledutra@opovo.com.br)

DIFERENÇAS
Algumas características que diferenciam Cid Gomes e Luizianne Lins:

Berço político.
>Luizianne: movimentos sociais.
>Cid: movimento mudancista.

Estilo político.
>Luizianne: confronto.
>Cid: conciliador.

Estilo administrativo.
>Luizianne: voltada para a população mais pobre, demora a tomar algumas decisões.
>Cid: aposta em grandes obras e excelência nas ações. É objetivo.
O POVO

Nenhum comentário: