"QUEM SABE FAZ A HORA NÃO ESPERA ACONTECER"

Vandré

Páginas

terça-feira, 30 de março de 2010

Por hora, caminho está livre para reeleição de Cid


Ao que tudo indica, o governador Cid Gomes não precisará "suar a camisa" para conseguir se reeleger. Além de um amplo apoio partidário, ainda não existem nomes de peso para enfrentá-lo

Não será por falta de condições políticas favoráveis que o governador Cid Gomes (PSB) deixará de ser reeleito nas próximas eleições de outubro. Faltando pouco mais de seis meses para o pleito estadual, um ``cenário dos sonhos`` para qualquer político começa a ser montado: até o momento, não existe uma só candidatura de peso capaz de ameaçar a recondução de Cid ao Palácio Iracema. Alimentando essa tranquilidade, um amplo arco de alianças, consolidado ao longo dos últimos três anos, inclui até partidos historicamente rivais, como PT e PSDB.

A única candidatura que ainda poderia fazer frente à reeleição de Cid Gomes começa a apresentar seus primeiros sinais de enfraquecimento. Sem apoio de grandes partidos, o prefeito Roberto Pessoa (PR) já não fala sobre o assunto com o mesmo ânimo de alguns meses atrás. Tanto que adiou para o próximo dia 2 de abril & prazo final para aqueles que ocupam cargos noExecutivo e não tentarão reeleição se desimcompatibilizarem & o anúncio da decisão se será ou não candidato ao Governo.

O POVO, entretanto, apurou que Roberto Pessoa já está elaborando um documento que justificaria sua saída da corrida eleitoral de 2010. Ao mesmo tempo, isso não significaria que o grupo ligado a Roberto Pessoa abriria mão de uma candidatura. Quem garante é o ex-governador Lúcio Alcântara (PR), um dos principais críticos da gestão Cid Gomes. ``O que a gente sabe é que haverá um candidato. Pode ser o Roberto, poderá ser outro nome de outro partido que se coligar com a gente, mas haverá candidato``, garante Lúcio.

Em busca de apoio Segundo o presidente do PPS & partido aliado a Roberto Pessoa & Alexandre Pereira, o prefeito de Maracanaú ainda não jogou a toalha quando o assunto é candidatura ao Governo do Estado. Tanto que viaja hoje para Brasília no intuito de costurar apoios partidários. ``Porque só com o PR e o PPS não temos condição de passar a nossa mensagem ao eleitorado. Fica complicado``, admite Alexandre.

Sobre um eventual plano B, o presidente do PPS não descarta o nome do ex-governador Lúcio Alcântara. ``Nunca pode ser descartado, na medida em que as pesquisas apontam ele com um excelente percentual. Ele tem um recall muito grande como governador``, enfatiza. Lúcio, entretanto, afirmou que não está em seus planos concorrer novamente ao Palácio Iracema. ``Não estou trabalhando com essa hipótese``, diz.

EMAIS

- Um dos partidos que ainda têm remotas chances de apresentar candidatura própria é o Partido dos Trabalhadores. Para isso, o deputado federal Ciro Gomes (PSB) teria de lançar sua candidatura ao Planalto e o governador Cid Gomes (PSB)- que é irmão de Ciro - não garantir palanque para a ministra Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à Presidência da República. Entretanto, no último sábado, o PT estadual já protocolou documento garantindo apoio à reeleição de Cid.

- Outro partido que ameaçou lançar candidatura própria foi o PSDB. Entretanto, nenhum nome se dispôs a enfrentar Cid Gomes em outubro. Por isso, hoje a sigla torce para que Ciro seja candidato e o PT rompa com Cid Gomes, lançando assim um nome ao Governo. Assim, a sigla tucana ocuparia, sem quase nenhuma resistência interna, o espaço deixado pelo PT.
O POVO

Nenhum comentário: