"QUEM SABE FAZ A HORA NÃO ESPERA ACONTECER"

Vandré

Páginas

quarta-feira, 31 de março de 2010

PSB pesa prós e contras para decidir futuro de Ciro


São cada vez mais fortes as sinalizações de que o PSB pode rifar a candidatura presidencial de Ciro Gomes. O deputado se reuniu, na segunda-feira, com a cúpula nacional do partido, na presença de seu irmão, Cid. Haverá novo encontro na próxima semana

Por enquanto, o PSB mantém o discurso de que o deputado federal Ciro Gomes (PSB) continua candidato à Presidência da República. Porém, antes da decisão definitiva, haverá outras reuniões - a próxima já na semana que vem, quando dirigentes da legenda se reúnem com Ciro e quando pode sair a definição.

Na última segunda-feira, em Brasília, Ciro se reuniu com o presidente nacional do partido e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, em encontro do qual participou seu irmão e governador do Ceará, Cid Gomes, além de parlamentares do PSB.

Segundo o vice-presidente nacional do partido, Roberto Amaral, a reuniãoavaliou que o cenário hoje para Ciro é positivo. ``Mesmo estando sem partidos aliados, a candidatura conta com uma média de 12% nas pesquisas nacionais``, afirma o vice-presidente, que é cearense.

Por outro lado, a candidatura traz problemas para alianças consolidadas entre o PT e o PSB em estados como Ceará e Pernambuco. Nos dois estados, os atuais governadores disputam a reeleição e, nacionalmente, apoiariam Ciro. O PT, principal aliado de ambos, quer, contudo, ter palanque forte para Dilma Rousseff, pré-candidata do partido, e ameaça romper alianças e ter candidatura própria para isso.

``Temos vantagens e também temos dificuldades com a candidatura. É esse balanço que nós vamos fazer``, disse o senador Renato Casagrande (PSB-ES), ressaltando que qualquer decisão será tomada conjuntamente com Ciro. Segundo ele, haverá outras reuniões para avaliar se vale à pena ou não manter a candidatura. A decisão deve sair até o fim de abril.

De acordo com o jornal O Globo, no entanto, após a reunião de segunda-feira, Eduardo Campos disse que daria pessoalmente a notícia a Ciro Gomes sobre a necessidade de ele deixar a disputa. ``Se você quiser dar essa notícia a ele na frente, fique à vontade``, disse o presidente do partido ao jornalista.

Disposição
Insistindo ser candidato a presidente, Ciro tem repetido que apenas o partido poderia tirá-lo da disputa. O PT tentou convencê-lo a concorrer ao Governo do Estado de São Paulo. O deputado, a pedido do presidente Lula, até transferiu o título de eleitor do Ceará para São Paulo, ficando, assim, apto a concorrer. No entanto, as negociações não avançaram. O PT desistiu de insistir e já lançou o senador Aloizio Mercadante (PT-SP) para a disputa estadual.(colaborou Érico Firmo)

Nenhum comentário: