"QUEM SABE FAZ A HORA NÃO ESPERA ACONTECER"

Vandré

Páginas

segunda-feira, 1 de março de 2010

"PT não precisa pedir licença ao Ciro"


Na disputa de quem fala mais grosso, o deputado federal José Guimarães (PT-CE) disse que o PT não precisa da autorização do deputado federal Ciro Gomes (PSB-SP) para lançar candidato ao Senado, no Ceará.

A reação veio em resposta à afirmação de Ciro, na última sexta-feira, no programa Debates do Povo, quando o deputado, irmão do governador Cid Gomes (PSB), disse não perceber no PT cearense ``essa bola toda para indicar o vice do governador e um nome para o Senado``, como querem os petistas.

Guimarães enfatizou a existência de um projeto de aliança do PT com o atual governador. Dentro dessa estratégia, há o objetivo de eleger um senador. ``Não vamos pedir licença``, disse. Questionado se não o PT não pediria licença nem a Cid Gomes, Guimarães respondeu: ``Nem ao Ciro, nem ao Cid``. Logo após, Guimarães ratificou que sua resposta era direcionada ao irmão mais velho, Ciro.

O petista após citar Cid, abrandou o tom da resposta e ressaltou que irá discutir a aliança com o governador e o PMDB. ``Não temos vocação para o autoritarismo. Queremos construir o consenso em torno de um projeto``, disse.

A tese de Guimarães é de que o PT possui ``prestígio e densidade eleitoral`` para garantir um candidato ao senado. O deputado federal lembrou da eleição de 2002, quando o atual deputado federal, José Airton Cirilo (PT), disputou o 2º turno pelo Governo do Estado, contra o ex-governador Lúcio Alcântara (PR, na época PSDB). ``A gente quase derrotava o PSDB, o Tasso Jereissati e o Ciro``, reforçou Guimarães.

Contra Aécio e Serra
Durante a entrevista de sexta, Ciro ainda cogitou ser convidado para ocupar a vaga do vice de Aécio Neves (PSDB), na disputa presidencial. Ciro aposta que Serra irá desistir do pleito, deixando o caminho livre para o governador de Minas Gerais.

Guimarães, satisfeito com o resultado da última pesquisa Datafolha, acredita que a pré-candidata Dilma Rousseff (PT) pode derrotar José Serra ou Aécio Neves, seja qual for a opção tucana.

Questionado se, caso Ciro Gomes aceitasse coligar com PSDB nacionalmente, mudaria o cenário local, Guimarães descartou essa possibilidade. ``Serra é candidato e não vai acontecer. Se isso acontecer, a gente discute``.

O deputado esteve reunido com o governador Cid Gomes, no último sábado, em Morada Nova (168 km de Fortaleza), participando do Governo Itinerante. Ele enfatizou, no entanto, não ter havido nenhuma conversa sobre as alianças políticas.
O POVO

Nenhum comentário: