"QUEM SABE FAZ A HORA NÃO ESPERA ACONTECER"

Vandré

Páginas

sexta-feira, 26 de março de 2010

Roberto Pessoa sinaliza dúvida


Único pré-candidato ao Governo do Estado lançado até aqui em oposição ao governador Cid Gomes (PSB), o prefeito de Maracanaú mudou seu discurso, antes enfático ao reafirmar sua pré-disposição, e agora diz que só define seu destino dia 2 de abril

Antes incisivo ao demonstrar sua disposição de entrar na disputa ao Governo do Estado em oposição ao governador Cid Gomes (PSB), o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (PR), mudou o tom de seu discurso. "Só respondo dia 2", afirmou ontem ao O POVO, ao ser perguntado se sua pré-candidatura está de fato mantida.

O dia 2 de abril, Sexta-feira da Paixão, é o prazo final para desincompatibilização dos que atuam em cargos do Executivo (e não pleiteiam reeleição) para poderem se candidatar a algum cargo eletivo na disputa de outubro deste ano.

Pessoa confirmou que esteve esta semana em Brasília para discutir, com a direção de seu partido, a possibilidade de se candidatar ao Governo, mas não quis entrar em detalhes sobre os rumos das conversas que teve lá.

"Estive em Brasília, negociando com o PR nacional minha candidatura. Mantenho a pré-candidatura, mas só respondo essa pergunta (se será mesmo candidato) dia 2``, afirmou.

Na edição de ontem do O POVO, a colunista Sônia Pinheiro adiantou a desistência de Pessoa. "Bye-Bye. O alcaide Roberto Pessoa, de Maracanaú, abriu mão de sua candidatura ao Palácio Iracema. Dispondo apenas de 1 minuto e poucos segundos na telinha, Pessoa apercebeu-se de uma batalha absolutamente desigual", afirmou a colunista.

O maior entrave a uma possível candidatura de Pessoa é justamente a falta de uma aliança de peso para garantir um bom tempo de propaganda eleitoral. O PSDB, que poderia agregar alguns minutos a seu palanque eletrônico, tem dado mostras de que rejeita a postulação de Pessoa e que prefere estar ao lado de Cid - o partido tem se distanciado inclusive da hipótese de lançar candidatura própria.

A fala de Pessoa agora, a poucos dias do prazo final de desincompatibilizações, representa uma mudança de posicionamento significativa. Antes, como O POVO chegou a mostrar, ao ser indagado se sua pré-candidatura não passava de um "factoide" para ganhar espaço político, Pessoa afirmava: ``Não. Eu já tô com 66 anos e não tenho idade paraaventuras. A minha disposição é sair candidato mesmo", como publicado em 14 de outubro de 2009.

Até agora, Pessoa é o único pré-candidato anunciado publicamente em oposição à tentativa de reeleição Cid ao Governo do Estado.

EMAIS - A pré-candidatura de Roberto Pessoa (PR) ao Governo do Estado tem gerado polêmica em Maracanaú. De um lado, foi lançado um manifesto chamado ``Fica Roberto``, para que ele não deixe a prefeitura antes do término de seu mandato, em 2012. Os organizadores do movimento alegam que Pessoa se comprometeu, ao pleitear a reeleição, em 2008, a não interromper o mandato em troca do voto dos eleitores.

- Em oposição a tal movimento, foi lançado o ``Fora Roberto``, pedindo a cassação do prefeito. - Em pesquisa de intenção de voto feita pelo Datafolha em dezembro de 2009, Pessoa chegou a aparecer com 14% dos votos, contra 53% de Cid Gomes (PSB), num cenário em que disputava ainda Renato Roseno (Psol) - que não deve entrar na briga deste ano. Numa disputa em que entrava também a prefeita Luizianne Lins (PT) - que também já negou que vá concorrer ao cargo -, Pessoa oscilava para 13% das intenções de voto, contra 49% de Cid e 10% da prefeita.

- Além do PR, outros partidos ensaiam lançar candidatos ao Governo do Estado, como o Psol e o PV, mas não divulgaram ainda nomes para concorrer ao cargo.

Nenhum comentário: