"QUEM SABE FAZ A HORA NÃO ESPERA ACONTECER"

Vandré

Páginas

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Dilma quer Cid; PT fala em "plano B"


No dia em que a ex-ministra da Casa Civil e pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, disse aos quatro ventos, em Fortaleza, que irá apoiar a reeleição do governador Cid Gomes (PSB) no Ceará, O POVO apurou que, nos bastidores, alguns setores do PT local já articulam a possibilidade de lançar um nome para enfrentá-lo na disputa.

O suposto mal-estar que a movimentação estaria causando na cúpula do Palácio Iracema ficou implícito ontem, no primeiro evento da série de encontros que o Grupo de Comunicação O POVO realiza com os presidenciáveis deste ano. Embora tenham sido convidados para estar ao lado de Dilma, nem Cid nem seus interlocutores mais próximos, marcaram presença.

O governador sequer participou da cerimônia de entrega do título de Cidadã de Fortaleza concedido à ex-ministra, na última segunda-feira, na Câmara Municipal. Em compensação, personagens como Lúcio Alcântara (PR), ex-chefe do Executivo estadual e hoje um dos principais desafetos políticos de Cid, marcaram colado na ex-ministra desde que ela desembarcou na Capital, sempre acompanhado também da prefeita de Fortaleza e presidente estadual do PT, Luizianne Lins.

Conforme explicaram fontes petistas que pediram para não ser identificadas, o afastamento entre o governador e o PT, nos últimos dias, tem origem nas articulações que o partido tem feito nos bastidores, rumo à campanha eleitoral deste ano. O ``plano B`` do PT estaria sendo costurado diante da persistente indefinição de Cid no cenário político cearense. À espera de novidades sobre a candidatura de seu irmão, Ciro Gomes (PSB), ao Palácio do Planalto, o governador tem evitado bater o martelo sobre o apoio a Dilma.

Não bastasse esse imbróglio, a aproximação de Cid com o PSDB do senador Tasso Jereissati & arquirrival da ex-ministra no plano nacional & também teria deixado alguns setores do PT em alerta. ``Não podemos ficar nas mãos de Cid eternamente``, disse uma fonte petista. Assim, a informação corrente nos bastidores é que alguns personagens da sigla já estudam, concretamente, a possibilidade de o partido lançar candidato próprio & ou apoiar um nome de outro partido & para fortalecer o palanque de Dilma.

Um dos maiores defensores da manutenção da aliança com o PSB, o deputado federal José Guimarães (PT) rechaçou qualquer possibilidade de rompimento. ``Nós temos uma definição clara no diretório regional: vamos apoiar a reeleição do Cid. A informação de que há buscas por outros nomes não tem eco dentro do PT. Se alguém está discutindo isso, não botou a cara para fora ainda, mas tem de botar, para ver se o partido aprova``.

Dilma quer
Questionada sobre os prováveis empecilhos para que a aliança entre PT e PSB no Ceará seja efetivada, Dilma os colocou em segundo plano. ``Da minha parte eu não vejo nenhum problema, e acredito que da parte do governador também não há problema``. Antes de participar do encontro promovido pelo Grupo de Comunicação O POVO, a petista reuniu-se com Cid na Residência Oficial. O encontro, longe da imprensa, foi articulado por Luizianne.

Nenhum comentário: