"QUEM SABE FAZ A HORA NÃO ESPERA ACONTECER"

Vandré

Páginas

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Domingos aposta em reeleição em massa


O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Domingos Filho(PMDB), está muito confiante quanto às pretensões de reeleição sustentadas pela quase totalidade dos deputados estaduais. Segundo ele, nas eleições deste ano, não haverá uma renovação expressiva no parlamento estadual. ``Eu sinceramente compreendo que haverá uma renovação não tão expressiva como antes. Eu na creio em uma renovação superior a 20 (deputados)``, disse Domingos Filho, ontem, em entrevista ao programa Debates do Povo, na rádio O POVO/CBN. Ou seja, na previsão do presidente da Assembleia - instituição que ontem completou 175 anos de existência - pelo menos de 36 deputados (80% dos parlamentares) devem ser reeleitos. Dos 46 deputados estaduais, apenas dois já declararam publicamente que não pretendem disputar a reeleição: Artur Bruno (PT) e João Ananias (PCdoB). Estes pretendem disputar uma vaga para a Câmara dos Deputados, em Brasília.

Instado a comentar o fato de a Assembleia, praticamente, não ter oposição ao Governo do Estado & já que apenas dois dos 46 parlamentares se declaram de oposição & Domingos Filho disse que a pluralidade não se dá pela analise numérica, mas pela quantidade de partidos e matizes ideológicos que participam das discussões.

A prova de que o Legislativo é um espaço plural & apesar de quase todos os deputados defenderem um mesmo projeto de Governo - é, segundo Domingos Filho, a participação popular. ``Nunca antes da história da Assembleia Legislativa, a gente teve tanta participação da sociedade e de secretários do Governo nas discussões em diversas áreas da gestão``. O presidente também lembrou que, alguns deputados, como o petista Artur Bruno, apesar de pertenceram à base governista, adotam posições de contraponto em alguns momentos.

Batendo nesta tecla, um ouvinte identificado como Alexandre, do Bairro de Fátima, entrou em contato para afirmar que, apesar dos problemas desegurança pública que o Ceará enfrenta, quase nenhum deputado toca neste assunto, na avaliação do ouvinte, durante as discussões do Legislativo.

O presidente da Assembleia destacou que a chamada bancada da bala - grupo de parlamentares radialistas que apresenta programas policiais na televisão -, apesar de criticar o Governo em algumas situações, foi importantes para aprovar, por exemplo a criação de cargos para 5 mil policiais e a contratação de empréstimos internacionais direcionados ao programa Ronda do Quarteirão.

O presidente da Assembleia estimou ainda que um deputado estadual necessita de cerca de R$ 300 a 400 mil para sustentar uma campanha vitoriosa.

Nenhum comentário: