"QUEM SABE FAZ A HORA NÃO ESPERA ACONTECER"

Vandré

Páginas

terça-feira, 6 de abril de 2010

PT adia encontro estadual e joga pressão sobre Cid


Sem saber no que resultará a aproximação entre o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), e o senador cearense Tasso Jereissati (PSDB), o PT cearense decidiu adiar seu encontro estadual, em que o partido espera consagrar, junto às militâncias de todo o Estado, seus candidatos e alianças políticas para as eleições de outubro.

O encontro, que ocorreria no próximo sábado, 10, foi remarcado para o dia 24 deste mês. O adiamento é estratégico. Antes de consolidar o apoio à reeleição de Cid para o Governo do Estado & o que, a preço de hoje, é prioridade para os petistas - o partido quer saber se Cid vai, ou não, fechar aliança política com o PSDB. No último dia 31 de março, Tasso & que é pré-candidato à reeleição para o Senado - declarou que faltam apenas ``alguns arranjos`` para que seja acertada uma aliança entre ele e Cid - que é o presidente do PSB no Ceará.

Ontem, a presidente estadual do PT, Luizianne Lins - prefeita de Fortaleza e aliada de Cid desde 2006 - disse ao O POVO que, antes de realizar o encontro, necessita saber se, para o PSB a aliança com o PT é prioridade. ``Como nós temos uma aliança prioritária com o PSB, então nós também esperamos que sejamos tratados como um aliado prioritário``, disse Luizianne, após reuniãoda executiva do partido, na noite de ontem, em que o adiamento do encontro foi debatido e aprovado. Luizianne também disse acreditar que a reciprocidade existe. ``Partimos do pressuposto que nós (PT) também somos prioridade para eles (PSB)``.

Luizianne reafirmou ontem que o PT não aceita participar de uma mesma aliança em que esteja o PSDB. Por isso, uma aliança de Cid com Tasso colocaria os petistas em uma situação desconfortável. O 2º vice-presidente do partido, Antônio Carlos, disse que, se isso acontecer, o partido reavaliará as resoluções já aprovadas - manter a vaga na chapa de Cid, apoiar o governador para a reeleição e indicar José Pimentel (PT) para uma das duas vagas no Senado.

Para o secretário de Articulação Política do partido, Ilário Marques, uma candidatura própria seria a única opção do partido. ``O PT é hoje, o único partido que tem condições de liderar uma alternativa a uma possível aliança do Cid junto com o Tasso``.

Nenhum comentário: