"QUEM SABE FAZ A HORA NÃO ESPERA ACONTECER"

Vandré

Páginas

domingo, 18 de abril de 2010

Unidos pelo poder


Se reunir o maior número de partidos da história do Ceará na mesma base da Governo foi um feito relativamente ``tranquilo`` para o governador Cid Gomes (PSB), manter todas as siglas numa situação confortável não está se mostrando tarefa tão simples, com a proximidade das eleições. Os acontecimentos dos últimos dias mostram que PT e PSDB & que nacionalmente protagonizam grandes embates pelo poder, mas que, por aqui, convivem na base de Cid desde 2007, ainda que com alguns estranhamentos &, não estão tão passivos como os Ferreira Gomes gostariam. Porém, tudo pode não passar apenas de muito barulho, para poucos resultados.

A origem desse imbróglio, a disputa pelo Senado, tira o sono de petistas. O indicativo de que Cid pode apoiar & mesmo que informalmente - a reeleição do senador Tasso Jereissati (PSDB), tem preocupado o PT, que quer lançar José Pimentel na segunda vaga da coligação em torno do governador. Cid, por sua vez, até agora só repete que vai apoiar Eunício Oliveira (PMDB) para o Senado, além de já ter declarado que considera Tasso o político vivo mais importante da história do Ceará.

Só depois de intensa pressão para definir a coligação e rejeitar o PSDB, o governador resolveu vir a público, engrossar a voz e dizer que não vai ceder aos petistas. Antes, o deputado Ivo Gomes (PSB), irmão e braço direito de Cid, já havia receitado ``Maracugina`` (calmante) à ala do PT com pressa.

Será que Cid vai conseguir manter adversários tão ferrenhos no plano nacional juntos por mais quatro anos? Para entender um pouco os limites dessa aliança, nas próximas páginas O POVO retoma a história de Cid na Prefeitura de Sobral, onde governou com PT e PSDB, fala com aliados e opositores e mostra quais as perspectivas desse conglomerado de partidos para as eleições de outubro.

CID GOMES NO PODER

1990
Cid conquistou o primeiro mandato eletivo para deputado estadual e exerceu o cargo de primeiro-secretário da Casa.

1994
Reeleito, Cid disputou a presidência do Poder Legislativo Estadual. Ele conquistou a vitória por unanimidade e tornou-se, aos 32 anos, o mais jovem presidente da história da Assembleia.

1995
Filiado ao PSDB, Cid consegue o apoio do PT em Sobral, com seu estilo ``agregador``. Feito inédito naquele município.

1996
Com a aliança que uniu as duas maiores forças do Município, Cid é eleito prefeito de Sobral . Apenas um vereador, Luciano Linhares, então no PSB, fica na oposição.

2000
Cid é reeleito prefeito de Sobral, com uma coligação tão ampla quanto a primeira.

2005
O grupo liderado por Ciro Gomes, inclusive Cid, ingressa no PSB. Ao mesmo tempo, aproxima-se em nível estadual do PT.

2006
Contra Lúcio Alcântara (PSDB), Cid disputa o governo do Estado. Tasso ficou isento. Cid tinha em sua coligação: PSB, PT, PCdoB, PMDB, PRB, PP, PHS, PMN e PV.

2006>
Cid convida o PSDB a ingressar na base de sustentação de seu Governo, oferecendo secretarias, o que desagrada o PT.

2007
Tucanos reclamam do tratamento pouco atencioso dado ao partido pelo governador criticam segmentos do Governo, como a Segurança Pública.

2008
Cid apoia a candidatura de Luizianne Lins (PT) na Capital, gerando mal-estar em família e com o PSDB. Isso orque Patrícia Saboya (PDT) também era candidata.

2009
PSDB ameaça ficar na oposição, com constantes ofensivas, mas acaba se mantendo na base de Governo.

2010
PT pressiona cada vez mais por uma ``escolha`` do governador sobre qual aliado vai preferir em seu palanque à reeleição: PT ou PSDB? Por enquanto, os dois.

Nenhum comentário: