"QUEM SABE FAZ A HORA NÃO ESPERA ACONTECER"

Vandré

Páginas

terça-feira, 11 de maio de 2010


Com a licença do mandato por 30 dias, o deputado federal Ciro Gomes (PSB) teve todos os seus assessores exonerados na tarde de ontem. O parlamentar, afastado desde o dia 29 de abril, para tratar de interesses particulares, também não será remunerado durante esse período.

Ciro pediu licença da Casa após o PSB decidir que não iria lançá-lo candidato a presidente da República. Dias antes, Ciro declarou, entre outros ataques à coalizão que dá sustentação ao governo Lula, que o PMDB era um "ajuntamento de assaltantes``.

O PMDB é presidido, em nível nacional, pelo deputado Michel Temer, que também preside a Câmara dos Deputados.

Segundo o site IG (www.ig.com.br), primeiro a divulgar a informação, Ciro tem direito a uma verba de R$ 60 mil por mês para contratação de assessores parlamentares. Um total de 11 funcionários compunha sua equipe.

Ainda conforme o IG, não há uma norma que regulamente a exoneração de funcionários em caso de licença parlamentar e, com isso, Ciro pode reverter a situação.

A assessoria da Câmara dos Deputados disse ao O POVO que a exoneração ocorreu pelo fato de que Ciro vai passar 30 dias fora para tratar de interesse particular, o que tira a obrigatoriedade de um suplente assumir e também de manter a estrutura.

Em caso de licenças pessoais, suplentes só assumem a partir de 120 dias de afastamento. Mesmo que o suplente assumisse, o gabinete ficaria a cargo do parlamentar em exercício.

Quanto à licença médica, gabinete e salário de deputado ficam intactos. A assessoria também informou que, com a volta de Ciro, os assessores retornam a seus cargos.

"Automático"
A Assessoria da Câmara diz garantir que se trata de um procedimento administrativo ``automático`` e afirma não ver relação específica com as questões político-eleitorais envolvendo Ciro Gomes.

Já a assessoria de Ciro afirmou que a ``única informação`` que teve é a de que o deputado tirou licença para tratar de interesse particular por 30 dias. No gabinete de Ciro, o telefone não foi atendido nas tentativas feitas no início da noite de ontem.

Nenhum comentário: