"QUEM SABE FAZ A HORA NÃO ESPERA ACONTECER"

Vandré

Páginas

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Divergências sobre as alianças com o Governo


Para o deputado Osmar Baquit (PSDB), o PT está querendo reproduzir o mesmo tipo de "chantagem" com o governador Cid Gomes, que fez com o deputado federal Ciro Gomes (PSB), para vetar sua candidatura à Presidência da República. No caso de Cid Gomes, para o tucano, os petistas querem forçar o apoio do governador à candidatura de José Pimentel (PT) ao Senado.

Baquit afirma que os petistas alegam romper com Cid Gomes caso este não apoie Pimentel para o Senado, mas o parlamentar garante que os petistas não farão isso, porque possuem 50% dos cargos no Estado.

O tucano também pontua que Cid Gomes já deixou claro, até para a imprensa, que o compromisso dele com o PT é no apoio à candidatura da ex-ministra Dilma Rousseff e para com a indicação do vice na sua chapa, por isso defende que o PT deixe o governador livre para fazer suas escolhas.

"Uma parte da bancada do PT complicou muito mais o Governo de Cid Gomes do que qualquer outra bancada. O PSDB é muito mais fiel no apoio à parte administrativa, ao Governo, do que a bancada do PT. Deixem o governador Cid Gomes analisar o que é melhor para o Estado e para os cearenses", defendeu.

Baquit avisou que seu partido já está se movimentando para a formação de uma coligação para a chapa proporcional. No almoço que os tucanos tiveram com o deputado federal Eunício Oliveira (PMDB), presidente estadual do PMDB, Baquit afirma que o peemedebista se mostrou "simpático" à ideia de uma coligação com o PSDB, mas que isso deve ser uma decisão tomada pelo partido.

Equilíbrio

Para o deputado Dedé Teixeira (PT), as colocações de Baquit foram inconsequentes, entendendo que esse assunto deva ser debatido no campo da política e não no plenário da Assembleia. O parlamentar destaca que Cid Gomes tem demonstrado um grande equilíbrio nas suas decisões, deixando claro que o debate entre PT e PSB é em relação a um projeto nacional.

Já o deputado Marcos Cals (PSDB) foi incisivo, Pimentel não será candidato ao Senado pelo fato de que o arco de alianças em torno da candidatura de Cid Gomes é quem vai decidir sobre isso, e para ele, a resposta será negativa aos planos do PT em relação à Pimentel.

Para Fernando Hugo (PSDB), o PT cearense tem que olhar o seu tamanho antes de exigir que o governador apoie quem eles querem. A seu ver, Cid Gomes está "engolindo" as exigências do PT somente para manter a boa política. PT e PSDB no Ceará, segundo um dos tucanos, divergem mais do que em qualquer outro Estado.

Os demais petistas, inclusive o líder do Governo, deputado Nelson Martins, não se envolveram na discussão levantada por Osmar Baquit. Os tucanos, no dia anterior, como mostrou o Diário do Nordeste, tiveram uma reunião com o coordenador político do Governo, deputado José Albuquerque.

Encontros

Enquanto PT e PSDB disputam um lugar ao lado de Cid Gomes na busca das reeleições, o PSB só realizará a sua convenção no dia 27 de junho. Até lá o partido fará encontros pelo Interior.

O deputado Welington Landim (PSB) informou que o primeiro encontro será realizado sábado, dia 29 na Região do Cariri. Já o segundo está marcado para 5 de junho na Serra da Meruoca, abrangendo toda a Região Norte, parte do litoral oeste e de Canindé. O último encontro será no dia 12 de junho, em Guaramiranga, na serra de Baturité, onde também deverá receber lideranças do litoral leste.

Landim explica que os encontros serão para os filiados ao PSB. Ele esclarece que durante essas reuniões não estará em pauta somente política, mas temas importantes dentro do desenvolvimento de cada Região. "Não tenho nenhuma dúvida que esses encontros trarão benefícios e estratégias que o partido pretende adotar daqui para frente", observa.
DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário: