"QUEM SABE FAZ A HORA NÃO ESPERA ACONTECER"

Vandré

Páginas

terça-feira, 15 de junho de 2010

Luizianne diz que PSDB é que precisa de Maracugina


A prefeita Luizianne Lins (PT) disse ontem que a recomendação para que o PT tomasse o calmante Maracugina deveria ir agora para outro partido: o PSDB. Como motivo, a decisão tomada pela legenda tucana, na última quinta-feira, de romper com o governador Cid Gomes (PSB) e lançar candidato próprio na disputa pelo Palácio Iracema. “Acho que deveriam ter mandado o PSDB tomar Maracugina. Até porque se a postura viesse de qualquer um petista, a confusão era grande”, afirmou a prefeita, após visita às obras de restauração do antigo bar-restaurante Estoril, na Praia de Iracema.


Em abril, quando estava no exercício do mandato parlamentar, o deputado Ivo Gomes (PSB) demonstrou insatisfação com o PT pelo fato de o partido, na época, pressionar a governador para que ele agilizasse as negociações com os aliados. Indignado, o irmão de Cid Gomes receitou Maracugina aos petistas e cobrou respeito ao calendário do PSB. Desde então, o tom de cobrança do PT tem sido bem mais ameno.


Ainda sobre a decisão do PSDB de seguir caminho próprio nas eleições deste ano, a prefeita afirmou que não comemorou. “Nós queremos saber, no final das contas, é o que vai realmente estar colocado para nós. Enfim, é uma questão que nós precisamos, até como aliados, conversar, em cima de coisas concretas”, ressaltou a petista, enfatizando que a saída da sigla tucana garante a coligação PT-PSB.


Vice de Cid

Luizianne disse ainda que a possibilidade de sua legenda abrir mão da vice na quase certa candidatura à reeleição de Cid Gomes - em troca do apoio ao nome do ex-ministro José Pimentel (PT) ao Senado - está descartada. “Não tem esse negócio de o PT abrir mão da vice, porque nós achamos que isso sim é fazer parte do projeto de governo”, salientou a prefeita, que tenta emplacar o nome do ex-coordenador de Articulação Política da Prefeitura de Fortaleza – e seu fiel escudeiro – Waldemir Catanho. Também concorrem ao posto o atual vice, Francisco Pinheiro, e o ex-secretárias das Cidades no governo Cid Gomes, Joaquim Cartaxo.


Se Cid indicou Tin...

Questionada sobre quem irá decidir qual dos petistas estará ao lado de Cid Gomes, a prefeita - que também responde pela presidência estadual do PT - desconversou e afirmou que a escolha deverá sair “num clima de unidade do partido”.


Entretanto, quando indagada se, assim como em 2006, teria todas as cartas para indicar o vice de Cid, Luizianne sinalizou que lutará por esse direito. “Estou aguardando definições, porque o governador indicou, né, o Tin Gomes, que nem do PSB era, era do PHS, pra compor a chapa (na disputa pela Prefeitura de Forteza) como nome indicado por ele, então, mas enfim, eu estou esperando aí”, disse a petista. Se o seu nome favorito seria o de Waldemir Catanho? “O quê que tu acha?”, disse, em tom descontraído.

> Apesar de ter formalizado apoio à candidatura de Dilma Rousseff (PT) ao Palácio do Planalto, o PSB nacional deve liberar em pelo menos três Estados alianças com o PSDB: Minas Gerais, Paraná e Alagoas - além de receber o apoio dos tucanos na disputa ao governo da Paraíba. > O comando do PSB deixou nas mãos do prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, a decisão final sobre o apoio do partido na briga pelo Palácio da Liberdade, em Minas. > Para os socialistas, a união com os tucanos seria um caminho natural, já que a disputa não conta com um candidato petista, e Lacerda já se uniu ao PSDB e ao PT para derrotar o candidato do PMDB à prefeitura, Leonardo Quintão.

Nenhum comentário: