"QUEM SABE FAZ A HORA NÃO ESPERA ACONTECER"

Vandré

Páginas

terça-feira, 22 de junho de 2010

PCdoB avisa: PT vai ter que optar entre a vice e o Senado

O senador Inácio Arruda (PCdoB) deu um recado, nesta terça-feira, 22, ao PT da prefeita Luizianne Lins: o partido vai ter que optar entre manter a posição de vice-governador na chapa pró-reeleição do governador Cid Gomes (PSB) ou lançar o deputado federal José Pimentel ao Senado.

“O PT decidiu que quer José Pimentel disputando o Senado. Nossa ideia é que a vaga de vice seja discutida com os outros partidos que ainda não têm assento na chapa”, disse o parlamentar, deixando claro que o recente colegiado formado por 14 partidos em torno de Cid Gomes, não vai aceitar que uma legenda tenha duas vagas na chapa.

“Não devemos ter um partido ocupando duas vagas. É essa ideia que estamos trabalhando. Há dificuldades, pois o PT pediu duas vagas, mas o entendimento dos outros partidos é que isso tem que ser dividido com os outros”, expôs Inácio Arruda. Para ele, o PT pode até alegar que teria direito, aludindo para seu crescimento político no Estado e por contar com a Prefeitura de Fortaleza, mas, conforme ele, o problema não é de ter direito.

Inácio Arruda disse ainda que o colegiado e o PCdoB respeitam o desejo dos petistas, mas deve haver discussão para a divisão das vagas. “O vice Francisco Pinheiro fez um bom trabalho, é companheiro nosso. Agora, o PT decidiu pela vag de senador e, se for preciso, eles devem abrir mão da vaga de vice”, reiterou o comunista apostando que até o fim da semana haverá o fechamento de um acordo com a chegada do governador Cid Gomes, que se encontra na África do Sul.

Sobre a declaração do ex-presidente regional do PT, Ilário Marques, de que esse colegiado seria um desrespeito, pois quem deveria tratar de chapa era o governador, na condição de dirigente estadual do PSB, e a prefeita, que preside o PT estadual, Inácio evitou polêmica: “Não tem problema nenhum. Acho que o que tem agora é solucionar uma questão colocada pelo Partido dos Trabalhadores. O que esse colegiado diz é que o PT decidiu pela vaga de senador e o colegiado vai respeitar e incorporar. Agora duas vagas não têm condição de jeito nenhum!”

Essa postura do PCdoB, engajado ao colegiado, não repercurtiu bem entre setores do PT que veem a legenda como parceiro político antigo. Algumas lideranças não quiseram expor a queixa, mas lembraram que o PCdoB não é só parceiro administrativo do Governo Cid Gomes, mas também da gestão municipal.

Nenhum comentário: