"QUEM SABE FAZ A HORA NÃO ESPERA ACONTECER"

Vandré

Páginas

quinta-feira, 24 de junho de 2010

PSDB fará o anúncio do vice

O PSDB mantém a realização de sua convenção estadual de homologação das candidaturas do partido e alianças para o próximo sábado. Hoje, o senador Tasso Jereissati e o deputado Marcos Cals, indicado para ser o candidato a governador vão dar uma entrevista coletiva, quando deverão anunciar o nome do candidato a vice-governador.

Ontem, após a confirmação de que o radialista Paulo Oliveira não seria candidato a vice, como foi comentado na última terça-feira, quando da reunião dos tucanos que formalizou a candidatura de Marcos Cals, vários outros nomes surgiram no mundo da especulação, mas todos eles dos quadros do PSDB, dando a ideia de que a chapa tucana será pura.

Também aumentaram, no dia de ontem, as especulações sobre as duas pesquisas que o partido encomendou, nos últimos dias, para definir sua posição no quadro sucessório estadual. A primeira foi do instituto Sensus e a outra do Ibope, realizada entre domingo e segunda-feira últimos.

Marcos Cals, ontem, evitou falar sobre sua candidatura ao Governo do Estado. Ele não foi à Assembleia e segundo alguns dos seus colegas deputados, já estava cuidando de se preparar para a convenção do partido. Ele teria sido informado, ainda à noite da última terça-feira, sobre a conversa do senador Tasso Jereissati com o deputado federal Ciro Gomes, em Brasília e da desistência do radialista Paulo Oliveira ser o seu vice.

Até o momento, os tucanos, no Estado, dispõe apenas do Democratas (DEM) como aliado na disputa eleitoral deste ano. O DEM tem garantido, na chapa majoritária com os tucanos a vaga de primeiro suplente de senador para o empresário e ex-deputado federal Chiquinho Feitosa que tem estado presente a todos os eventos que culminaram com o rompimento do PSDB com o Governo Cid, até o lançamento do nome de Marcos Cals como candidato.

Divisão

O PPS, aliado de DEM e PSDB na eleição nacional para presidente da República (o candidato é o ex-governador de São Paulo, José Serra - PSDB), deverá tanto em âmbito majoritário como proporcional apoiar, no Ceará, o Partido da República (PR), cujo nome cotado para postular a sucessão de Cid Gomes é o do ex-governador Lúcio Alcântara.

A ida do PPS para a aliança com o PR foi fruto de uma articulação tucana, na tentativa de conseguir um segundo turno na disputa estadual e ai os dois grupos de partidos poderem se aliar, o que não poderia ser agora em razão de o próprio senador Tasso Jereissati ter afirmado que suas divergências com Lúcio Alcântara, datada de 2006, ainda estarem muitos recentes.

O líder do PSDB na Assembleia Legislativa, deputado João Jaime, confirmou que ele e o presidente estadual da agremiação, Marco Penaforte, estão realizando as articulações para buscarem mais apoios à candidatura de Marcos Cals ao Governo do Estado, assim como para reforçar a chapa proporcional. O tucano afirmou que está aguardando o senador Tasso Jereissati confirmar a coletiva para hoje, junto com Marcos Cals, para definir o nome do vice da chapa tucana.

Desta forma, o parlamentar admite que os demais espaços do PSDB como os nomes do outro senador e dois suplentes na coligação, assim como o 2ºsuplente de Tasso, devem ser anunciados somente na convenção, marcada para este sábado, no Clube G-4, no bairro do Bom Sucesso. O primeiro suplente de Tasso será o presidente estadual do DEM no Ceará, o ex-deputado federal Chiquinho Feitosa. "Estamos nessa articulação, precisamos e vamos buscar mais aliados para o nosso projeto. O vice poderemos ter uma definição amanhã (hoje), mas os demais cargos, acredito que ficará somente para a Convenção mesmo", colocou.
DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário: