"QUEM SABE FAZ A HORA NÃO ESPERA ACONTECER"

Vandré

Páginas

terça-feira, 1 de junho de 2010

Tin se reúne com Tasso e articula aliança eleitoral


Na reunião entre tucanos e outros aliados com o senador Tasso Jereissati (PSDB), realizada na tarde de ontem, uma presença chamou atenção: a do vice-prefeito de Fortaleza Tin Gomes (PHS). Na pauta do encontro inusitado, a possibilidade do seu partido marchar junto com o PSDB nas próximas eleições proporcionais. O principal incentivo para a união seria o fraco potencial eleitoral do PHS.

"Hoje, infelizmente, o PHS esvaziou bastante no que diz respeito a deputado estadual, e nós também temos um quadro pequeno para deputado federal. Então, analisando o quadro do PHS, a gente tende a se coligar com vários partidos, no mínimo de quatro a cinco``, explicou Tin Gomes.

Questionado se o encontro com Tasso Jereissati, arquirrival da prefeita Luizianne Lins (PT), não poderia irritar a petista, o vice-prefeito demonstrou indiferença.

"Como é? (risos). Eu não sei nem o que responder, rapaz. A minha mãe já morreu``, ironizou Tin, dando a entender que o possível incômodo de Luizianne não o preocupa. Logo em seguida, o vice-prefeito foi representar a petista, na Câmara Municipal, no lançamento do ``Pacto por Fortaleza``.

Também presente ao encontro & que contou ainda com a participação do presidente da União de Vereadores e Câmaras do Ceará (UVC), vereador Deuzinho Filho (PMN), o presidente estadual do DEM, Chiquinho Feitosa, confirmou a possibilidade de o PSDB e seu partido se unirem a outros de menor expressão.

A estratégia seria ganhar musculatura para as eleições que irão escolher os novos representantes do Estado na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados. ``Evidentemente que (o DEM) avalia essa situação do ponto de vista proporcional, e o que conversávamos com o Tin e com o Deuzinho é exatamente sobre isso, sobre essa análise da coligação proporcional``, afirmou.

Convenções
Ontem foi também dia para o PSDB do Ceará marcar a data das suas convenções. Durante o encontro do senador Tasso Jereissati com a bancada do PSDB na Assembleia e com o deputado federal Raimundo Gomes de Matos, ficou decidido que ela irá acontecer no próximo dia 19.

Até lá, segundo o líder da sigla tucana no legislativo estadual, João Jaime, o PSDB decidirá que rumo irá tomar tanto para eleições majoritárias como para as proporcionais. O tucano relatou que vários cenários foram repassados ao senador Tasso - inclusive o de não apoiar a reeleição de Cid Gomes - e que caberá ao cacique-mor do PSDB cearense comandar as articulações finais.

Jaime também contou que Tasso manteve sua decisão de concorrer à reeleição ao Senado, enterrando de vez as chances de ser vice na chapa do presidenciável José Serra (PSDB).


EMAIS

- Quem também se reuniu com o senador Tasso Jereissati ontem foi o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (PR). Evitando entrevistas, ele disse apenas que estava tratando de assuntos de interesse de seu município.

- O deputado Marcos Cals reclamou da resistência de aliados a Cid em aceitar que o PSDB esteja formalmente na chapa para reeleição. "Por que o PSDB serviu ao Governo durante três anos e meio e na hora que vai fazer a coligação não tem mais sentido?", questionou.

Nenhum comentário: