"QUEM SABE FAZ A HORA NÃO ESPERA ACONTECER"

Vandré

Páginas

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Em Cascavel, Serra reafirma promessa de ampliar Bolsa Família


O candidato tucano à Presidência da República, José Serra, reafirmou neste sábado, em Cascavel, a promessa de ampliar o programa Bolsa Família, caso vença o pleito em outubro deste ano. A ideia do tucano é vincular o programa à área da saúde, por meio do Programa Saúde da Família. Segundo Serra, os recursos para este fim seriam viabilizados a partir da redução da taxa de juros paga pelo Governo Federal. “Se a gente pegar 10% do que se gasta em juros, já dá 50% do que se gasta no Bolsa Família. Não é que eu vá deixar de pagar juros, mas a gente tem que ter outra política”, afirmou.

A visita de Serra em Cascavel também está sendo seguida de perto pelos deputados tucanos Fernando Hugo, Téo Menezes, e Tomás Figueiredo. Além disso, pelo menos cinco prefeitos do PSDB de municípios cearenses acompanham a comitiva.

Alexandre Pereira, presidente estadual do PPS e candidato ao Senado pela chapa PR-PSDB, que faz campanha ao lado de Lúcio Alcântara, candidato ao Governo Estadual, também acompanha a visita de Serra em Cascavel. O PPS deve fazer uma aliança informal com Tasso Jereissati, para apoiar a candidatura de Alexandre Pereira.
Serra visitou a feira de Cascavel, cumprimentou eleitores e comerciantes e, inclusive, fez uma parada em uma padaria para tomar um refresco e tirar fotos.
Ceará

Para o Ceará, o candidato afirmou que dará continuidade a obras, de acordo com ele, “que foram anunciadas e mal começadas”. Ele citou a ampliação do Aeroporto de Fortaleza e a construção da Ferrovia Transnordestina, que irá até o Porto de Pecém, no estado.

Ao ser indagado porque decidiu iniciar pelo Ceará a campanha nordestina - região em que apresenta desempenho baixo nas pesquisas de intenção de voto - Serra alegou que tem apreço pelo estado e gostaria de visitá-lo mais.

Já o senador Tasso Jereissati, candidato à reeleição, negou que as cidades escolhidas para a visita de Serra – Cascavel, Uruoca, Marco e Massapê – sejam redutos eleitorais do atual governador Cid Gomes (PSB), irmão de Ciro Gomes e aliado da presidenciável do PT, Dilma Rousseff. “Isso aqui não é colônia de ninguém. É do povo”, respondeu o senador.

Royalties

Serra criticou a proposta do governo para a divisão dos royalties com a exploração do petróleo da camada pré-sal e defendeu que as regiões produtoras tenham direito a uma parcela maior. De acordo com o tucano, o modelo deve “atender a todos” e distribuir os lucros do petróleo entre os estados e municípios, mas as regiões produtoras – como o Rio de Janeiro e o Espírito Santo – devem receber mais.

“O governo lançou [a proposta de divisão dos royalties] e deixou correndo no meio de uma campanha eleitoral, causando conflito entre os estados. Precisamos harmonizar isso. É perfeitamente possível distribuir os benefícios do petróleo para o conjunto de estados e municípios. As regiões produtoras terão algo sempre de especial, porque elas produzem e precisam de estrutura”, afirmou aos jornalistas.

Serra disse ser contrário ao uso de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a fusão de companhias. “Uma coisa é emprestar dinheiro para investimento, formar capital novo. Outra é para uma empresa comprar outra. Eu não sou contra uma empresa comprar outra, mas não com dinheiro subsidiado”, disse.

Saúde

Na área da saúde, o candidato tucano disse que pretende lançar um programa de acompanhamento médico para as grávidas – elas seriam atendidas pelo mesmo profissional, do pré-natal ao nascimento da criança. Ele afirmou que já desenvolveu essa iniciativa quando estava à frente do governo de São Paulo e pretende torna-lá nacional.
Serra desembarcou no começo da madrugada deste sábado em Fortaleza, onde dormiu. Serra se dirigiu nesta manhã a cidade para Cascavel, onde se encontrou com o senador tucano Tasso Jereissati e o candidato a governador pelo partido, deputado estadual Marcos Cals e visitaram a tradicional feira do município.

Tasso e Cals saíram de Viçosa do Ceará, onde houve ato de campanha, e se deslocaram para o Cascavel de helicóptero. A caravana, em seguida, retorna para Fortaleza, onde haverá almoço com os tucanos.


Nenhum comentário: