"QUEM SABE FAZ A HORA NÃO ESPERA ACONTECER"

Vandré

Páginas

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Projeto olhar Brasil beneficia 2000 Pessoas em Acopiara


Na última terça-feira, 07 de setembro, foi realizado no Hospital Municipal Júlia Barreto, atendimento oftalmológico a cerca de 500 pessoas inclusas no Projeto Olhar Brasil, do Governo Federal.

O Projeto Olhar Brasil visa identificar problemas visuais, em alunos matriculados na rede pública de ensino fundamental (1ª a 8ª série), no programa “Brasil Alfabetizado” do MEC e na população acima de 60 anos de idade, prestando assistência oftalmológica com o fornecimento de óculos nos casos de detecção de erros de refração. Propiciando assim, condições de saúde ocular favorável ao aprendizado do público alvo melhorando o rendimento escolar e a qualidade de vida desta população de forma a reduzir as taxas de evasão e repetência .

A maior parte dos pacientes atendidos foram os alunos do Programa Brasil Alfabetizado e do Educação de Jovens e Adultos – EJA, do município de Acopiara.

O projeto está permitindo que pessoas idosas e com problemas oftalmológicos mantenha acesso o sonho de aprender a ler e escrever. É o caso da trabalhadora rural, Elineide Almeida Sousa, que fez a consulta e vai receber óculos para continuar a freqüentar as aulas de alfabetização na comunidade do sítio Pântano.

“Achei ótimo isso aqui, porque atende as necessidades de quem está estudando e eu realmente estava precisando, porque tenho dificuldade para enxergar direito as letras, quando receber meus óculos, acredito que tudo vai melhorar”, afirmou a beneficiária.

Segundo a Coordenadora do Programa Brasil Alfabetizado e EJA do município, Maura Lima, na maior parte dos pacientes atendidos foi diagnosticado problemas visuais com a necessidade do uso de óculos de grau para a correção destes problemas.

“Assim que todos estiverem recebidos seus óculos, acreditamos que vamos ter maior rendimento em sala de aula”, afirmou Maura.

Segundo a secretária da saúde, Tereza Cristina, mais de 2000 pessoas serão contempladas com o Programa no município. “Estamos atendendo 500 pessoas por dia, em regime de mutirão de saúde”, informou a Secretária.

As consultas foram realizadas pelos médicos oftalmologistas, Dr. Daniel Lucena e Maria Eugênia Lucena.

Nenhum comentário: