"QUEM SABE FAZ A HORA NÃO ESPERA ACONTECER"

Vandré

Páginas

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Projeto Inclusão Social da Pessoa com Deficiência é destaque Estadual


O Município de Acopiara está entre as 10 melhores práticas do projeto “Inclusão Social da Pessoa com Deficiência” de todo Estado do Ceará.

O Projeto desenvolvido por meio da secretaria do trabalho e desenvolvimento social atende 100 pessoas com deficiência numa parceria entre prefeitura municipal e governo estadual.

De acordo com as informações do CadÚnico existem 471 pessoas com deficiência que são beneficiárias do Programa Bolsa Família, e conforme dados do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, 558 pessoas com deficiência são beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada, no Município de Acopiara.

Diante de tal situação, o município percebeu a necessidade da realização de atividades através de projetos voltados para este público, a fim de possibilitar através de grupo de convivência, a socialização por meio de atividades diversificadas possibilitando a inclusão social e a construção de emancipação e autonomia das pessoas com deficiência.

As atividades tiveram seu marco inicial com uma campanha de sensibilização junto ao público alvo, familiares e comunidade, visando à apresentação do projeto. As atividades desenvolvidas durante a campanha foram: visitas domiciliares realizadas pelos técnicos dos CRAS e Agentes Comunitários de Saúde, distribuição de folder’s com informações do projeto, divulgação em rádio e som volante através de spot.

Dentre algumas às ações do Projeto de Inclusão Social da Pessoa com Deficiência, os Centros de Referência de Assistência Social durante os meses de agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro de 2010 realizaram diversas atividades, tais como: visitas domiciliares, reuniões e oficinas (pintura em tecido, libras, braile e de terapia ocupacional).

As atividades foram desenvolvidas de acordo com as necessidades e limitações de cada participante. Em alguns momentos os familiares também participaram das oficinas, fortalecendo assim os vínculos familiares.

De acordo com as avaliações feitas pelos técnicos dos CRAS, instrutores e pelos participantes, o projeto atingiu os resultados esperados, visto que potencializou a melhoria da qualidade de vida e a inclusão social dos participantes, bem como o fortalecimento das interações familiares. Proporcionou também a valorização pessoal, elevação da auto-estima e a autonomia pessoal e social.

Nenhum comentário: