"QUEM SABE FAZ A HORA NÃO ESPERA ACONTECER"

Vandré

Páginas

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Deputada Mirian Sobreira defende reestruturação do SUS


A deputada Mirian Sobreira (PSB) lembrou, ontem, dia 21 de setembro, a importância de reestruturação do Sistema Único de Saúde (SUS), durante a 6ª Conferência Estadual de Saúde. Segundo a parlamentar, o SUS hoje sofre com o subfinanciamento e má gerência. As dificuldades de acesso ao Sistema foram discutidas no evento. No Ceará, 91% da população depende exclusivamente do SUS, o que representa exatos 7,6 milhões de pessoas. Para determinadas cirurgias eletivas existem filas que podem chegar a até três anos, o que leva o usuário a recorrer à Justiça para conseguir uma vaga.

Para que haja uma reestruturação do Sistema Único de Saúde, a deputada defendeu a regulamentação da Emenda 29 que vai direcionar mais recursos para a saúde. Os investimentos vêm sendo reduzidos a cada ano pela União. Além disso, como destacou Mirian Sobreira, é preciso definir critérios de destinação das verbas, já que 40% da CPMF era destinada à Previdência. “Temos de deixar claro o que exatamente é serviço de saúde”.

A parlamentar frisou a necessidade de gerenciamento da saúde para evitar os desvios. “Enquanto o País não tiver mecanismos de fiscalização, a corrupção vai continuar. Antes de se criar qualquer imposto é preciso acabar com a impunidade. A corrupção deve ser tratada como crime hediondo”. Mirian Sobreira disse que acredita que a Emenda 29 será votada para contribuir com o controle social para reestruturação do SUS. “Investimos mais na doença do que na saúde. Precisamos investir mais no PSF e gastar menos nas média e alta complexidades”. Participaram da Conferência de Saúde o secretário Arruda Bastos; a promotora de Justiça de Defesa da Saúde, Isabel Porto; a presidente da Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece), Eliene Brasileiro; conselheiros e especialistas.

Nenhum comentário: