"QUEM SABE FAZ A HORA NÃO ESPERA ACONTECER"

Vandré

Páginas

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Deputados reduzem contato com suas bases


Eles foram eleitos para legislar e fiscalizar o Governo, porém, logo após o pleito de 2010, passaram a integrar o Poder Executivo. Hoje, longe da Assembleia Legislativa, deputados licenciados que assumiram Secretarias da gestão Cid Gomes (PSB) destacam suas experiências em pastas estaduais, mas revelam que, apesar de estarem satisfeitos, enfrentam dificuldades para continuarem atuando politicamente em bases eleitorais, além de terem se mantido longe do que se passou no Parlamento em 2011.

Esse é caso do deputado estadual Gony Arruda (PSD). Ele deixou o PSDB para se aliar ao Governo estadual, logo depois de ter recebido o comando da Secretaria do Esporte (Sesporte), cargo no qual ele diz estar satisfeito. Porém, apesar da experiência e diálogo constante que ele diz estar construindo com diferentes segmentos do Esporte, o parlamentar, licenciado deste o início de 2011, reconhece: é mais "difícil" acompanhar suas bases eleitorais, agora, devido à demanda diária de trabalhos na Pasta.

Intervalos

Por conta disso, Gony afirmou que precisa buscar tempo nos intervalos de suas tarefas na Secretaria para manter contato com suas bases. "Evidente que a demanda do Estado é grande e meu envolvimento com a Secretaria é total", relata.


Acrescentou, ainda, Gony Arruda, que a sua experiência de três mandatos como deputado estadual contribuiu para o desempenho de seu trabalho no cargo do Executivo.

Já a situação do ex-líder do Governo na Assembleia, Nelson Martins (PT), é um pouco diferente. Hoje, o petista está no comando da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), que possui uma forte atuação na zona rural.

Porém, embora esteja em contato constante com suas bases eleitorais, devido às viagens que precisa fazer para o Interior do Estado, não tem conseguido fazer um trabalho político em seus redutos justamente porque está dando prioridade a sua atuação de secretário.


Longe


O secretário Nelson Martins, assim como o gestor Gony Arruda, admite ter se mantido longe da maior parte do que ocorreu no Poder Legislativo durante o todo o ano passado, mas os dois parlamentares são unânimes ao admitirem que seus colegas têm feito uma defesa positiva do Poder do qual, agora, os dois deputados licenciados também compõem, o Executivo.


Então, enquanto Gony Arruda, durante entrevista, garantiu que os parlamentares, dos quais foram colegas durante vários anos, "mantiveram o bom nível do debate", Nelson Martins assegurou que essa mesma equipe "fez boa defesa do Governo", apesar dos dois momentos que o petista considerou "difíceis", a greve dos professores e a crise na Segurança Pública.

Já o ex-governador do Ceará, Professor Pinheiro (PT), eleito pela primeira vez para o cargo de deputado e escolhido para dirigir a Secretaria de Cultura (Secult), ficou mais tempo na Assembleia em 2011, devido a disputas na Justiça pelo mandato, que ele acabou conquistando no segundo semestre.


Agora, longe do Parlamento desde o mês de agosto, o deputado licenciado afirmou que precisa usar os seus finais de semana para manter contato com suas bases eleitorais. "Nos finais de semana nos quais eu deveria estar com família, eu aproveito para conversar com grupos sociais, sindicatos e assentamentos rurais e outros setores", ressaltou Professor Pinheiro.


Avaliação


Em uma rápida avaliação que o ex-governador fez sobre o trabalho dos deputados estaduais que permanecem na Assembleia, Professor Pinheiro diz que o Legislativo cumpriu o seu papel, e acrescentou: "O Parlamento tem sido uma caixa de ressonância dos debates que ocorrem no Estado. Tivemos esse ano bons debates e bons embates de ideias", pontuou.


Além de Nelson Martins, Gony Arruda e Professor Pinheiro, também foram nomeados pelo governador para assumirem Secretarias os já veteranos no Executivo, deputado Mauro Filho (PSB), que permanece há vários anos na Secretaria da Fazenda; Camilo Santana (PT), que trocou a Secretaria de Desenvolvimento Agrário pela Pasta de Cidades; assim como Ivo Gomes (PSB), que retornou à Chefia do Gabinete de Cid Gomes.

Nenhum comentário: