"QUEM SABE FAZ A HORA NÃO ESPERA ACONTECER"

Vandré

Páginas

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Impasse faz PT procurar o Diretório Nacional


Depois de Luizianne Lins, ontem foi a vez do deputado federal José Nobre Guimarães se reunir com o atual presidente do Diretório Nacional do PT, Rui Falcão. Durante a conversa, o presidente avisou ao colega que, além de manter o diretório da Capital unido na indicação do pré-candidato à Prefeitura, é dever dos dirigentes locais fazer o maior esforço possível para preservar a aliança com o PSB.

Minutos antes de embarcar para São Paulo, onde Guimarães foi exclusivamente para se reunir com Rui Falcão, o deputado federal cearense deixou claro, durante entrevista, que o nome de sua preferência para disputar a Prefeitura de Fortaleza é o do Secretário de Cidades do Estado, Camilo Santana, opção que agrada ao governador Cid Gomes (PSB), mas não conta com o apoio da prefeita.

Agora, o próximo passo em relação a escolha do pré-candidato petista é uma reunião que José Guimarães disse ter agendada para amanhã com a prefeita Luizianne Lins, presidente estadual do PT Ceará. O parlamentar se recusou a dar prazo sobre a divulgação do nome e adiantou que "o protagonismo" da indicação é de Luizianne. "Por ser presidente e, sobretudo, por ser a prefeita, ela que tem que nos dizer qual é a opção", justificou.

Prazo

No entanto, embora tenha preferido não adiantar data para o anúncio do nome petista, já que a prefeita Luizianne Lins descumpriu o prazo dado por ela mesma de apresentar a escolha do PT até o dia 15 de janeiro, o deputado Guimarães disse acreditar que, pelo rumo das negociações e das conversas ocorridas nos últimos dias entre lideranças de sua sigla, até o feriado de Carnaval a sua agremiação deverá ter entrado em acordo sobre o nome do candidato petista.

Depois disso, é a vez do governador Cid Gomes entrar nas negociações, pois é somente com o seu aval sobre o pré-candidato que o PSB irá manter a orientação dada por Rui Falcão em relação à manutenção da aliança governista. "Nós representamos um projeto nacional e a orientação de Rui é que em Fortaleza, Recife e Salvador a gente ajude a consolidar a aliança", acrescentou Guimarães.

De acordo com o deputado José Guimarães, até o início de fevereiro, o PT irá realizar um encontro de presidentes estaduais do partido, momento em que as eleições municipais deste ano também entrarão na pauta de debates. Nos próximos dias, os prefeitos da sigla também serão chamados em um evento sobre o assunto.

O parlamentar petista negou ter levado o nome específico do secretário e Camilo Santana para uma avaliação de Rui Falcão, afirmando ter apresentado ao presidente nacional da legenda a lista completa com as outras opções do PT Fortaleza para a disputa, como os dos vereadores Acrísio Sena e Guilherme Sampaio, além do deputado federal Artur Bruno.

Indicação

No último sábado, foi a prefeita Luizianne Lins quem procurou o presidente do Diretório Nacional, Rui Falcão, a fim de tratarem juntos da situação da Capital, devido ao impasse que permanece entre lideranças cearenses da agremiação sobre a indicação de um nome para as eleições municipais deste ano.

Enquanto isso, os partidos que integram a base aliada aguardam a decisão do PT para poderem se posicionar em relação à manutenção ou não da aliança governista na cidade. Dirigentes estaduais de siglas que apoiam a gestão já avisaram que pretendem participar ativamente das negociações para escolher o candidato petista. Isso porque no entendimento deles todos os partidos devem opinar sobre a questão.

Nenhum comentário: