"QUEM SABE FAZ A HORA NÃO ESPERA ACONTECER"

Vandré

Páginas

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

PT e PMDB devem ir para a disputa


Brasília Parceiros no cenário nacional, PT e PMDB se preparam para disputar o comando de mais da metade das capitais nas eleições deste ano. Com a oposição esvaziada, representantes das duas legendas já avaliam que elas protagonizarão a principal rivalidade no pleito deste ano. Segundo um peemedebista, o PT terá que "crescer para cima" de aliados. As informações são do jornal Folha de São Paulo.

Cruzamento feito pela reportagem a partir de dados passados pelas siglas mostra que os partidos podem estar em palanques opostos em 14 das 26 capitais - entre elas São Paulo e Salvador. É quase o dobro das disputas entre as siglas no último pleito municipal, em 2008, quando estiveram em lados diferentes em oito capitais.

Por enquanto, os partidos admitem alianças apenas em Goiânia, Rio, Minas, Paraíba, Santa Catarina e Sergipe. Os demais cenários estão indefinidos. Até 15 de janeiro, o PT quer realizar encontros regionais para decidir o apoio a aliados, como o PSB, que vê na eleição deste ano uma oportunidade para se fortalecer em 2014, quando ocorrem as eleições presidencial e de governadores. Além das capitais, os líderes preveem uma briga ainda mais acirrada por cidades médias e pequenas.


A avaliação da cúpula petista é que a intensidade da disputa é um reflexo da "busca por território", já que a oposição está encolhendo. "O PT vai fazer todo o esforço para minimizar os danos de eventuais disputas, que não vão refletir na aliança no Congresso", disse o líder do PT na Câmara, Paulo Teixeira (SP).

Líder do PMDB na Casa, Henrique Eduardo Alves (RN) usa um discurso parecido. "Somos os maiores partidos. É natural que tenham maiores disputas entre eles, mas é uma disputa tem data para acabar"´, afirmou.

Nenhum comentário: