"QUEM SABE FAZ A HORA NÃO ESPERA ACONTECER"

Vandré

Páginas

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Vox Populi: Tasso, 46%, Eunício, 44%, e Pimentel, 43%


Pesquisa Vox Populi divulgada na noite desta quarta-feira pelo portal iG mostra empate triplo na corrida pelo Senado no Ceará. De acordo com a sondagem, Tasso Jereissati (PSDB) tem 46% das intenções de voto, contra 44% de Eunício Oliveira (PMDB) e 43% de José Pimentel (PT). Há empate por causa das possíveis variações decorrentes da margem de erro, de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Pelo Governo do Estado, segundo o Vox Populi, o governador e candidato à reeleição Cid Gomes (PSB) lidera e pode vencer ainda no primeiro turno, com 54% das intenções de voto, contra 19% de Lúcio Alcântara (PR) e 12% de Marcos Cals (PSDB).

A pesquisa foi realizada no dia 24 de setembro, com 800 eleitores, e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 32.967/2010 e no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) com o número 59.370/2010.
O POVO

Lorivaldo Rodrigues "Kirrarinha" Vereador do (DEM-MT) agride jornalista ...

sábado, 25 de setembro de 2010

Acopiara completa 89 de Emancipação Política com realização de diversas atividades


A Prefeitura Municipal de Acopiara para comemorar o aniversário dos 89 anos de Emancipação Política que acontece em 28 de setembro, irá oferecer a população a partir da terça-feira, 21 de setembro uma agenda de eventos e ações em saúde, esporte, cultura, ação social, educação, agricultura, meio ambiente, entre outros.

A partir das 8 horas da manhã, do dia 21, o prefeito Antônio Almeida e sua equipe de secretários estarão no Paço Municipal para abrir oficialmente os eventos da Semana do Município.

Às 18 horas também da terça, a Secretaria da Saúde, dará início as consultas médicas e odontológicas no período noturno, no PSF da Rodoviária, onde também serão ofertadas às mulheres acopiarenses, prevenção do câncer uterino até a sexta-feira, 24 de setembro.

Outra importante ação da Prefeitura Municipal será o Ato de Boas Vindas aos novos servidores municipais recentemente aprovados em concurso público. O ato ocorrerá na quarta-feira, 22 de setembro, às 8 horas da manhã, no Centro Social. Também na quarta, às 19 horas na Vila de Umari, haverá o Show Cultural da Emancipação com apresentações, de dança, teatro, música e capoeira.

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social durante a quinta-feira desenvolverá atividades diversas com apresentações artísticas, culturais, mini-oficinas e atendimento ao público com manicure, corte de cabelo e ainda prestação de serviços dos programas Bolsa Família, Brinquedoteca, Pólo de Atendimento e também do CRAS e CREAS, na praça da matriz a partir das 7 horas da manhã, onde durante todo o dia funcionará stands que vão agregar estas ações de utilidade pública.

As Escolas Municipais também estarão abrilhantando os 89 anos de Acopiara com os alunos trabalhando dentro das escolas a história e cultura do município.

Os produtores locais também marcarão presença na semana e realizam o 6º Encontro de Negócios da Ovinocaprinocultura de Acopiara – ENOA.

Além de exposição e comercialização de animais, o ENOA abrirá espaço para mostra dos artesãos locais. O evento acontece no sítio Escuro, no domingo 26, a partir das 8 da manhã e encerrando no final da tarde com show de forró.

Também no domingo, a secretaria da Cultura, Esporte e juventude, realiza na AABB de Acopiara, às 6 horas, o 1º Torneio de Vôlei e na vila Moreira Grafitagem de painel com o tema “Acopiara um povo de muitas culturas”.

Na segunda, 27 de setembro, as atividades programadas são:

8h- Inauguração do Viveiro de Mudas e Apresentação da equipe de Brigadistas, no Centro Pastoral.

De 8 às 17 horas – realização de cirurgias de catarata no Hospital Municipal Júlia Barreto. Às 23 horas, show com as bandas Limão com Mel e Skema, no Pólo de Lázer Edson Monteiro.

E encerrando as comemorações, no dia 28, data do aniversário e feriado municipal, às 18 horas será celebrada Missa em Ação de Graças pelos 89 de Emancipação, na Igreja Matriz e em seguida, o prefeito Antônio Almeida fará o corte do bolo do aniversário de Acopiara, também na Praça da Igreja Matriz.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Candidatos priorizam o Interior do Estado


Os candidatos ao Governo do Estado do Ceará, exceção de Gonzaga (PSTU) e Natividade (PCB), voltaram a se encontrar, ontem à noite, em mais um debate na televisão. Antes, Lúcio Alcântara (PR) e Marcos Cals (PSDB) tiveram atividades normais de campanha, enquanto o governador Cid Gomes reservou o dia para o expediente administrativo. Marcelo Silva (PV) e Soraya Tupinambá (PSOL), foram os outros dois participantes do debate na RedeTV, em Fortaleza

Lúcio Alcântara, ontem pela manhã, na visita que fez à feira da comunidade do Álvaro Weyne, prometeu aos comerciantes daquela localidade criar o Banco do Povo para promover empréstimos a pessoas que mantêm pequenos negócios.

A caminhada do candidato pela feira teve início às 8 horas e, durante uma hora ele percorreu todas as barracas acompanhado do candidato ao Senado na chapa, Alexandre Pereira (PPS). No meio do percurso, os feirantes pediram soluções para melhorar a situação dos pequenos comerciantes.

O candidato ao Governo do Estado pelo PSDB, Marcos Cals, garante que sua campanha não irá mudar na reta final para a eleição. "Do jeito que começamos vamos terminar", assegura, deixando claro que não haverá nenhuma novidade na última semana antes do dia da votação, 3 de outubro. No próximo domingo, dia 26, o tucano fará uma "carreata da vitória" pela Capital cearense.

Marcos Cals destaca que a carreta significa a vitória do trabalho, das propostas e da luta. Questionado se já se sentia vitorioso, ele disse que já se considera no segundo turno. Essa certeza, segundo ele, vem do apoio que está recebendo durante as caminhadas e carreatas que faz por todo o Estado, deixando claro que sempre é bem recebido. "Aonde o Marcos Cals passa arrasta multidão", atesta.

Hoje, Marcos Cals, Lúcio Alcântara e Cid Gomes intensificam suas campanhas no Interior do Estado. Antes, Cid Fomes almoça com jovens empresários em Fortaleza.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Candidatos ainda aguardam o TSE

Com o indeferimento do recurso do deputado federal Manoel Salviano (PSDB), na noite da última segunda-feira, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) concluiu os julgamentos de 59 Embargos de declaração. No entanto, aquela Corte não obedeceu o prazo estipulado pelo calendário Eleitoral em que todos os recursos devem ser apreciados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 17 de agosto.

De acordo com informações encaminhadas pela Secretaria Judiciária do TRE-CE e uma pesquisa em cada processo na página eletrônica do TSE na Internet pela reportagem do Diário do Nordeste, até a tarde de ontem, constavam 88 recursos do Ceará encaminhados ao Tribunal Superior Eleitoral. Destes, 15 já transitaram em julgado, enquanto outras 73 estão aguardando julgamentos pela instância superior eleitoral.

Magistrados

Dos 73 processos pendentes, a maioria (60) é referente a Recurso Ordinário (RO) e Recurso Especial Eleitoral (Respe), cabendo ainda Agravo Regimental, caso as decisões monocráticas dos magistrados daquela Corte sejam pela improcedência dos mesmos. Outros 13 são Agravos Regimentais e deverão ser apreciados pelo pleno do TSE. Apenas 15 recursos encaminhados ao TSE já transitaram em julgado, ou seja, não há mais como apelar.

Destes, 12 foram pelo indeferimento de candidaturas, enquanto somente três foram pela procedência do registro, sendo estes Antônio Luiz de Araújo Menezes (PMDB), Inês Arruda (PMDB) e Antônio Paiva Dantas (PT). O primeiro é postulante à Câmara Federal, enquanto os dois últimos buscam vagas na Assembleia Legislativa.

Dos 12 registros que foram indeferidos, cujos processos transitaram em julgado, figuram os únicos candidatos proporcionais (deputado federal e estadual) do Partido Comunista Brasileiro (PCB) que aparecem no programa eleitoral gratuito na televisão.

Em relação aos 73 processos pendentes, que estão com suas candidaturas sub judice, duas são relativas ao Governo do Estado: Maria da Natividade (PCB) e Marcelo Silva (PV). Natividade já teve um Recurso Ordinário indeferido em decisão monocrática pelo ministro Marcelo Ribeiro. Semana passada ela entrou com um Agravo Regimental. Outras duas candidaturas ao Senado aguardam julgamento do TSE, também do PV e PCB: Paulo Eduardo Lima (Polô) e Tarcísio Leitão.

Dos 27 candidatos barrados pelo TRE do Ceará, tanto no julgamento inicial quanto nos recursos, por causa da Lei da Ficha Limpa, somente Francisco das Chagas Rodrigues Alves (PSB) e o deputado federal Marcelo Teixeira (PR) tiveram recursos apreciados pelo TSE. Os deputados estaduais Sineval Roque (PSB) e Nenen Coelho (PSDB) reverteram as decisões ainda no TRE-CE, mas o Ministério Público Eleitoral entrou com recursos no TSE contra ambos.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Dilma surpreende seus aliados e grava no CE


Surpreendendo a seus aliados, Dilma Rousseff (PT) candidata à Presidência da República chegou ontem a Fortaleza, no fim da manhã, para gravar uma participação no seu programa da propaganda eleitoral, mostrando a Praia de Iracema. Só após chegar ao Ceará ela avisou ao governador Cid Gomes (PSB), com o qual marcou um encontro, antes de prosseguir viagem para gravar na Bahia.

Além do governador foram ao aeroporto os deputados federais Ciro Gomes (PSB), Eunício Oliveira (PMDB), José Pimentel e José Guimarães, ambos do PT, o senador Inácio Arruda e logo depois a prefeita Luizianne Lins. Ninguém ligado ao candidato Lúcio Alcântara foi chamado para o encontro.

Dilma Rousseff falou rapidamente do sucesso de sua campanha e justificou a falta de comunicação com antecedência da visita ao governador e os demais aliados, sob a alegação de evitar publicidade para as gravações que estão sendo feitas, na reta final da campanha.

Busca e apreensão

Antes da visita de Dilma ao Ceará, as redações eram abastecidas de informações e contra-informações sobre a decisão judicial que mandou a Polícia Federal proceder uma busca e apreensão no comitê eleitoral do candidato Lúcio Alcântara (PR), atendendo a uma representação feita pelo comitê do candidato Cid Gomes que denunciava a existência de panfletos apócrifos contra sua candidatura, aproveitando a matéria publicada pela Revista Veja, no último fim de semana, vinculando Cid e Ciro Gomes a desvio de recursos do Governo Federal.

O tema tem ocupado espaços na propaganda eleitoral e foi citado no debate entre os candidatos ao Governo do Estado, na última segunda-feira, promovido pela TV Cidade, tanto por Lúcio Alcântara quanto por Marcos Cals (PSDB). A candidata Soraya Tupinambá (PSOL), criticou os candidatos que priorizam as denúncias deixando de lado o debate sobre as questões políticas que interessam ao Estado e à sociedade.

Marcos Cals que chegou a ter parte do seu tempo no debate cortado para garantir um direito de resposta ao candidato Cid Gomes, ontem voltou a falar na questão para reafirmar que o governador ainda não contestou a informação veiculada pela Revista Veja.

Registro

A ação da Polícia Federal acompanhada de servidores da Justiça Eleitoral, ontem, no comitê do candidato Lúcio Alcântara foi a segunda busca e apreensão de material de propaganda considerado apócrifo no curso desta campanha eleitoral, sob a responsabilidade dos juízes da propaganda eleitoral.

Programa

Hoje, a exemplo do que já fez, em eleição onde estava disputando a Prefeitura de Fortaleza o candidato Moroni Torgan, Lúcio Alcântara vai a um cartório de títulos e documentos, no Centro de Fortaleza, registrar o seu Plano de Governo, documento que a Justiça Eleitoral exige, a partir desta eleição, seja apresentado quando o candidato a cargo majoritário (prefeito, governador e presidente) requer o registro de sua candidatura.

Moroni Torgan, ex-vice-governador do Estado disputou sua última eleição no Ceará sendo companheiro de chapa de Lúcio Alcântara, em 2006. Lúcio buscava a reeleição e Moroni era o candidato ao Senado representando o PFL.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Projeto olhar Brasil beneficia 2000 Pessoas em Acopiara


Na última terça-feira, 07 de setembro, foi realizado no Hospital Municipal Júlia Barreto, atendimento oftalmológico a cerca de 500 pessoas inclusas no Projeto Olhar Brasil, do Governo Federal.

O Projeto Olhar Brasil visa identificar problemas visuais, em alunos matriculados na rede pública de ensino fundamental (1ª a 8ª série), no programa “Brasil Alfabetizado” do MEC e na população acima de 60 anos de idade, prestando assistência oftalmológica com o fornecimento de óculos nos casos de detecção de erros de refração. Propiciando assim, condições de saúde ocular favorável ao aprendizado do público alvo melhorando o rendimento escolar e a qualidade de vida desta população de forma a reduzir as taxas de evasão e repetência .

A maior parte dos pacientes atendidos foram os alunos do Programa Brasil Alfabetizado e do Educação de Jovens e Adultos – EJA, do município de Acopiara.

O projeto está permitindo que pessoas idosas e com problemas oftalmológicos mantenha acesso o sonho de aprender a ler e escrever. É o caso da trabalhadora rural, Elineide Almeida Sousa, que fez a consulta e vai receber óculos para continuar a freqüentar as aulas de alfabetização na comunidade do sítio Pântano.

“Achei ótimo isso aqui, porque atende as necessidades de quem está estudando e eu realmente estava precisando, porque tenho dificuldade para enxergar direito as letras, quando receber meus óculos, acredito que tudo vai melhorar”, afirmou a beneficiária.

Segundo a Coordenadora do Programa Brasil Alfabetizado e EJA do município, Maura Lima, na maior parte dos pacientes atendidos foi diagnosticado problemas visuais com a necessidade do uso de óculos de grau para a correção destes problemas.

“Assim que todos estiverem recebidos seus óculos, acreditamos que vamos ter maior rendimento em sala de aula”, afirmou Maura.

Segundo a secretária da saúde, Tereza Cristina, mais de 2000 pessoas serão contempladas com o Programa no município. “Estamos atendendo 500 pessoas por dia, em regime de mutirão de saúde”, informou a Secretária.

As consultas foram realizadas pelos médicos oftalmologistas, Dr. Daniel Lucena e Maria Eugênia Lucena.

Programa Ronda do Quarteirão chega em Acopiara


O prefeito Antônio Almeida Neto, recebeu hoje o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do estado, Roberto Monteiro, para o lançamento e implantação oficial do programa Ronda do Quarteirão.

Com a implantação do programa de policiamento comunitário elaborada pelo Governo do Estado, o município receberá mais viaturas e terá aumentado o seu efetivo policial, deste modo contribuindo para o reforço da segurança em todo município.

Segundo o Capitão PM Joseli Julião, responsável pelo comando em Acopiara, a chegada do Ronda junto com a implantação da Guarda Civil Municipal, muito significará para o combate à criminalidade e para manutenção da ordem na cidade e segurança do povo acopiarense.

“Faremos um trabalho contínuo, primando pela eficácia, o respeito às leis e aos cidadãos e buscando o bem estar das pessoas de bem de Acopiara”, pontou o Capitão.

Dr. Vilmar abandona a campanha do Governador Cid Gomes no Município de Acopiara


Dr. Vilmar Felix, que faz oposição no município de Acopiara, após o comício em que o Governador Cid Gomes esteve presente no município de Acopiara, e declarou publicamente apoio ao próximo sucessor do Prefeito Antonio Almeida Neto, nas próximas eleições, fez com que o médico Dr. Vilmar Felix abandonasse o apoio a candidatura do atual Governador, apoiando apenas os candidatos a deputado estadual, deputado federal, e ao senado, o Senador Tasso Jereissati .

Alexandre defende unificação do calendário eleitoral no País


Por que escolher uma candidatura de senador sem ter nenhuma experiência de mandato eletivo anteriormente? A resposta de Alexandre Pereira (PPS), ao questionamento dos repórteres, foi taxativa: "eu já havia sido candidato a vice em 2008 (vice-prefeito na chapa de Moroni Torgan) e sabia que era o momento de testar meu nome nas urnas". Mesmo o objetivo parecendo modesto, o candidato único ao Senado na chapa PR-PPS, Alexandre Pereira, se apresenta como "a novidade" entre os postulantes a senador. Ele reconhece as dificuldades de uma candidatura majoritária, que não decolou nas pesquisas de opinião até agora, mas não perde as esperanças.

Sobre os grandes temas nacionais que terá que discutir, caso eleito, enumerou a reforma política com foco no sistema eleitoral e no fim da reeleição para cargos do Executivo e a questão do desenvolvimento regional, como prioridades. Além disso, denominou a atual organização eleitoral de "confusa", defendeu a redução no mandato dos senadores e lamentou a "destruição das instituições" praticada pelo Governo Lula, segundo ele.

A respeito do PPS, ele admitiu um certo constrangimento por conta de o candidato ao governo em sua chapa, Lúcio Alcântara (PR), ser apoiador de Dilma Rousseff, enquanto o PPS e ele estão com José Serra. Pelo gosto dele, todos os partidos da oposição no Estado (PR, PPS, PSDB e DEM) deveriam ter formado um único palanque que teria um candidato "novo" ao Governo, e "a força de Tasso Jereissati e Lúcio Alcântara disputando as duas vagas de senador". Quando falou sobre a sua experiência eleitoral, sobrou crítica também para a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), adversária dele e de Moroni Torgan na disputa pela Prefeitura de Fortaleza, em 2008.

Trajetória

Líder na atividade empresarial, tendo sido dirigente do Centro Industrial do Ceará (CIC), Alexandre Pereira diz que foi levado a entrar na militância político-partidária por ter chegado à conclusão de que nestas funções classistas não poderia contribuir com a sociedade cearense da forma como realmente achava necessário.

"Tínhamos estudado no CIC, a questão do Plamefor, ainda na época do (prefeito de Fortaleza) Juraci Magalhães. E tentei ressuscitar a ideia com a prefeita Luizianne, mas não logrei êxito. Então questionei: qual é a Fortaleza e o Ceará que teremos para os próximos 20 anos? Não via planejamento estratégico para isso. Confesso que isso (entrar na política) não me passava pela cabeça, achava que faríamos as transformações importantes, representando uma categoria, mas não conseguimos", colocou, justificando seu ingresso ao Partido Progressista (PP) e, posteriormente, a candidatura a vice-prefeito na chapa de Moroni Torgan (DEM) em 2008.

Sobre a primeira derrota em eleições, Pereira afirmou que obteve aprendizado. Segundo ele, a fragilidade do sistema político-eleitoral e a pouca conscientização do eleitorado contribuíram para a vitória de Luizianne Lins (PT) à Prefeitura de Fortaleza, há dois anos, ainda em 1º turno.

"Estávamos dez pontos à frente nas pesquisas, a 45 dias da eleição. E quando começou a propaganda eleitoral, ela virou e ganhou no primeiro turno. Ela usou projetos com maquetes virtuais, programas eleitorais bem-feitos e acabou se elegendo. Passou a campanha inteira falando do Hospital da Mulher, se reelegeu prometendo o Hospital da Mulher e vai terminar a gestão dela e a obra não é concluída. Para você ver como parte do eleitorado é muito fácil de ser iludida", afirmou.

Regional

Pereira citou que mais de 30 municípios cearenses ainda dependem da política de abastecimento do "carro-pipa" e isso remete a uma discussão mais aprofundada sobre o desenvolvimento regional com uma reestruturação da Sudene e do Banco do Nordeste, por esta ser uma realidade da Região.

"Mais de 18% dos municípios cearenses não são ligados por estradas transitáveis. Quer dizer, o Ceará ainda padece de infraestrutura e quando falo isso, posso me referir também ao Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte e Paraíba. O Nordeste passou por uma fase de crescimento, mas se não superarmos esses problemas agora, voltaremos a nos distanciar dos maiores centros", alertou o candidato, colocando o tema como uma das bandeiras que levará ao Congresso Nacional, caso eleito.

O Senado da República precisa também se debruçar sobre a reforma política, aconselha. Há, no entanto, dentro da reforma, outras prioridades afora aquelas já difundidas como o financiamento público de campanha e o voto em lista fechada. "Defendo, inclusive, uma revisão no mandato de senador. Deveria ser só quatro anos. Reduzir o mandato do senador é importante porque atualmente é muito confuso. Até pouco tempo, 45% dos eleitores cearenses não sabiam que teriam que votar em dois senadores. E daqui a quatro anos só vota em um senador. É muito confuso", detalhou.

Um ponto dos mais necessários, para ele, é a discussão em torno da possibilidade de realização de eleições unificadas para os cargos de vereador a presidente da República. "A fórmula atual, eleição a cada dois anos, gera um custo muito alto para o País. A sociedade não suporta mais este custo", enfatizou, ao acrescentar que os ocupantes de cargos do Executivo (prefeito, governador e presidente da República) não deveriam ter direito à reeleição, mesmo que para isso fosse necessário aumentar o mandato eletivo de quatro para cinco anos, na reforma política.

"Geralmente, quem ocupa cargo no Executivo, acontece como aqui no Ceará, em que o atual governador passou dois anos fazendo uma engenharia política já pensando na reeleição. Mas não é só ele. Quem está no Executivo sempre se preocupa com isso. Por isso, a legislação deveria mudar", aconselha.

Alexandre reforçou ainda que o atual formato de disputa permite que os políticos sejam candidatos a cada dois anos apenas para fazerem um "recall", de olho em eleições posteriores. Isso, no entendimento dele, prejudica a escolha do candidato pelo eleitor.

Incoerência

Alexandre Pereira reconheceu que há, atualmente, uma degeneração no sistema político-partidário brasileiro que gera, não raro, incoerências.

"Eu até tenho que fazer um mea-culpa e confessar que vivo uma incoerência aqui no Estado. O Dr. Lúcio pede voto para Dilma; e eu, para o Serra. Nacionalmente, meu partido é mais Serra até do que o PSDB (risos). Mas, aqui nós abrimos uma exceção para apoiar o PR que não está no arco de apoio do PPS nacional porque era um projeto da oposição", revelou, ao destacar que embora não tenha havido um "acordo" com a chapa formada por DEM e PSDB, a constatação da sua chapa foi que duas candidaturas na oposição seria a melhor estratégia.

Disputa

Confrontado com os números das pesquisas de intenção de voto que apontam apenas três candidatos com possibilidades reais de eleição para as duas vagas, estando ele fora da lista, Pereira reconheceu as dificuldades, mas disse não desanimar.

"Eu venho fazendo uma campanha determinada em mostrar que se pode fazer um Estado diferente, através de novas lideranças. As pesquisas expõem aquilo que eu já sabia: que sou desconhecido no Interior e só tenho algum conhecimento na Capital pela campanha que fiz com o Moroni e com setores da classe mais alta por ter militado no movimento empresarial", justificou, ao dizer que espera ainda crescer nestes últimos 15 dias que restam de campanha.

Alexandre denunciou que, na disputa para Senador, está havendo "um gasto de dinheiro absurdo". "O senador Tasso, em alguns municípios, quando as pessoas perguntam, tem pedido votos para mim. Mas depois eu chego ao local, e a liderança diz que chegou outro candidato e ofereceu mais ´estrutura´. E eu acho isso muito triste. Eu acho que em 50 anos não teve ninguém que se elegeu comprando votos para senador, que é uma campanha majoritária. Mas agora poderá ter", disse, sem citar nomes.

O presidente estadual do PPS, ao passo que disse não querer sair da política, em caso de não eleição, assegura não se ver disputando um cargo proporcional como deputado estadual e federal, por exemplo. "Eu sabia que a eleição para senador seria muito difícil. Mas alguns pontos me motivaram: eu poderia mostrar mais claramente as minhas ideias, depois poderia apoiar a campanha do Dr. Lúcio Alcântara, e o outro era a possibilidade de apoiar a candidatura do Tasso. Mas não me vejo candidato a deputado estadual e federal nos próximos anos", afirmou seguramente.

A respeito do Senado, Alexandre disse estar preocupado com a posição da Casa diante de um futuro governo do PT. Caso seja eleito, ele disse esperar uma Casa que resgate a antiga imagem de "intocável" diante dos escândalos que acontecem no País e afirmou que não deve haver subserviência e "silêncio" diante das vontades do Poder Executivo federal.

"O Senado não pode ser uma Casa silenciosa. Eu li que o objetivo do presidente Lula, em detrimento do número de governadores, é fazer uma maior bancada de senadores. Isso é muito perigoso", alegou. Em caso de vitória da candidata do PT ao governo federal, Dilma Rousseff, Alexandre, sendo eleito, disse lutar para não deixar a Casa silenciar.

INÁCIO AGUIAR/ ANDRÉ ALMEIDA
REPÓRTERES

Dilma não vem mais em campanha ao Ceará, anuncia Cid Gomes


A candidata presidente da República pelo PT, Dilma Rousseff, não vem mais ao Ceará em campanha. Ela vai priorizar estados onde há necessidade de maior trabalho eleitoral. A informação é do governador Cid Gomes (PSB), que retornou, nas últimas horas, de Brasília, após ter gravado ao lado do presidente, com os candidatos ao Senado de sua coligação - Eunício Oliveira (PMDB) e José Pimentel (PT), para a propaganda eleitoral gratuita.

“A candidata Dilma resolveu priorizar os Estados onde há necessidade de reforçar o trabalho eleitoral. Aqui no Ceará ela tem 65% de preferência, ou seja, numa posição consolidada”, explicou o governador. Os 65% a que se refere Cid foram divulgados nesta semana na pesquisa Datafolha/O POVO onde o candidato tucano José Serra registrou 13% e Marina Silva apareceu com 8%.

A gravação em que Lula reforçará pedido de votos para Cid Gomes, tendo ao lado os candidatos ao senado Eunício e Pimentel, fazendo apelo em favor desses postulantes, deverá ser veiculada nas próximas horas na propaganda gratuita da televisão, segundo a assessoria de campanha do governador.

O mais curioso na informação de que Dilma não vem mais ao Ceará é o fato de que parte do governador Cid Gomes. Não vem, portanto, da coordenação-geral da campanha dilmista no Estado, que tem à frente a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT).

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Militância realiza festa à parte


A movimentação em torno do debate da TV Diário não ficou restrita apenas à participação dos candidatos. Fora do estúdio da emissora, centenas de militantes assistiram à disputa. Desde o fim da tarde, as pessoas começaram a se aglomerar na Rua Tomás Acioli, no trecho compreendido entre a Avenida Desembargador Moreira e a Rua Osvaldo Cruz.

Os primeiros a chegar foram os apoiadores do governador Cid Gomes, que busca a reeleição. Em seguida, os entusiastas de Lúcio Alcântara. Por fim, os adeptos da candidatura Marcos Cals. Os protagonistas do debate chegaram quase na mesma ordem. O primeiro foi Cid Gomes, seguido de Lúcio Alcântara, que desceu do carro para cumprimentar alguns correligionários. Soraya Tupinambá veio na companhia do candidato a deputado federal pelo PSOL João Alfredo. Marcos Cals foi o penúltimo. Ele desceu na confluência da Desembargador Moreira com a Nogueira Acioli e andou a pé até o estacionamento da TV Diário, onde concedeu entrevista. O último a chegar foi o postulante do PV, Marcelo Silva, que chegou acompanhado de um assessor.

O detalhe é que Marcelo Silva foi o único que veio guiando o próprio veículo. Quando viu o turbilhão de bandeiras pela frente, ele quis estacionar o carro na Tomás Acioli, mas foi orientado pelos guardas da AMC que estavam no local a seguir até o estacionamento da TV Diário.

Vibração

Enquanto PV e PSOL não levaram militantes, as três maiores coligações dividiram os espaços defronte ao telão, gritavam e tremulavam as bandeiras à medida que seus candidatos respondiam às perguntas.

Nem só a militância se fez presente. Alguns populares resolveram ver de perto o debate democrático. "Moro aqui perto e já é uma tradição para mim o debate da TV Diário. É uma grande oportunidade para a gente escolher quem vai nos governar", garantiu o aposentado Mariano Augusto Sales, que, apesar dos 75 anos, vai votar.

Cid tem mais que o dobro das intenções de voto dos adversários


Com três semanas de campanha pela frente, Cid Gomes (PSB) alcançou percentual que supera o dobro das intenções de voto dos adversários somados. A nova rodada da pesquisa O POVO/Datafolha mostra que o governador e candidato à reeleição voltou a subir, enquanto seus principais adversários oscilaram, para baixo, dentro da margem de erro.

Quando se leva em conta só os votos válidos, Cid alcança 69%. Com isso, seria reeleito no primeiro turno, se a eleição fosse hoje. Para vencer sem precisar passar pelo segundo turno, um candidato precisa de 50% mais um dos votos válidos. Nesse cálculo, são descartados votos em branco, nulos, eleitores que dizem não votar em nenhum candidato e aqueles que ainda não sabem em quem votar.

Levando-se em conta o total de votos, Cid chegou a 58%, cinco pontos percentuais a mais do que tinha na pesquisa anterior, realizada no fim de agosto. Desde a primeira pesquisa O POVO/Datafolha, realizada em julho, o atual governador acumula alta de 11 pontos.

O candidato à reeleição cresceu praticamente na mesma medida em que caiu seu adversário mais bem colocado. Lúcio Alcântara (PR) agora aparece com 16%. Desde a pesquisa de julho, o ex-governador, que tenta voltar ao Palácio Iracema, caiu 10 pontos. Em relação à pesquisa Datafolha realizada em agosto, ele aparece com três pontos a menos - oscilação que está no limite máximo da margem de erro, que é de três pontos percentuais.

Já o candidato do PSDB praticamente não teve mudança de seu desempenho após dois meses de campanha. Marcos Cals (PSDB) começou com 7%, oscilou para 9% na segunda rodada da pesquisa O POVO/Datafolha e, agora, nova oscilação, também dentro da margem de erro, para 8%. Considerando-se só os votos válidos, Lúcio tem 20% e Cals, 10%.

Entre os demais candidatos, o único que conseguiu pontuar foi Francisco Gonzaga (PSTU), que ficou com 1%. Eleitores que declararam votar em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos somam 2%. Na pesquisa anterior, o percentual era de 6%. Já os que não sabem em quem votar passaram de 12% na pesquisa anterior para 14%.
O POVO

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

O sertão vai virar 'Setembro Vermelho'


Simpatizantes PeTistas do sertão do Ceará estão aderindo ao chamado 'Setembro Vermelho' que foca com êxito a eleição do Pimentel para o Senado. O Senador Tasso está praticamente eleito. Resta um Pimentel x Eunicio. A campanha tá partindo para um 'PimenTasso x EuniTasso' ou PTxET. A verdade é que existe muita enganação no Ceará e Dilma Rousseff sabe que tem partidário com vergonha de expor a sua foto e usa a do Lula como forma de iludir o seu eleitorado e depois colher as benesses do poder no governo Dilma, como ocorre no do Lula.

Lúcio Alcântara vai comparar obras com gestão Cid


O candidato ao Governo do Estado pelo PR, Lúcio Alcântara, concede hoje entrevista coletiva na qual pretende confrontar os números de sua administração, entre 2003 e 2006, com os do atual governador, Cid Gomes (PSB). A campanha governista tem como mote central apresentar o candidato do PSB à reeleição como tocador de obras. Mas Lúcio promete para hoje dados que demonstrariam a superioridade de seus números em relação à gestão do líder nas pesquisas.

Segundo comunicado da assessoria de Lúcio Alcântara, foram realizadas mais de 19 mil obras de pequeno, médio e grande porte em todos os 184 municípios do Ceará durante a gestão de Lúcio. As obras geraram 112 mil empregos. “Bem à frente do apresentado na campanha pelo atual governador quando, no quesito de obras, anuncia que o número chega a 3,8 mil”, diz o comunicado.

Na exposição, Lúcio vai tentar atrair para si o rótulo do “gestor que mais garantiu condições de desenvolvimento ao Estado”.

Na ocasião, Lúcio vai apresentar as realizações de sua campanha até agora, que ele define como a “mais popular” entre os candidatos a governador do Ceará. O postulante se orgulha de ter feito caminhada, passeata ou minicomício em 120 municípios do Ceará.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

CAMPANHA DA CANDIDATA MIRIAN SOBREIRA SEGUE A TODO VAPOR.

Quem esteve no plenário 5 de julho, na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Sobral, foi o amigo Paulo Souza(o Cruel). Paulo é um dos coordenadores da campanha da candidata MIRIAN SOBREIRA(PSB) em Sobral. Atualmente Paulo é o articulador das lideranças comunitárias que apoiam a candidata. O blog tomou conhecimento que já são mais de 200 amigos que se colocaram a disposição para apoiar e trabalhar o nome da candidata em Sobral e na Região Norte. E pelo que foi visto na semana passada, com a vinda da candidata Mirian Sobreira(PSB) por aqui, soube que deixou alguns "camaleões" preocupados.
Postado por BENÉ FERNANDES POLITICA E ALGO MAIS.

O negócio começa a pegar fogo! Faltam somente 30 dias para as eleições. E olha as "Mirietes" nas ruas de Sobral. são as meninas da candidata Mirian Sobreira(PSB) que juntamente com as de outros candidatos lotam as ruas do Centro. As Mirietes, simpaticas meninas que agora assume levam a conhecer melhor a candidata Mirian Sobreira, mãe do empresário Marlon, do Trevo do Norte.
BENÉ FERNANDES POLITICA E ALGO MAIS.

blog Antonio Cariry

domingo, 5 de setembro de 2010

Secretária da Saúde de Acopiara é premiada por ações realizadas no município


A secretária municipal da Saúde, Tereza Cristina Mota, receberá da empresa Obregon Marketing e Eventos, o “Prêmio Qualidade e Excelência na Saúde Pública”, que é destinado a gestores públicos que são destaques em nível nacional,frente às Secretarias Municipais de Saúde.

Em todo o Brasil, foram escolhidos pela Obregon, os 100 melhores Secretários Municipais de Saúde do Brasil e Acopiara está entre eles.

A premiação será entregue durante o Encontro nacional de secretários da saúde que acontecerá de 29 de agosto a 1º de setembro no Balneário Camboriú, Santa Catarina, onde os representantes dos municípios participarão de palestras, programações culturais e exposições das ações realizadas por cada secretário em seu município.

Segundo o prefeito Antônio Almeida, esta premiação vem reafirmar todo o trabalho implementado em sua gestão para a melhoria da saúde do povo acopiarense. “Começamos fazendo mudanças em diversos setores e priorizamos inicialmente a atenção básica, recentemente municipalizamos o Hospital Júlia Barreto para dar condições reais de atendimento de média e alta complexidade aos moradores do município e aos poucos vamos colhendo os frutos dos nossos esforços”, finalizou o prefeito