"QUEM SABE FAZ A HORA NÃO ESPERA ACONTECER"

Vandré

Páginas

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Cid Gomes reforça necessidade de equilibrar diferenças regionais


O governador Cid Gomes participou nesta segunda-feira (29) do debate sobre o desenvolvimento do Nordeste promovido pela subcomissão permanente de Desenvolvimento do Nordeste, do Senado Federal. “Sabemos que o País vive dias importante mas acumulou muitas desigualdades, agudas injustiças que se colocam como desafios”, refletiu Cid. O encontro foi encabeçado pelo senador do Piauí, Wellington Dias, e realizado na Assembleia Legislativa do Ceará.

Cid lembrou que o Nordeste brasileiro concentra 30% da população do País, mas que “lamentavelmente”, o Produto Interno Bruto (PIB), não chega a 15%. Segundo ele, esses números demonstram o grave desafio para equilibrar a renda do trabalhador nordestino com a média dos demais trabalhadores brasileiros. O Governador disse que além do papel indutor da economia, iniciados com a gestão do ex-presidente Lula e sequenciados agora com a presidenta Dilma, de políticas salariais, aumento do poder aquisitivo das classes C e D, também estão em andamento projetos estruturantes para o Nordeste. Cid citou a implantação de três Refinarias na Região (Ceará, Pernambuco e Maranhão); a Transnordestina, que segundo ele, fortalecerá uma nova fronteira agrícola; e a integração de bacias do Rio São Francisco, que garantirá água para abastecimento humano a mais de 12 milhões de pessoas.

Novo atlas deverá acabar com dúvidas sobre limites entre municípios


Até dezembro de 2012, um novo Atlas de Divisas Georreferenciadas dos Municípios do Estado do Ceará deve estar concluído, pondo fim aos muitos problemas de divisas existentes, que atinge quase que a totalidade dos 184 municípios cearenses. É o que aborda o IPECE/Informe nº 16 – A Questão dos Limites Municipais no estado do Ceará, que vai ser lançado nesta terça-feira (30), às 14 horas, na sala de reuniões do Ipece, no edifício Seplag, 2º andar, no Centro Administrativo Governador Virgílio Távora, no bairro Cambeba.

O Estado do Ceará, por meio do Ipece – órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) -, em convênio com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, com apoio técnico do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), vem investindo na elaboração do traçado legal dos limites municipais, no intuito de abordar objetivamente o pleno conhecimento do território a partir da consolidação dos limites municipais georreferenciados do Estado do Ceará.

Proposta viabilizaria R$ 750 mi em royalties para o Ceará


O Ceará pode ter incremento inicial de cerca de R$ 750 milhões no orçamento anual caso vire lei projeto que tramita no Senado alterando as regras de distribuição dos royalties da exploração de petróleo no Brasil. Ontem, na Assembleia Legislativa, o governador Cid Gomes (PSB) cobrou do Senado a aprovação de regras “mais justas” para a distribuição dos recursos – que serão aumentados em função da exploração petroleira na camada do pré-sal. Em seguida, o senador Wellington Dias (PT-PI), que defende mudanças na distribuição dos recursos, acrescentou que em cinco anos, esse incremento pode chegar a R$ 2 bilhões para o Ceará. Hoje, o estado recebe cerca de R$ 94 milhões.

Os royalties oriundos da exploração de petróleo no Brasil – recursos que crescerão na medidas da exploração de petróleo na camada pré-sal – foram discutidos como um dos itens fundamentais para o desenvolvimento da região Nordeste, durante o seminário “Políticas Sociais para o Nordeste, Recursos Hídricos e Programa Água para Todos”, realizado na Assembleia. “Os royalties da exploração do pré-sal podem alavancar os recursos públicos e também os investimentos em políticas sociais”, defendeu o senador José Pimentel (PT), explicando a importância dos royalties para o combate à desigualdade social nos estados.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Renasce o Teatro Amador em Acopiara - Grupo Cordel 30 anos


O Grupo Cordel de Acopiara ressurge forte com um texto do roteirista Antonio Cariry denominado "O teatro na batida do Cordel". O roteiro é uma homenagem a literatura de cordel e a alguns artistas regionais como Patativa, João de Cristo Rei, Cego Oliveira, Principe Ribamar, Mestre Noza e outros. Acopiara é destaque nacional na literatura de cordel representada pelo poeta Moreira de Acopiara, membro da Academia Brasileira de Cordel. O projeto de Antonio Cariry é inovador por mostrar resultados imediatos na aprendizagem do cordel como literatura. O teatro oficina de Antonio Cariry desvenda os segredos desta bela literatura popular que destaca o nordeste brasileiro. Atrizes Wiara, Andreia Passos, Filó e Gracimara Pinheiro

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Acopiara é contemplada com o Projeto Primeiro Passo do Governo do Estado

Diante do grande volume de obras e empreendimentos em andamento no Ceará, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) vem buscando dinamizar a capacitação de jovens no Estado, como forma de contribuir com a formação de mão de obra qualificada para diversos setores da economia, especialmente dos segmentos da construção civil, comércio, serviços e turismo.

De olho no mercado, o Projeto Primeiro Passo, sob coordenação da STDS e em parceria com a Prefeitura de Acopiara e com a CDL local, inseriram 10(dez) jovens no mercado de trabalho, os educandos serão beneficiados na linha de ação Jovem Estagiário, onde receberão uma bolsa do Estado para trabalhar meio expediente em empresas locais, visando o aprimoramento e qualificação.

Esse Projeto foi uma conquista da jovem liderança Will Almeida, Assessor executivo do Secretário Executivo da STDS, Marcelo Sobreira, que assim exprime sua felicidade: “ É com muita felicidade que apresento mais um Projeto na área social no meu município, foi uma conquista que podemos comemorar, pois dentre os 184 municípios do Estado do Ceará, apenas 41 destes serão contemplados no Primeiro Passo na linha de ação Jovem Estagiário, também gostaria de agradecer o apoio do amigo Gleirton Dias, que é o mobilizador municipal do projeto, o intuito é dar uma oportunidade para os nossos jovens acopiarenses terem a primeira oportunidade de emprego, para se qualificarem social e profissionalmente, e assim, ter uma inserção no mercado de trabalho.”

Estudantes da Urca terão gratuidade garantida


Na tarde desta terça-feira, 23, a deputada Mirian Sobreira (PSB) acompanhada da professora Antonia Otonite de Oliveira Cortez, reitora da Universidade Regional do Cariri – URCA e do secretário de Ciências, Tecnologia e Educação Superior do Estado, Dr. René Barreira estiveram com o Dr. Fernando Oliveira, procurador do Estado, buscando encontrar uma saída para manutenção do convênio de repasse para as unidades descentralizadas da Urca de Iguatu, Campos Sales e Missão Velha.

De acordo com o procurador do Estado, inicialmente serão pagos os meses de julho e agosto e uma nova forma de repasse será sugerida pela Procuradoria Geral do Estado – PGE. “Para o caso dos próximos repasses financeiros, uma nova entidade deve assumir, que não seja a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FUNDETEC”, completou.

A deputada Mirian Sobreira, presidenta da Comissão de Ciências, Tecnologia e Educação Superior da Assembleia Legislativa, garante lutar para que nenhum aluno da Urca pague, estudando nos campos descentralizados. “É um compromisso meu e do governador Cid Gomes manter a gratuidade da Universidade”, pontuou.


Padre Zé assume mais um mandato à frente do PP


O deputado federal José Linhares assumirá, nesta quinta-feira, às 19 horas, durante ato no Hotel Amaurama, mais um mandato como presidente estadual do Partido Progressista. No cargo, há mais de 10 anos, ele promete revitalizar a legenda e abrir logo o debate sucessório 2012.

Sobre a disputa em Fortaleza, o PP ainda não decidiu nada, mas o presidente municipal, Jaime Cavalcante, afirma que o partido terá candidato próprio. Quanto ao nome, há uma perspectiva de que o empresário Regis Dias possa ser o ungido.

Jaime, no entanto, deixa claro que nada ainda está fechado sobre o assunto.

PSD oficializa pedido de registro junto ao TSE

“O Partido Social Democrático (PSD), em processo de formação, apresentou hoje no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o requerimento de registro do estatuto e dos órgãos de direção nacional da legenda,que implicará a sua criação. O pedido foi protocolado pelos advogados do PSD por volta das 16 horas desta terça-feira (23).

Além do deferimento do registro do estatuto e dos órgãos nacionais, para que possa participar das Eleições de 2012 e lançar candidatos aos cargos eletivos em disputa, o PSD pediu que lhe seja concedido o direito de utilizar o número 55 como identificador da legenda .

O processo será distribuído a um relator, que examinará se o partido em formação cumpriu todos os requisitos para a sua criação e submeterá o seu voto ao plenário do Tribunal.”

(Com TSE)

FHC culpa Era Lula por corrupção sistêmica


“Sem citar o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o também ex-presidente Fernando Henrique Cardoso responsabilizou o “governo anterior” pelo que classificou como “consolidação” da “corrupção sistêmica” que toma conta do Estado.”

(É preciso) Acabar com a corrupção sistêmica que, na verdade, foi o que foi sendo consolidado no governo anterior (de Lula). Isso é uma tarefa de todos nós – disse Fernando Henrique, depois de participar de um evento com empresários no qual falou sobre “O desafio institucional: como superar o custo-Brasil, a infalação e crescer com sustentabilidade”.


Governador Cid Gomes e os professores estaduais estão mesmo em pé de guerra


O que era para ser somente a inauguração da Escola de Ensino Profissional Monsenhor Expedito da Silveira de Sousa, em Camocim, na noite da última segunda-feira (22), terminou sendo um novo round da briga entre os professores estaduais em greve, e o Governo do Estado, literalmente personificado no governador Cid Gomes.

Tudo começou quando, Cid Gomes visitando as instalações da Escola resolveu receber o representante do Sindicato APEOC na zona norte, Professor Antonio Junior, que estava acompanhado de docentes dos municípios de Camocim, Granja, Barroquinha e Chaval, que queriam lhe entregar um documento requerendo a reabertura do processo de negociação com os professores, em greve desde o último dia 05 de Agosto.

A conversa inicialmente amigável virou discussão que rendeu, e muito. De um lado, professores irredutíveis reafirmando que o governo quer “esmagar” a categoria com as propostas apresentadas no final de julho.Opostamente a isso, Cid Gomes quis até mostrar, no quadro da sala, os cálculos que derrubam por terra, segundo ele, a sustentação dos professores. Deu-se então um embate sem vencedores, com ambos os lado sem retroceder um milímetro em suas convicções.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Pedido de Genecias pelo afastamento de Novais ganha força no PMDB


O PMDB está dividido. Setores do partido já falam abertamente sobre a demissão do ministro do Turismo, Pedro Novais. O deputado federal Genecias Noronha foi um dos primeiros a falar publicamente sobre a possibilidade. Segundo o ex-prefeito de Parambu, "para ter um ministério sem força e fraco é melhor que entregue o cargo".

O discurso do deputado cearense ganhou força no partido. A vice-presidente da Câmara, Rose de Freitas (PMDB-ES), exigiu o afastamento do ministro. "O Pedro Novais precisa sair. Ele tem uma história política e de vida e para reafirmá-la. Não pode ficar nessa de não sabia. Para mim, ele participa, ele tem responsabilidade no que aconteceu no Turismo. Se eu vou montar uma equipe e tem pessoas assim, eu não aceito", disse Rose de Freitas.

Enquanto as divergências internas ganham corpo, a situação de Novais fica ainda mais delicada. Desde a posse, o ministro, que teve a indicação bancada pelo líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), nunca foi recebido em audiência por Dilma Rousseff. A presidente participa de um jantar com a legenda nesta terça-feira para evitar um "racha".

Pimentel ganha apoio do PT para ser líder do governo Dilma no Congresso


Há uma cadeira vaga em Brasília. O deputado federal Mendes Ribeiro (PMDB-RS) aceitou o convite para assumir o Ministério da Agricultura após a queda Wagner Rossi e deixou aberto o posto de líder do governo Dilma no Congresso. O senador cearense José Pimentel foi indicado para o cargo na tarde desta segunda-feira (22) pelo líder do PT no Senado, Humberto Costa.

Mas a presidente Dilma não quer Pimentel. Nada contra o currículo do ex-ministro da Previdência Social do governo Lula. A petista prefere um deputado federal do PMDB para a função, embora ainda sem nome certo.

Enquanto isso...

A bancada peemedebista na Câmara Federal continua tensa. Danilo Forte (CE) não quer Eduardo Cunha (RJ) como relator do novo Código de Processo Civil (CPC). E Cunha ameaça coletar assinaturas para a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para investigar denúncias de fraudes na Fundação Nacional de Saúde (Funasa) durante a gestão de Forte. Michel Temer tenta apagar as chamas dentro do partido.

50 melhores prefeitos do Brasil


A União Brasileira de Divulgação – UBD empresa que faz divulgações através de pesquisas interativas, destacando as melhores administrações municipais do Brasil, nas esferas de educação, serviços sociais, infraestrutura e saúde, realizou recentemente uma pesquisa nacional entre 874 municípios brasileiros e apontou o prefeito do município acopiarense, Antônio Almeida Neto como um dos 50 melhores gestores do Brasil.

Segundo a IBD, a classificação ocorreu após apuração de notas obtidas por alguns critérios indicados na análise. Ainda de acordo com a IBD os itens pesquisados foram: Popularidade do prefeito, orçamento participativo, educação, transparência, redução da mortalidade infantil, eficiência e gerenciamento estratégico com boas práticas administrativas, implantação de programas de capacitação e geração de emprego para os jovens, redução da mortalidade infantil e proteção ao meio ambiente.

Reconhecimento da gestão

O prefeito Antônio Almeida Neto, afirmou estar muito honrado com mais este reconhecimento ao trabalho que ele vem realizando em Acopiara.

“Estamos imensamente honrados e felizes com este reconhecimento da nossa administração, temos realizado um trabalho incansável trazendo obras para todos os recantos do município, investindo em saúde, em educação ,no social, no esporte, na geração de empregos e deste modo, acreditamos que todos os nossos esforços vem gerando mais bem estar as famílias de Acopiara”, citou o gestor.

Antônio Almeida e os demais gestores dos municípios premiados receberão a homenagem e troféu no dia 05 de agosto, em evento que ocorrerá no Hotel Beira Mar, em Fortaleza.

Deputada cobra compromisso do Detran com transporte alternativo do Interior


A deputada Mirian Sobreira se mostrou, na manhã desta terça-feira, 23, no “Pela Ordem”, da Assembleia Legislativa, indignada com a falta de compromisso do Detran-Ce para regularizar o sistema de transporte alternativo no Interior do Estado. Centenas de proprietários de veículos estão sendo prejudicados por terem ficado fora das licitações realizadas pelo órgão de trânsito, perdendo o direito de continuar transportando passageiros da zona rural para a urbana, da Região Centro-Sul.


A parlamentar informou que já procurou o Detran várias vezes e não obteve retorno. “Lá a única coisa que chega com muita eficiência é a fiscalização. Não aceito esse tipo de atitude. As vans precisam de regulamentação para que continuem o trabalho e sirvam à população”, criticou.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Deputada Mirian Sobreira enfatiza participação da mulher na política


Na manhã desta segunda-feira, 22, a deputada Mirian Sobreira participou da 1ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, no município de Farias Brito. A parlamentar tratou do eixo “A Mulher na Política Pública”, em que defendeu a ação feminina como uma das mais importantes para o desenvolvimento do País. “Apesar de já terem alcançado um espaço maior, nós mulheres ainda temos uma participação pequena na política brasileira. Existe a necessidade de implantação de ações afirmativas para mudanças nesse cenário político”, pontuou.

O tema da conferência foi “Autonomia Econômica e Igualdade no Mundo do Trabalho: Mulheres e Pobreza Extrema”, com a discussão voltada para outros eixos, como “Etnia e Gênero”, com a socióloga e professora da Universidade Regional do Cariri, Eudivânia de Oliveira Silva; e “Violência Doméstica”, debatido por Maria Gomes Guedes, vereadora e membro do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher do Crato. O evento aconteceu no Centro Social Urbano de Farias Brito e teve a promoção do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

Pimentel atribui a Ciro Gomes “história de rompimento” entre PT e PSB


O senador José Pimentel, um dos nomes cotados pelo PT para a sucessão de Luizianne Lins em 2012, não acredita que o partido corte os laços com o PSB do governador Cid Gomes. O ex-ministro da Previdência Social, em entrevista à coluna Poder Online (IG), disse que “isso é coisa de Ciro Gomes”.

“Não acredito nessa história de rompimento. Isso é coisa do Ciro Gomes. Ele nunca apoiou um candidato do PT em Fortaleza, por conta de um embate histórico, desde a época dos movimentos estudantis. Já com o Cid, a relação é diferente. Temos uma aliança”, garante.

Ao lado do deputado federal Artur Bruno, do secretário de Cidades do Estado, Camilo Santana, e do assessor governamental Waldemir Catanho, Pimentel integra a lista dos petistas “candidatáveis”.

sábado, 20 de agosto de 2011

Projetos são discutidos nas comunidades, com assistência médica e comemoração do dia dos pais


Neste último domingo, dia 14, Will Almeida levou para as comunidades Sítio Volta, Boa Esperança, Curumatan e Monte Belo a palestrante Gê, funcionária da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado, para discutir projetos paras comunidades, como também a Dra. Lúcia Almeida, que no dia dos pais prestou serviço médico as comunidades participantes.

Foram distribuídos presentes para os pais, se transformando em uma grande festa, e que emocionou e motivou a jovem liderança política Will Almeida em suas palavras: “gostaria que a comunidade acreditasse no trabalho que pode ser realizado pelas associações via governo do Estado, que com trabalho, dedicação dos moradores, os projetos poderão deixar de ser um sonho e passar a ser uma realidade, também gostaria de agradecer a Dra. Lúcia Almeida pela sua contribuição nesse dia tão importante, dia dos pais, pela sua presteza em fazer atendimento médico às comunidades presentes, e dizer para todos que é apenas um início de um trabalho, que se Deus quiser esse trabalho vai ter continuidade em todo o município de Acopiara”.

Festival de Teatro acontece em Acopiara


Entre os dias 20 e 27 de agosto, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) realiza o XXII Fetac – Festival de Teatro de Acopiara. O evento, que visa essencialmente manter um elo entre o teatro e o povo, cria oportunidades para que grupos de teatro do Interior do Estado apresentem seus trabalhos e sejam avaliados por uma comissão julgadora. O Fetac é hoje um movimento sólido, principalmente para o teatro interiorano, e a cada ano observa-se uma melhora significativa na qualidade tanto dos trabalhos apresentados, como dos diretores e atores que participam do evento.

Serão apresentados na mostra competitiva 08 espetáculos de palco no Teatro do Centro Social, que será o principal espaço do evento. Além disso o Festival contará com apresentações paralelas tanto de rua quanto de palco, além de debates, oficinas e apresentações musicais.

O evento também irá premiar com o Troféu Lajes de Teatro e premiação em dinheiro as seguintes categorias: Melhor Espetáculo, Melhor Direção, Melhor Ator e Melhor Atriz.

Ministra Maria do Rosário visita Cecal e parabeniza STDS por ação pioneira


“Muito bom o projeto de ter uma rádio dentro dos centros de internação. Já pedi licença ao secretário Evandro Leitão para levar essa idéia para as outras unidades do País. Acho que vai ser uma boa idéia do Ceará para o restante do Brasil”, concluiu, empolgada, a ministra Maria do Rosário, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), após conhecer a Rádio Geração Livre. A estação foi implantada dentro do Centro Educacional Cardeal Aloísio Lorscheider (Cecal) e é gerenciada pelos próprios socioeducandos, supervisionados pela equipe da STDS. A iniciativa pioneira é uma das ações do Projeto Um Novo Olhar.

Ciceroneada pelo secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará, Evandro Leitão, a ministra Maria do Rosário, que esteve em Fortaleza para o lançamento da Caravana Direitos Humanos pelo Brasil, visitou a unidade na tarde da última quinta-feira, 18. Dentro do Cecal, a ministra conheceu também as demais atividades desenvolvidas pelos jovens e visitou as unidades fabris da Marisol e da Hope, nas quais os internos são capacitados para o mercado de trabalho.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Novo ministro da Agricultura sai nesta 5ª feira


“O vice-presidente Michel Temer disse na noite desta quarta-feira que o PMDB deverá indicar o novo ministro da Agricultura até a manhã desta quinta-feira. O prazo foi estabelecido pela presidente Dilma Rousseff, após receber a carta de demissão de Wagner Rossi.

- O ministro Wagner Rossi me procurou e, por razões familiares, a família o pressionou enormemente. Depois de ter se saído bem em todas as entrevistas, na Câmara Federal e no Senado, de ter defendido sua dignidade pessoal e sua atuação no ministério, pediu-me que o levasse à presidente e entregou carta. A presidente insistiu para que ele permanecesse, dizendo que é um dos melhores ministros. Ele resistiu dizendo que não poderia continuar. Ela lamentou muitíssimo e me pediu que reunisse o PMDB e indicasse até amanhã de manhã (quinta-feira) um novo ministro – afirmou Temer.

Temer reuniu-se com presidente interino do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), e os deputados Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) e Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS), para discutir o nome do partido que será apresentado a presidente. Segundo Temer, são quatro ou cinco nomes. Ele não descartou nenhum dos nomes cogitados: Reinhold Stephanes (PMDB-PR), Mendes Ribeiro Filho e Moreira Franco, ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos.”
(Com Agências)

Eleições 2012 – Nome do PT sai neste ano


O presidente da Câmara Municipal, Acrísio Sena (PT), diz que o nome do candidato do partido à Prefeitura de Fortaleza deve sair no fim deste ano. Para facilitar as conversações com a base aliada.”

(Coluna Vertical, do O POVO)

Em oito meses cai o 4° ministro de Dilma


O ministro da Agricultura, Wagner Rossi, pediu demissão do cargo ontem, após uma série de suspeitas de irregularidades na pasta. Nesta semana, a Polícia Federal abriu inquérito para investigar as denúncias de suposta corrupção no ministério. Há suspeitas de direcionamento de licitação e pagamento de propina.

O ministério enfrenta suspeitas de irregularidades, desde que o ex-presidente da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) Oscar Jucá Neto, irmão do líder no governo no Senado, Romero Jucá (PMDB), afirmou que “há bandidos” no órgão e sugeriu que o ministro Wagner Rossi participava de esquemas de corrupção. Após nova reportagem da revista “Veja”, desta vez sobre a atuação de um lobista no ministério, o secretário-executivo da pasta, Milton Ortolan, pediu demissão do cargo.

Ceará é o segundo do NE em criação de empregos no primeiro semestre


O estado do Ceará é o segundo maior gerador de empregos da região Nordeste no primeiro semestre de 2011, segundo dados do Instituto de Pesquisas e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). As estatíticas mostram que o Ceará apresentou 29.449 novos postos de empregos formais de janeiro a julho deste ano.

Em todo o Nordeste, houve acréscimo de 117.648 empregos formais nos primeiros sete meses de 2011. O estado da Bahia, com 64.861 novos postos de trabalho, foi o que registrou a maior alta. O estado de Alagoas, ao contrário, foi o único da região a apresentar déficit, com perda 26.357 postos de trabalho.

Câmara de Senador Pompeu aprova pedido de cassação


A sessão na Câmara de Vereadores, na noite do dia 16, mais uma vez começou tumultuada. Dessa vez o presidente da Casa Legislativa, Francisco Teixeira Pinheiro, mais conhecido por Chico Pinheiro, resolveu instalar telões para o público ver o trabalho dos parlamentares municipais do lado de fora. Pretendia evitar os problemas ocasionados na última sessão.

Não teve jeito. Tentando evitar a votação do pedido de abertura de processo solicitando a cassação do mandato do prefeito afastado, Antonio Teixeira, o grupo de simpatizantes do gestor público provocou um black-out no prédio. Os vereadores da cidade votaram, aprovaram e assinaram o pedido sob os refletores da câmera da emissora TV Diário.

A Comissão Processante deveria ter sido montada para julgar um pedido feito pela eleitora, Lúcia Aquino, na semana passada. Chico Pinheiro encerrou a sessão antes da votação, alegando tumulto. Ele havia justificado a necessidade de consultar a assessoria jurídica da Câmara.

TCE presta contas sobre auditorias em convênios de kits sanitários


O presidente interino do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Valdomiro Távora, informou, nesta quarta-feira, 17, que do total de 54 municípios a serem inspecionados até o próximo dia 30 de setembro, 16 já receberam as visitas de técnicos do órgão. São eles: Aracoiaba, Baturité, Beberibe, Canindé, Capistrano, Cascavel, Cedro, Chorozinho, Farias Brito, Horizonte, Mombaça, Mulungu, Pacajus, Quixadá, Quixelô e Saboeiro.

A secretária de controle externo do Tribunal, Giovanna Adjafre, e um grupo de analistas de controle externo que visitaram os municípios expuseram os dados verificados até agora, sobretudo no que se refere ao percentual de execução dos kits sanitários. Na ocasião, os deputados esclareceram dúvidas referentes à auditoria com os integrantes da Corte de Contas.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

STDS e Cedi realizam a III Conferência Estadual dos Direitos do Idoso


A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e o Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Cedi) realizam nesta semana, de 17 a 19 de agosto, a III Conferência Estadual dos Direitos do Idoso. Este ano, o tema central será “O Compromisso de Todos por um Envelhecimento Digno no Estado do Ceará”. Durante o evento, será apresentado o Mapa Estadual da Violência contra a Pessoa Idosa e o Cedi emitirá uma nota técnica sobre a situação no Ceará.

A conferência é um evento democrático no qual são avaliados e propostos avanços para a consolidação de políticas públicas e conquista do envelhecimento digno no Estado. Uma das estratégias do processo é garantir a participação ativa do idoso no planejamento, monitoramento e avaliação das políticas públicas ao lado de gestores e conselheiros.

Cid ameaça lançar candidato do PSB à prefeitura de Fortaleza


Do governador do Ceará, Cid Gomes, sobre manter a aliança entre PSB e PT em torno de candidato petista à prefeitura de Fortaleza nas eleições municipais de 2012:

– Vou fazer o que eu puder para manter a aliança, mas não tenho essa obrigação. O PT tem de indicar um nome que agrade ao partido. Se não, o PSB lança seu candidato — disse ao Poder Online.

Luizianne vai cobrar posição de Cid Gomes


As críticas feitas pelo chefe da Casa Civil do Estado, Arialdo Pinho, à prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), via Twitter, não devem sair baratas. A petista garantiu, no último sábado, na Plenária Popular do PT, no Ginásio da Parangaba, que vai procurar o governador Cid Gomes (PSB) para tratar do assunto. “Vou perguntar: como é? A aliança mudou? A conduta mudou?”, advertiu a prefeita, ao questionar a declaração do governador de que Arialdo tinha “todo o direito” de fazer críticas contra a administração municipal, desde que “no ambiente privado”.

“Eu não dissocio as pessoas dos cargos públicos que elas ocupam. Não existe isso em canto nenhum”, rebateu Luizianne. Em entrevista ao O POVO, na última quinta-feira, a prefeita afirmou que já havia procurado o governador e colocado para ele a sua insatisfação e o seu incômodo “em estar sendo ofendida pelo secretário da Casa Civil”. De acordo com ela, Cid teria garantido que situações como essa não voltariam a se repetir.

Além de assegurar que vai procurar Cid, Luizianne também afirmou que tem críticas contra à gestão do governador, apesar de dizer que prefere “preservar as alianças”.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Novas unidades do IFCE serão instaladas em seis municípios cearenses


A presidente Dilma Roussef anuncia na próxima terça-feira (16) no Palácio do Planalto a instalação de mais seis unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no Ceará (IFCE).

Serão beneficiados os municípios de Maranguape e Horizonte, na região Metropolitana de Fortaleza, além de Paracuru, Itapipoca, Acopiara e Boa Viagem.

Durante a solenidade também será confirmada a instalação da Universidade Federal do Cariri, com sede em Juazeiro do Norte e campus avançados em Barbalha e Crato, além do campus avançado da Universidade Federal do Ceará no Vale do Jaguaribe, com sede em Russas.

Nosso Deputado Federal José Nobre Guimarães está de parabéns por mais essa conquista para o nosso município, onde os nossos filhos acopiarenses terão um ensino de qualidade, com maior inserção no mercado de trabalho.

Will Almeida

11 de agosto: dia histórico para o desenvolvimento do Ceará


O Ceará viveu um momento histórico na manhã desta quinta-feira (11). A presidenta Dilma Rousseff e o governador Cid Gomes deram início às obras de terraplenagem da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) e inauguraram dois grandes empreendimentos que darão um novo impulso à economia do Ceará: o Terminal de Múltiplas Utilidades do Porto do Pecém (TMUT) e o sistema de Correia Transportadora. “O Porto do Pecém, assim como todos os equipamentos logísticos de suporte que ele exige, é uma arma dos habitantes do Ceará, e do Nordeste, contra uma ideia muito forte que existe no Brasil, que o Nordeste não pode ter uma Siderúrgica, não pode ter uma Refinaria. Hoje estamos vendo o contrário”, disse a presidenta Dilma Rousseff durante a solenidade Ela ressaltou também que para que esse dia acontecesse, era necessário que o Estado tivesse a frente a liderança política do governador Cid Gomes.

A presidenta também lembrou a instalação da Refinaria Premium II no Ceará, que, segundo ela, junto com o Porto do Pecém refletem o modelo de desenvolvimento da indústria brasileira adotado durante a gestão do ex-presidente Lula, e que terá continuidade em sua gestão. “As ações do Governo no Nordeste tratam de construir Refinarias, mas também tratam de tirar os brasileiros da extrema pobreza. O Brasil é hoje o que é porque o Governo mudou o modelo de desenvolvimento do Nordeste”, exemplificou Dilma.

O Ceará é referência nacional em saúde pública


Mais saúde para o cearense. Nesta quinta-feira (11), a presidenta Dilma Rousseff e o governador Cid Gomes inauguraram a Policlínica de Pacajus, na Região Metropolitana de Fortaleza, e o Polo 1 do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). “A saúde pública no Ceará é referência para o País”, definiu a Presidenta, que destacou ainda o sistema de consórcios utilizado no Estado, onde “várias forças e iniciativas agem de forma conjunta para atender melhor a população utilizando o que cada municípios tem de melhor”.. Dilma destacou que o maior objetivo do SUS é dar um atendimento humano, com data e hora marcadas e equipamentos de tecnologia avançada.

Durante a solenidade, o governador Cid Gomes disse que naquele momento estava sendo dado “um grande passo de dotar o Ceará com a melhor rede pública de saúde do Brasil até o fim de 2012”. Além disso, o Governador reforçou o compromisso de instalar um novo hospital Macrorregional até o fim de 2014 e uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para atender os casos mais urgentes.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que também conferiu a solenidade de inauguração da Policlínica de Pacajus e reiterou as palavras da Presidenta Dilma ao considerar que o Ceará é uma referência na saúde pública do Brasil. O ministro também destacou o empenho do Governo do Estado em trabalhar na interiorização dos serviços de saúde e não concentrá-lo apenas na Capital.

Estiveram presentes ainda na inauguração de Pacajus, o presidente da Assembleia Legislativa, Roberto Cláudio; os senadores Inácio Arruda e José Pimentel; o secretário da Saúde, Arruda Bastos; além de deputados estaduais e federais e autoridades da região.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Presidente do PPS/CE expande ações pelo Interior e admite candidatura na Capital


O presidente do PPS no Ceará, Alexandre Pereira, resolveu reforçar a presença da legenda no Interior de olho em 2012.

Dentro desse objetivo, estará em Capistrano neste sábado, a partir das 15 horas, para empossar “Doutor Emetério” como presidente do PPS desse município.

Doutor Eméterio já é, inclusive, pré-candidato a prefeito desse município.

Sobre Fortaleza, Pereira é claro: o partido vai ter candidato próprio. E ele não afasta a possibilidade de ser o postulante. Lembra que, como candidato a senador, obteve mais de 500 mil votos. Ou seja, ficou conhecido para outros embates.

(Foto – Paulo MOska)