"QUEM SABE FAZ A HORA NÃO ESPERA ACONTECER"

Vandré

Páginas

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Visita da Presidenta Dilma a Estação de Tratamento Oeste (ETA-Oeste) da CAGECE


Em visita ao Ceará nesta segunda-feira (27), a presidenta Dilma Rousseff, ao lado do governador Cid Gomes, visitou as obras e instalações da nova Estação de Tratamento de Água (ETA – Oeste). “O empreendimento é uma parceria do Governo Federal com o Governo do Estado, possibilitando mais 5 mil litros por segundo de água tratada, aumentando em 60% a oferta de água, o que dá segurança para Fortaleza, Maracanaú e Caucaia até 2030”, explicou Cid Gomes.

A primeira etapa, realizada com a supervisão da Secretaria dos Recursos Hídricos, foi finalizada no final de 2010. Foram construídos seis filtros descendentes, uma estação elevatória, reservatório elevado, um sistema de aplicação de produtos químicos, sistema de lavagem de gases, além de toda a área administrativa da estação. Essa estrutura é capaz de produzir 1,5 m³ por segundo de água tratada.


Já a segunda etapa, que está sendo realizada pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), consiste na construção de sete filtros, um reservatório pulmão de água tratada, uma estação elevatória e uma adutora de 11,7 km, com 1.500 de diâmetro. O investimento total previsto é de R$ 158 milhões, dos quais R$ 25,7 da 1ª etapa R$ 132,3 milhões da 2ª Etapa. Atualmente, a obra está 45% concluída e tem sua previsão de conclusão para outubro de 2012.

O ministro Especial dos Portos Leônidas Cristino, o ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra, o vice-governador Domingos Filho, os senadores Eunício Oliveira e José Pimentel, os secretários dos Recursos Hídricos, César Pinheiro e das Cidades, Camilo Santana, o presidente da Cagece, Gotardo Gurgel, o prefeito de Caucaia Washington Goes e a prefeita de Fortaleza Luizianne Lins também estiveram presentes na visita à nova estação.



Alunos Acopiarenses conquistam bons resultados na Olimpíada Brasileira de Matemática

A Educação de Acopiara é destaque a nível nacional. A escola Pe. João Antonio mais uma vez se sobressaiu com bons resultados na Olimpíada Brasileira de Matemática com 4 (quatro) menções honrosas.

Os alunos Pedro Igor, José Marcílio, Lara Iris e Lucas Martins receberão do MEC – Ministério da Educação, certificados pelos méritos alcançados.

É a Prefeitura trabalhando por uma educação de qualidade.

Educadoras Sociais de Brinquedotecas de Acopiara são capacitadas em Fortaleza

A Prefeitura Municipal de Acopiara e o Governo do Estado do Ceará participaram de uma capacitação para educadores sociais de Brinquedotecas, que foi realizada em Fortaleza nos dias 13 a 16 de Fevereiro de 2012.

Quatro mulheres foram escolhidas para representar o município, foram elas: Conceição Pinto, Beatriz de Souza, Josineide Alves e Andriela Souza, que foram certificadas na Câmara Legislativa do Ceará, com a presença da Primeira Dama municipal e Secretária de Finanças, Drª Rosa Almeida. Neste mesmo evento, foi estabelecida, também, a Lei que decreta o dia 28 de Maio, o dia do Brincar no Estado do Ceará.

Segundo a Secretária de Desenvolvimento Social, Maria Aldanila, a Prefeitura municipal vem sempre criando ações para o bem da comunidade acopiarense, através de projetos sociais educativas, como é o caso das Brinquedotecas. Esse projeto é uma mistura de aprendizagem com brincadeira, que tem como público alvo, crianças de várias idades.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Ficha Limpa muda quadro político em Catarina


Após a aprovação da Lei complementar 135/10 (Lei da Ficha Limpa) o quadro político de Catarina muda, o Ex-Prefeito Lamartine (PMDB), que até então era o candidato preferido pelo Prefeito Dr. Jefferson, não poderá mais ser candidato por ter seu nome na lista dos Ficha Suja do TCM-CE (a lista contém os nomes de 1.701 gestores que tiveram suas contas desaprovadas e que não há mais possibilidade de recurso administrativo http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=543109), com isso o PMDB terá a alternativa de lançar o nome do enfermeiro Dr. Rafael Paes de Andrade ou apoiar os nomes do vice Prefeito Frutuoso Rodrigues, apontado pelo (PSDB), ou do empresário Fernando Rodrigues (PSD).

Já a oposição, representada por membros do PSB, PRB, PT, PR e PV estiveram reunidas para definir os rumos da oposição, para os membros dos partidos o nome terá que ser definido até o dia 19 de março, os nomes mais contados para encabeçar a chapa é do Ex-Deputado Ricardo Almeida, que disputou a eleição passada e obeteve uma significativa votação em Catarina e do Cel. Gomes Filho, que na eleição passada foi Vice na chapa de Ricardo Almeida.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Will Almeida conhece de perto projeto social realizado na Vila Esperança


Will Almeida e Dra. Vida foram conhecer de perto o projeto Xadrez com Rapadura, idealizado por nosso amigo e companheiro Antônio Cariry, que tem a sede na Coab da Vila Esperança.

Antônio Cariry vem acrescentando muito na cultura e desenvolvimento social do nosso município, tendo como currículo a pedagogia como formação, precursor do chamado "Teatro Moderno" na Cidade de Acopiara no inicio dos anos oitenta, período da ditadura militar(Segundo divulgação no livro História do teatro no Ceará) e um nato Pesquisador da história regional, com pós-graduação em História e Sociologia, pela Universidade Regional do Cariri. Ministrou aulas de História e Cultura Afrodescendentes nos cursos da Ordem Nazarena ESEA. Professor de história do Liceu de Acopiara. É membro do Lions Clube, da Ong Raízes de Acopiara e da Associação Cearense de Escritores(ACE). É autor do livro 'A defesa armada de Juazeiro'. Enxadrista com rating CBX e FIDE. Desenvolve um projeto de xadrez nas escolas municipais de Acopiara. Blogueiro com destaque no xadrez com rapadura. Ministra aula de xadrez pela Funcap.Trabalha uma produção fundo de quintal sobre a Sedição de Juazeiro. Desenvolve como sociólogo um trabalho voluntário no CENA cVila Esperança.



Confira a resolução do PPS que estabelece prazos e regras a convenções


O Partido Popular Socialista aprovou na última sexta-feira (10/02) Resolução Orgânica que proíbe aos filiados que tenham contra si condenação criminal ou cometido improbidade administrativa a requisição do registro de candidatura para disputar a próxima eleição municipal.

A decisão saiu de uma reunião do Diretório Nacional, ocorrida em Brasília. O documento que adota o critério da Ficha Limpa para seus candidatos será agora enviado à Justiça Eleitoral. De acordo com o que foi aprovado pelo PPS, fica impedido de participar da disputa o filiado que tiver sido condenado por órgão colegiado do Poder Judiciário.

Prazos e regras das convenções

O PPS também definiu os prazos e regras para a realização das convenções eleitorais. De acordo com o documento, elas serão realizadas no período de 10 a 30 de junho.

Prefeitura de Acopiara divulga programação do Carnaval


A administração municipal acopiarense já iniciou os preparativos para a realização de mais uma edição do carnaval de Acopiara que ao longo dos últimos anos vem se consolidando como uma das maiores e tradicionais festas do interior cearense.

Segundo o secretário da cultura, esporte e juventude, Robson Almeida (Robinho), o município está trabalhando para que a festa momina deste ano repita o sucesso das últimas edições. Robinho afirmou ainda que toda a estrutura de palco, som, luz, camarotes entre outros itens de infraestrutura já estão sendo providenciados, além das atrações musicais que promete movimentar todas as noites de carnaval e atrair turistas de diversas partes do estado e de também de estados vizinhos.

ATRATIVOS E SEGURANÇA

Outro atrativo do carnaval acopiarense são os blocos de rua que se somam a folia abrilhantando as quatro noites de festa como, por exemplo, os já tradicionais “Acopiaradus”, “Turma da Cachaça”, “As Virgens”, entre outras agremiações.

Assim como nos anos anteriores a Prefeitura também vai investir na total segurança dos foliões e, portanto também já providencia todo aparato para a realização do evento. E essa questão, segundo o secretário, é um dos fatores que vem contribuindo para o sucesso do carnaval acopiarense.

“Além de uma estrutura gigantesca montada somente para a realização dessa festa, fazemos a contratação de grandes bandas e somado a isso temos zelado pela questão da segurança do folião acopiarense e dos visitantes que voltam sempre com a boa impressão de uma festa tranquila, animada e muito segura, onde pessoas de todas as idades podem aproveitar”, finalizou o secretário Robson Almeida.

Confira as atrações:

Ala Ursa, Solteirões, Curtição, Real, Nanaê, Bota Pra Moer, Louca Mania, Soul Pop, e mais trio elétrico e outras bandas de apoio.

FESTA

O carnaval de Acopiara acontece de 18 a 21 de fevereiro no corredor da folia que fica na Av. José Marques Filho. Saída dos blocos todas as noites no Pólo de Lazer. Domingo e terça-feira, acontecem as vesperais nos fins de tarde, reunindo todos os foliões também na área do Pólo de Lazer.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Programa Juventude em Ação–Sucesso Total


Pela segunda vez, o Programa Juventude em Ação, PROJETO SELO UNICEF MUNICÍPIO APROVADO, desta vez apresentado pelas alunas Daianny, Carusa e Kauane, todas do 9º ano da Escola Francisco Uchôa, foi considerado um sucesso, tanto pela direção da emissora quanto pelos ouvintes, que acompanharam e se manifestaram pessoalmente dando parabéns as locutoras e a escola.

Os assuntos apresentados levaram ao conhecimento de todos como podemos prevenir e evitar as DST’s (Doenças Sexualmente Transmissíveis ).

Com certeza os resultados foram alcançados, manifestaram a coordenação do projeto e o núcleo gestor da escola, “Levamos ao ar assuntos de interesse a todos principalmente a classe juvenil, com uma linguagem popular e bastante esclarecedora”.

Mais uma vez a Escola Francisco Uchôa de Albuquerque, mostra que os resultados obtidos nos projetos em que a escola está inserida, garantem que a única cobrança na escola é pela qualidade na elaboração e realização dos projetos e na educação!



Preferido de Cid, Camilo quer ser o candidato de Luizianne


O secretário estadual das Cidades, Camilo Santana (PT), um dos cinco pré-candidatos petistas à Prefeitura de Fortaleza , disse que quer ser o candidato da prefeita Luizianne Lins (PT).

Deputado estadual mais votado nas eleições de 2010, Camilo é o nome preferido do governador Cid Gomes (PSB) para encabeçar a chapa da provável aliança PT-PSB.

Porém, até o momento a prefeita ainda não demonstrou interesse em indicá-lo para a disputa. “Eu só serei candidato se for o candidato da Luizianne”, disse ontem, no programa Debates do Povo, da rádio O POVO/CBN. “Somos aliados, mas meu partido é o PT. Defendo o nosso projeto”.

A primeira opção da prefeita era o secretário de articulação política da Prefeitura, Waldemir Catanho. Com a desistência dele, Luizianne decidiu apoiar a pré-candidatura do secretário municipal da Educação, Elmano de Freitas.

O futuro da aliança entre PT e PSB na Capital depende, entre outros fatores, de consenso entre os partidos a respeito do candidato. Publicamente, tanto Cid quanto Luizianne têm manifestado o desejo de dar continuidade à aliança.

Entretanto, o chefe de gabinete do Governo do Estado, Ivo Gomes, e o ex-governador Ciro Gomes, ambos irmãos de Cid, defendem que o PSB lance candidatura própria.

Já Luizianne sugeriu o nome do senador petista José Pimentel como opção caso a aliança não prospere e o PT não chegue a um acordo.

“Esse processo tem que ser comandado por Luizianne”, disse Camilo. “O que está em jogo não é o projeto pessoal de ninguém, e sim dar continuidade ao projeto que está em andamento. (...) O PT deve continuar na administração de Fortaleza”.

Provocado por um ouvinte do programa que perguntou por que então Camilo não apoia o candidato da prefeita, já que faz tantos elogios à sua administração, Camilo respondeu: “Eu quero ser o candidato da Luizianne”, sustentou

Mesmo com o cenário indefinido, Camilo diz não acreditar que será necessária a realização de prévias no PT, e afirmou que o partido precisa ter “bom senso” para escolher o candidato.

Durante a entrevista, Camilo Santana evitou críticas à gestão Luizianne, mas apontou a mobilidade urbana como o grande desafio para o próximo gestor da Capital e disse que o atendimento nos hospitais precisa melhorar. .

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

Camilo Santana disputa no PT a indicação com o deputado federal Artur Bruno, o presidente da Câmara Municipal, Acrísio Sena, o vereador Guilherme Sampaio e o secretário municipal da Educação, Elmano de Freitas.

PT realiza debate em clima de campanha

O PT reuniu, ontem, os cinco pré-candidatos que disputam a chance de concorrer à Prefeitura. O encontro ocorreu na sede da legenda, durante o último ciclo de debates sobre a Capital que a sigla iniciou no fim do ano passado. Na ocasião, Luizianne Lins fez um balanço de sua gestão e avisou que, nos próximos dias, o presidente nacional da sigla, Rui Falcão, vem tratar de sucessão em Fortaleza.

Durante o encontro, que lotou a sede do PT, o clima já era de campanha eleitoral, embora, nos discursos, os petistas preguem a unidade. Além de faixas dos pré-candidatos e distribuição de adesivos, alguns dos postulantes levaram militantes.

Para tentar diminuir a disputa interna na sigla, a prefeita também deu seu recado sobre a "unidade" e, enquanto se preparava para uma foto, de mãos dadas aos postulantes, ela pediu, sem microfone e com tom de voz reduzido: "Vamos continuar assim até o fim: de mãos dadas".

No local, o maior grupo era a militância de Elmano de Freitas. A movimentação, porém, segundo ele, é algo natural no PT. O postulante defendeu a unidade e disse esperar um consenso em torno de um nome, mas em nenhum momento cogitou a ideia de desistir da disputa.

Diferente do colega, o deputado Artur Bruno chegou a dizer que até desistiria de pleitear o cargo, desde que o consenso fosse construído em torno de um nome com todos os "critérios" necessários para dar continuidade ao projeto do PT. No entanto, ele lembrou das última pesquisas, inclusive internas, que citam a preferência por seu nome.

Consenso

Já o presidente da Câmara Municipal, Acrísio Sena, mudou o discurso e admitiu que prefere um consenso às prévias, antes defendidas por ele. O petista sugeriu a realização de um debate amplo com os delegados do PT, a fim de discutirem as "teses fundamentais" que a agremiação precisa antes de escolher um nome. "Eu, particularmente, começo a destoar dessa história das prévias".

O secretário de Cidades, Camilo Santana, avisou que Luizianne é que vai conduzir o debate no PT, e o vereador Guilherme Sampaio, em discurso, declarou que a disputa pela Prefeitura não é interna, entre os petistas, mas está fora do partido.

Hélio Parente já foi punido pelo TCM

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) realiza sessão especial, nesta terça-feira, às 17 horas, em sua sede, para empossar o advogado Hélio Parente de Vasconcelos Filho como novo conselheiro daquela corte de contas. Ele vai preencher a vaga do conselheiro Luiz Sérgio Gadelha Vieira, que deixou o cargo para se aposentar em novembro do ano passado.

A escolha de Hélio Parente para a função de conselheiro do TCM foi efetuada pela Assembleia Legislativa na última quinta-feira. Como advogado, ele tem atuação destacada na área eleitoral. Seu escritório já prestou serviços a várias prefeituras, e ele próprio chegou a exercer a função de procurador da Assembleia e da prefeitura de Aquiraz.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Robinho Almeida disputará o cargo de Prefeito nas eleições municipais de 2012 em Acopiara




Nesse domingo, dia 12 de fevereiro, os partidos da base aliada do prefeito Antonio Almeida, PMDB, PTB, PPS, PTC, PR, PCdoB, DEM, PDT e PT (representado pelo líder do governo na câmara municipal o vereador Elias Mandú) reuniram-se e aprovaram por unanimidade a indicação oficial do nome, Robinho Almeida, para disputar as eleições municipais como candidato a prefeito do município de Acopiara.

Além dos presidentes de todos os partidos estiveram na reunião, vereadores, pré-candidatos a vereadores e lideranças políticas do município.

Robson Alves de Almeida Diniz, o Robinho Almeida, atualmente é secretário da cultura, esporte e juventude de Acopiara e presidente da comissão provisória municipal do PMDB, por um ano foi assessor direto do prefeito Antonio Almeida, é advogado, formado em direito pela Universidade de Fortaleza, membro da comissão estadual de defesa do consumidor da OAB-CE e especialista em processo civil e gestão pública.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

CRAS trabalha para inserir jovens em Projeto Social


Em Acopiara, a secretaria do trabalho e desenvolvimento social – STDS, está executando por meio das equipes volantes dos Centros de Referência da Assistência Social – CRAS, em funcionamento no município, um trabalho de mobilização para inclusão de jovens de todos os distritos na faixa etária de 15 até 17 anos para participarem do Projovem Adolescente.

O Projovem Adolescente tem por foco o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, o retorno dos adolescentes à escola e sua permanência no sistema de ensino. Isso é feito por meio do desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho.

Público

O público-alvo constitui-se, em sua maioria, de jovens cujas famílias são beneficiárias do Bolsa Família, estendendo-se também aos jovens em situação de risco pessoal e social, encaminhados pelos serviços de Proteção Social Especial do Suas ou pelos órgãos do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente. Os jovens são organizados em grupos, denominados coletivos, compostos por no mínimo 15 e no máximo 30 jovens. O coletivo é acompanhado por um orientador social e supervisionado por um profissional de nível superior do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Acopiara recebe mais uma ambulância que auxiliará no transporte de pacientes do município


A Secretária de Saúde de Acopiara recebeu uma nova ambulância para a locomoção de pacientes em casos de urgência e emergência do Hospital Municipal Júlia Barreto. O Veículo é um Fiat Doblô, de cor branca, ano 2012 e com ar-condicionado.

Esse transporte chegou ao município de Acopiara no dia 25 de Janeiro de 2012, para facilitar no atendimento da população acopiarense, melhorando as condições de trabalho do transporte de pacientes nas mais diversas situações.

Isso é um trabalho conjunto da Prefeitura municipal com a Secretaria de Saúde, que diariamente, estão buscando recursos e equipamentos necessários para a melhoria da saúde no município.

De acordo com a Secretária de Saúde, Dra. Tereza Cristina, o serviço da saúde no município é uma das melhores, pois já ganhou vários prêmios pela excelência nos atendimentos.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Acopiara entre os municípios que receberão novas UPAs no Ceará


O Ceará terá mais 16 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que se somarão às 32 já em construção ou liberadas pelo Ministério da Saúde, totalizando 48 UPAs 24 horas no Estado. Esse acréscimo foi informado pelo secretário da Saúde do Estado e ele assinala que outras UPAs ainda podem vir para o Ceará.

Os municípios que vão receber as 16 novas UPAs já foram definidos: Acaraú, Acopiara, Boa Viagem, Camocim, Crato, Fortaleza, Granja, Icó, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Morada Nova, Pacatuba, Tianguá, Trairi.

As UPAs 24 horas ficam abertas até mesmo nos finais de semana e feriados. Nas UPAs os médicos prestam socorro em casos de urgência, com apoio do serviço de raio x, laboratório para exames e aparelho de eletrocardiograma.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

STDS recebe consultores do BID

Ontem, dia 01 de fevereiro, o Secretário Executivo da STDS, Marcelo Sobreira, juntamente com a coordenação do trabalho, receberam a visita de consultores do Banco Interamericano de Desenvolvimento, visando parcerias futuras na área de empreendedorismo e geração de emprego no Estado do Ceará. O nosso Estado hoje é considerado um grande parceiro do BID, obtendo excelentes resultados.



segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

PSB irá lançar candidato a Prefeito em Catarina


Em recente reunião com o Deputado Domingos Neto, foi definido que o PSB terá candidato em Catarina, já sabemos que a chapa será composto com os nomes do Cel. Gomes Filho e Ricardo Almeida ambos PSB, sendo que não sabemos ainda qual dos dois irá encabeçar a chapa como Prefeito, isso só os números dirão, o importante é que o Grupo da oposição, composto pelo PSB, PRB, PT, PV e PR estará unido para que possamos construir um projeto de mudança para Catarina.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Acopiara - Seminário de Articulação Setorial para o Desenvolvimento da Região do Distrito de Trussu


No último dia 18 de dezembro, às 15 horas, a Vice-Prefeitura organizou o Seminário de Articulação Setorial para o Desenvolvimento da Região do Distrito de Trussu, em Acopiara, oportunidade onde foram discutidos os novos rumos de citada região com vistas a elaboração e implementação desta nova plataforma de desenvolvimento local, centrada no desenvolvimento comunitário organizado e projetos para este setor, que, em Acopiara congrega o movimento comunitário organizado, através da Federação das Associações Comunitárias do Município de Acopiara – FAMA; da União das Associações do Municipio de Acopiara – UNASCA, bem ainda, da participação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Município e Sindicato dos Servidores Públicos.

Para este seminário, parceiros imprescindíveis se fizeram presentes, a exemplo da Assessoria da Deputada Mirian Sobreira, através da Chefia de Gabinte, na pessoa do Dr. Will Almeida, dos representantes do BNB, do SEBRAE e representante do Deputado Estadual Dedé Teixeira, além das instâncias do Poder Executivo Municipal e entidades acima citadas.

A experiência mostrou-se rica com a participação ativa dos membros das oito Associações Comunitárias que compreendem a área geográfica da região voltada para o evento e, deste momento, ficaram formulados requerimentos dirigidos ao município de Acopiara e às entidades presentes com destaque para requerimentos entregues em mãos ao Assessor de V. Excelência, com destaque para o requerimento da implantação de uma torre de telefonia no Distrito de Trussu entre outros entregues ao Ilustre Assessor citado para conhecimento de V. Excelência, e aos quais ora nos referimos requerendo o zelo nas providências ao cargo de Vosso Valoroso Gabinete.

Neste sentido, é o presente expediente, também, para agradecer à presença do Gabinete de V. Exa. ao evento, através do Chefe de Gabinete designado por V. Exa., o que, em muito, enriqueceu a experiência do seminário e do qual se espera a parceria para a formulação conjunta de projetos produtivos voltados para a região e membros das Associações envolvidas nas discussões do seminário, os quais, oportunamente, serão especificados e levados ao conhecimento deste honroso Gabinete.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

TCM prepara ação contra desmontes nas prefeituras


Diante da grande incidência de denúncias de crime nas prefeituras em período pré-eleitoral, o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) se organiza para intensificar, neste ano, a fiscalização no Interior do Ceará. O objetivo é evitar a ocorrência de desmonte do patrimônio público em cidades onde os prefeitos não poderão concorrer à reeleição. O Tribunal já tem um convênio de cooperação com o Ministério Público Estadual e, em breve, deverá discutir com o órgão algumas estratégias de atuação em conjunto.

O trabalho de fiscalização das prefeituras deverá ocorrer independente das inspeções ordinárias que já são realizadas pelo TCM em sua programação normal de trabalho. A procuradora de contas do TCM, Leilyanne Feitosa, evita detalhar o assunto antes da discussão com o MP Estadual, mas adianta que o trabalho mais intenso de fiscalização “in loco” está sendo planejado e deverá ser iniciado em abril.

Leilyanne Feitosa considera muito pequeno o período de transição das gestões municipais (que compreende o período após a eleição de outubro até a posse do prefeito no início de janeiro) para fazer uma análise prévia da maneira como será entregue a administração de determinado município. “Nós não vamos ficar esperando as eleições terminarem para dizer a questão é essa. Nós não vamos retratar a gestão só novembro e dezembro”, declara a procuradora.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Cícero Ramos é eleito o melhor vereador de 2011 pelo LEO Clube de Acopiara

Vereador Cicero Ramos(PPS) e Will Almeida(PPS)

As principais personalidades da cidade foram homenageadas pelo LEO Clube de Acopiara, dentre elas estava Cícero Ramos, como melhor Vereador, que no ano de 2011 se destacou em seus trabalhos legislativos, eleito pelo povo de Acopiara, com maior eleitorado concentrado no bairro dos Moreiras, é lider do PPS na Câmara Municipal.

A sua grande atuação na Câmara também o levou a conquistar o prêmio do Instituto Tiradentes, como um dos melhores vereadores do Estado do Ceará.

Em um jogo de gato e rato, Luizianne e Cid Gomes evitam encontro



O governador Cid Gomes não apareceu durante a solenidade de assinatura de ordens de serviço para as obras da Copa do Mundo. Sua ausência pode legitimar o que há tempos se especulava: o fim da aliança política entre a prefeita Luizianne Lins e o Governador.

Como um jogo de gato e rato, Luizianne não prestigiou a visita ao Centro de Eventos. Cid, por sua vez, evitou o encontro no Castelão. A reciprocidade no empenho de evitar encontros promete durar por mais algum tempo.

Na manhã desta terça-feira (17), o vice Domingos Filho representou o socialista durante a visita realizada pelo comitê da FIFA ao Centro de Eventos. Foi no Palácio da Abolição que Cid se reuniu com o pessoal da FIFA e o Ministério do Esporte, durante um almoço. A coletiva, prometida pela assessoria do Palácio, foi suspensa e o Governador se mantém distante da imprensa.

Oposição se articula para enfrentar candidato de Luizianne

Vereadores de oposição se reuniram nesta terça-feria, 17, em restaurante da Capital, para tratar das eleições 2012. Marcelo Mendes (PTC) e Jaime Cavalcante (PP) conversam para tentar emplacar uma coligação envolvendo, além de suas próprias legendas, o PDT de Heitor Férrer, o PPS de Alexandre Pereira, o PR de Lúcio Alcântara, entre outras siglas.

O encontro faz parte de uma série de reuniões que acontecem desde o mês passado. Segundo Heitor Férrer, a intenção é verificar a possibilidade de unir os projetos políticos e a estrutura partidária das legendas para concorrer juntas com o candidato oficial da situação, com fortes possibilidades de ter juntos na linha de frente de campanha a prefeita de Fortaleza Luizianne Lins (PT) e o governador do Estado Cid Gomes (PSB).

Um nome para encabeçar a chapa, no entanto, ainda não é consenso. Cada partido apresenta uma opção e a definição só deverá sair no final de fevereiro. Para a próxima semana está previsto um encontro com a participação de dirigentes partidários como o deputado federal André Figueiredo (PDT) e o ex-governador Lúcio Alcântara (PR), quando as decisões podem começar a tomar forma.

Marcela Belchior
marcelabelchior@opovo.com.br




Impasse faz PT procurar o Diretório Nacional


Depois de Luizianne Lins, ontem foi a vez do deputado federal José Nobre Guimarães se reunir com o atual presidente do Diretório Nacional do PT, Rui Falcão. Durante a conversa, o presidente avisou ao colega que, além de manter o diretório da Capital unido na indicação do pré-candidato à Prefeitura, é dever dos dirigentes locais fazer o maior esforço possível para preservar a aliança com o PSB.

Minutos antes de embarcar para São Paulo, onde Guimarães foi exclusivamente para se reunir com Rui Falcão, o deputado federal cearense deixou claro, durante entrevista, que o nome de sua preferência para disputar a Prefeitura de Fortaleza é o do Secretário de Cidades do Estado, Camilo Santana, opção que agrada ao governador Cid Gomes (PSB), mas não conta com o apoio da prefeita.

Agora, o próximo passo em relação a escolha do pré-candidato petista é uma reunião que José Guimarães disse ter agendada para amanhã com a prefeita Luizianne Lins, presidente estadual do PT Ceará. O parlamentar se recusou a dar prazo sobre a divulgação do nome e adiantou que "o protagonismo" da indicação é de Luizianne. "Por ser presidente e, sobretudo, por ser a prefeita, ela que tem que nos dizer qual é a opção", justificou.

Prazo

No entanto, embora tenha preferido não adiantar data para o anúncio do nome petista, já que a prefeita Luizianne Lins descumpriu o prazo dado por ela mesma de apresentar a escolha do PT até o dia 15 de janeiro, o deputado Guimarães disse acreditar que, pelo rumo das negociações e das conversas ocorridas nos últimos dias entre lideranças de sua sigla, até o feriado de Carnaval a sua agremiação deverá ter entrado em acordo sobre o nome do candidato petista.

Depois disso, é a vez do governador Cid Gomes entrar nas negociações, pois é somente com o seu aval sobre o pré-candidato que o PSB irá manter a orientação dada por Rui Falcão em relação à manutenção da aliança governista. "Nós representamos um projeto nacional e a orientação de Rui é que em Fortaleza, Recife e Salvador a gente ajude a consolidar a aliança", acrescentou Guimarães.

De acordo com o deputado José Guimarães, até o início de fevereiro, o PT irá realizar um encontro de presidentes estaduais do partido, momento em que as eleições municipais deste ano também entrarão na pauta de debates. Nos próximos dias, os prefeitos da sigla também serão chamados em um evento sobre o assunto.

O parlamentar petista negou ter levado o nome específico do secretário e Camilo Santana para uma avaliação de Rui Falcão, afirmando ter apresentado ao presidente nacional da legenda a lista completa com as outras opções do PT Fortaleza para a disputa, como os dos vereadores Acrísio Sena e Guilherme Sampaio, além do deputado federal Artur Bruno.

Indicação

No último sábado, foi a prefeita Luizianne Lins quem procurou o presidente do Diretório Nacional, Rui Falcão, a fim de tratarem juntos da situação da Capital, devido ao impasse que permanece entre lideranças cearenses da agremiação sobre a indicação de um nome para as eleições municipais deste ano.

Enquanto isso, os partidos que integram a base aliada aguardam a decisão do PT para poderem se posicionar em relação à manutenção ou não da aliança governista na cidade. Dirigentes estaduais de siglas que apoiam a gestão já avisaram que pretendem participar ativamente das negociações para escolher o candidato petista. Isso porque no entendimento deles todos os partidos devem opinar sobre a questão.

PCdoB discute estratégias


Já preparando a militância para a campanha eleitoral, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) começa, ainda neste mês de janeiro, a realizar uma série de fóruns com o objetivo de discutir a escolha de candidatos e formação de coligações. A meta da sigla no Ceará para este ano é lançar candidatos a vereador nos 154 municípios onde desenvolve atividades políticas e pelo menos candidatos a prefeito.

A expectativa da direção estadual é eleger pelo menos 12 prefeitos e 130 vereadores, o dobro do que elegeu em 2008, quando saiu do pleito com 56 vereadores e cinco prefeitos, sendo eles dos municípios de Maranguape, Crateús, Graça, Potengi e Jucás.

Embate

O partido conta com 66 vereadores e cinco prefeitos. No atual mandato, a direção regional desfiliou o prefeito de Jucás, José Helânio, e recebeu a filiação do prefeito de Farias Brito, José Vandevelder Freitas Francelino, eleito pelo PSL.

Com o intuito de organizar o PCdoB para o embate eleitoral, a partir do dia 28 deste mês, serão realizados fóruns regionais para discutir estratégias de campanha e preparar os diretórios e comissões provisórias para organizar as convenções.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

LEO Clube de Acopiara realiza o maior e melhor Baile das Personalidades de sua história!


Inesquecível. É esse o melhor adjetivo para descrever o que foi o IX Baile das Personalidades realizado pelo LEO Clube de Acopiara.

Numa noite esplendorosa, as principais personalidades da cidade foram homenageadas. Na ocasião o LEO Clube de Acopiara mostrou todo o seu potencial ao realizar uma festa com tamanho capricho e organização.

Eram perceptíveis as mudanças ocorridas no formato da festa e todos os empresários aprovaram as inovações. O LEO Clube foi muito elogiado por todos e o evento adquiriu a credibilidade necessária perante a sociedade.

Estiveram presente o Presidente do LEO Clube, C.LEO Leandro Florentino, o Presidente do LIONS, C.L Eduardo Gaspar, o Presidente do LEO JUNIOR JCM, C.LEO JUNIOR Eurismar Souza, o Casal Governador do Distrito LA-4, C.L Lyryal Rolim e sua Domadora, Ca.L Hortência, o Presidente do Distrito Múltiplo LEO LA, C.LEO Ney Werbson, a Vice-Presidente Distrital, C.LEO Tereza Cristina, o Vice-Prefeito e Presidente da AVIPRECE, Tião Mandú, além do ícone da cultura acopiarense, o cordelista Moreira de Acopiara, que abrilhantou a festa com sua presença ao recitar uma bela poesia. Companheiros de Mombaça, Iguatu, Ipaumirim, Várzea Alegre e Sobral também prestigiaram nosso evento.

Na solenidade foi entregue a Comenda "O Lavrador" ao Padre Crisares Sampaio Couto, devido aos seus relevantes serviços prestados à comunidade. O momento da entrega foi emocionante e todos o aplaudiram de pé.


Também foram homenageados o Jornal Folha do Sertão, parceiro na realização do IX Baile das Personalidades, o C.LEO Tony Monnis, o C.L "Seu Chico", o C.L Lyryal Rolim, a Cia. Deus Baco de Teatro, o LEO Clube de Mombaça e o Cerimonialista Idalmi Gonçalves.

A C.LEO Fátima Gomes aproveitou a oportunidade para falar sobre a XIII Conferência do Distrito LEO LA-4, evento que será realizado em junho em Acopiara. Na ocasião, foi apresentado um vídeo exaltando as belezas da nossa Terra do Lavrador.

Confira abaixo a lista dos vencedores do IX Baile das Personalidades:

Academia – R2 Academia
Advogado – Dr. Rogério Barroso
Atacadista – Miguel Jácome
Autoescola – Piancó
Bar – Rei do Espetinho
Bomboniere – Ki-Balas
Buffet – Francina Buffet
Cartório – Cartório de 2º Ofício Manoel José
Casa Agrícola – Casa do Camponês
Cerâmica – Rufino
Churrascaria – Menino Jesus
Clínica – Reabilit
Diretora de Escola Estadual – Tia Lígia
Diretora de Escola Municipal – Silvana
Distribuidora de Bebidas – Coapibel
Distribuidora de Gás – Liquigás
Empresa de Transportes – Cooprecensul
Empresário – José Leite
Enfermeira – Dra. Luciane Tavares
Engenheiro – Presley Gonzaga
Entidade Social – LIONS Clube
Escola Particular – Educandário Emília de Lima Pinho
Escola Pública Estadual – Escola Estadual de Educação Profissional Alfredo Nunes de Melo
Escola Pública Municipal – Escola de Ensino Fundamental Padre João Antônio
Equipadora de Som – Ferreira Som
Fabricante de Fardamentos – Elery Fardamentos
Farmácia – Menino Deus
Fisioterapeuta – Dra. Patrícia Guedes
Frigorífico – Frigotil
Funerária – Caminho do Céu
Gerente Comercial – Guilherme Oliveira
Grupo Musical – Forrozão Tô Na Farra
Hotel – Restaurante e Pousada Cantinho do Céu
Lan House – Infocyber
Lanchonete – Big Point
Locadora de Vídeos – Dvd.com
Locutor – Gualter Jr.
Loja de Aluguel de Roupas – Mirriá Maison
Loja de Bijouteria – Toda Chick Bijoux
Loja de Decoração – Mart’Art
Loja de Grife – Florinda Boutique
Loja de Material de Construção – Amecon
Loja de Móveis – Moveletro
Loja de Peças – Auto-Peças Pereira
Loja de Tecidos – Casa dos Tecidos
Loja de Utilidades Domésticas – Acopiara Importados
Loja Infantil – Mamo Baby
Loja Popular – Quirino Variedades
Médico – Dr. Vilmar
Mercadinho – São Francisco
Mercantil – Albuquerque
Odontóloga – Dra. Cristelites Gurgel
Oficina Mecânica – O Aluísio
Oftalmologista – Dr. Roberto Barreira
Órgão Público – Secretaria da Educação
Ótica – Boa Visão
Padaria – Padaria do Bido
Papelaria – Bazar e Papelaria Albuquerque
Perfumaria – O Boticário
Pizzaria – O Esquinão
Posto de Combustível – Posto Luiza
Professora de Ensino Fundamental – Cláudia Justino
Professora de Ensino Infantil – Tia Graça
Professor de Ensino Médio – Carlos Aragão
Provedor de Internet – Infocyber
Rádio – Lajes FM
Restaurante – O Edglê
Revenda de Motos – Centro-Sul Motos
Salão de Beleza Feminino – Clínica de Beleza Bia Marinho
Salão de Beleza Masculino – Beleza Pura
Secretário Municipal – Vicente Júnior
Serraria – São Francisco
Sex Shop – Afrodite
Taxista – Anchiêta
Vendedores – Pedro Neto e Jacyara (Florinda Boutique)
Venda de Frutas – Feirão das Frutas
Vereador – Cícero Ramos
Vidraçaria – VidrArte

Após a entrega das placas de homenagem e das lembrancinhas foi servido um delicioso ao jantar ao som de música ao vivo de qualidade.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Deputados reduzem contato com suas bases


Eles foram eleitos para legislar e fiscalizar o Governo, porém, logo após o pleito de 2010, passaram a integrar o Poder Executivo. Hoje, longe da Assembleia Legislativa, deputados licenciados que assumiram Secretarias da gestão Cid Gomes (PSB) destacam suas experiências em pastas estaduais, mas revelam que, apesar de estarem satisfeitos, enfrentam dificuldades para continuarem atuando politicamente em bases eleitorais, além de terem se mantido longe do que se passou no Parlamento em 2011.

Esse é caso do deputado estadual Gony Arruda (PSD). Ele deixou o PSDB para se aliar ao Governo estadual, logo depois de ter recebido o comando da Secretaria do Esporte (Sesporte), cargo no qual ele diz estar satisfeito. Porém, apesar da experiência e diálogo constante que ele diz estar construindo com diferentes segmentos do Esporte, o parlamentar, licenciado deste o início de 2011, reconhece: é mais "difícil" acompanhar suas bases eleitorais, agora, devido à demanda diária de trabalhos na Pasta.

Intervalos

Por conta disso, Gony afirmou que precisa buscar tempo nos intervalos de suas tarefas na Secretaria para manter contato com suas bases. "Evidente que a demanda do Estado é grande e meu envolvimento com a Secretaria é total", relata.


Acrescentou, ainda, Gony Arruda, que a sua experiência de três mandatos como deputado estadual contribuiu para o desempenho de seu trabalho no cargo do Executivo.

Já a situação do ex-líder do Governo na Assembleia, Nelson Martins (PT), é um pouco diferente. Hoje, o petista está no comando da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), que possui uma forte atuação na zona rural.

Porém, embora esteja em contato constante com suas bases eleitorais, devido às viagens que precisa fazer para o Interior do Estado, não tem conseguido fazer um trabalho político em seus redutos justamente porque está dando prioridade a sua atuação de secretário.


Longe


O secretário Nelson Martins, assim como o gestor Gony Arruda, admite ter se mantido longe da maior parte do que ocorreu no Poder Legislativo durante o todo o ano passado, mas os dois parlamentares são unânimes ao admitirem que seus colegas têm feito uma defesa positiva do Poder do qual, agora, os dois deputados licenciados também compõem, o Executivo.


Então, enquanto Gony Arruda, durante entrevista, garantiu que os parlamentares, dos quais foram colegas durante vários anos, "mantiveram o bom nível do debate", Nelson Martins assegurou que essa mesma equipe "fez boa defesa do Governo", apesar dos dois momentos que o petista considerou "difíceis", a greve dos professores e a crise na Segurança Pública.

Já o ex-governador do Ceará, Professor Pinheiro (PT), eleito pela primeira vez para o cargo de deputado e escolhido para dirigir a Secretaria de Cultura (Secult), ficou mais tempo na Assembleia em 2011, devido a disputas na Justiça pelo mandato, que ele acabou conquistando no segundo semestre.


Agora, longe do Parlamento desde o mês de agosto, o deputado licenciado afirmou que precisa usar os seus finais de semana para manter contato com suas bases eleitorais. "Nos finais de semana nos quais eu deveria estar com família, eu aproveito para conversar com grupos sociais, sindicatos e assentamentos rurais e outros setores", ressaltou Professor Pinheiro.


Avaliação


Em uma rápida avaliação que o ex-governador fez sobre o trabalho dos deputados estaduais que permanecem na Assembleia, Professor Pinheiro diz que o Legislativo cumpriu o seu papel, e acrescentou: "O Parlamento tem sido uma caixa de ressonância dos debates que ocorrem no Estado. Tivemos esse ano bons debates e bons embates de ideias", pontuou.


Além de Nelson Martins, Gony Arruda e Professor Pinheiro, também foram nomeados pelo governador para assumirem Secretarias os já veteranos no Executivo, deputado Mauro Filho (PSB), que permanece há vários anos na Secretaria da Fazenda; Camilo Santana (PT), que trocou a Secretaria de Desenvolvimento Agrário pela Pasta de Cidades; assim como Ivo Gomes (PSB), que retornou à Chefia do Gabinete de Cid Gomes.