"QUEM SABE FAZ A HORA NÃO ESPERA ACONTECER"

Vandré

Páginas

quinta-feira, 28 de abril de 2011

STDS promoverá festa do trabalhador na capital cearense


O cidadão fortalezense que passar pelo Conjunto Ceará, neste domingo, 1º de Maio, receberá vários serviços prestados pelo Governo do Estado. A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) promoverá a Festa do Trabalhador, comemorando o Dia Internacional do Trabalho. Será uma programação repleta de atividades e lazer no Centro de Inclusão Tecnológica e Social (CITS), do Conjunto Ceará.

A programação será composta de palestras sobre a temática do trabalho, apresentações artísticas, esportivas e culturais e serviços para a comunidade: emissão de Carteira de Trabalho, certificação de artesãos no balcão da Ceart, exposição de artesanato. Ainda será ofertado serviço de fotos 3×4 e informações sobre o Programa Bolsa Família e os projetos da STDS.

Supremo decide que suplente da coligação deve tomar posse


Por 10 votos a 1, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu que um deputado federal que se licencia deve ser substituído por um suplente de sua coligação e não de seu partido. O resultado modifica entendimento do próprio tribunal, do final do ano passado, que poderia provocar uma verdadeira dança de cadeiras na Câmara.

Os ministros do Supremo entenderam que, em caso de substituição, deve ser considerado o fato que os deputados são eleitos com base nos votos de toda a coligação e não só de sua sigla. Também disseram que o direito é dos suplentes da coligação por uma questão de “segurança jurídica”, afinal são eles –e não os candidatos do partido– que recebem da Justiça Eleitoral o diploma de suplentes.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Genecias Noronha e Raimundo Macedo próximos de assumirem PSD no Ceará


Os deputados federais Genecias Noronha e Raimundo Macedo estiveram reunidos na noite desta terça-feira, 26, em Brasília com o senador Sergio Petecão e pelo telefone com o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. A pauta do encontro foi a filiação deles ao novo partido em criação no Brasil, o PSD. Genecias Noronha está bem cotado para assumir a presidência regional do PSD no Ceará. Raimundo Macedo deve virar o primeiro vice-presidente do partido no Estado.

A adesão de Genecias Noronha e Raimundo Macedo depende agora só de detalhes políticos. Os dois parlamentares não querem aderir ao PSD antes de conversarem com o governador Cid Gomes, que regressa hoje da China. Genecias e Raimundo Macedo também pretendem ter um encontro com o vice-presidente Michel Temer, com o líder do PMDB na Câmara, deputado Henrique Alves e com o senador Eunício Oliveira. Essas reuniões podem acontecer no decorrer desta quarta,27, em Brasília.

FHC admite possibilidade de fusão entre PSDB e DEM


O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso admitiu nesta terça-feira (26) que existe a possibilidade de fusão entre o PSDB e o DEM, mas ressaltou que as conversas são “preliminares”.

“Existem propostas nesse sentido. São aspectos delicados. Acho que o mais importante é manter a coesão dos partidos e, desde logo, dizer: aconteça o que acontecer, vamos nos manter unidos com certos objetivos maiores. Não sei qual a tendência, se vai haver fusão ou não”, afirmou FHC.

Ele, no entanto, negou relatos de que se reuniria amanhã com lideranças do PSDB para discutir a eventual fusão com a outra grande sigla oposicionista.

“Se tem reunião marcada eu não estou sabendo”, brincou o ex-presidente.

As declarações forem feitas durante evento no Instituto FHC que debateu a situação política e econômica na Venezuela e recebeu várias lideranças de oposição ao presidente Hugo Chávez.

Mas o ex-presidente deixou claro que sua preocupação mais urgente é a debandada nas fileiras tucanas, em especial a saída do ex-deputado Walter Feldman do PSDB para o PSD, recém criado por Gilberto Kassab.

“Eu acho lamentável a saída de qualquer pessoa, sobretudo de uma pessoa importante. No momento nós devemos fazer um esforço pela coesão. Faço até mesmo um apelo. Não é o momento de ampliar divisões”, disse o presidente de honra da PSDB.

“Se quisermos ter um objetivo maior, como têm os venezuelanos hoje, que é de voltar a ter uma situação em que o PSDB possa exercer um papel construtivo na república, temos que estar unidos”, afirmou, numa referência à próxima disputa presidencial de 2014.

Segundo ele, “esse esforço implica em que as várias tendências do partido entendem que tendências são normais, que opções por pessoas são normais. O que não é normal é ruptura”, acrescentou.

O ex-presidente não discursou durante o evento, mas elogiou os participantes do encontro, em especial a liberdade de tom dos jovens oposicionistas venezuelanos, que fizeram duras críticas a Chávez.

FHC disse que, ao contrário dos jovens venezuelanos, prefere ser cada vez mais prudente com declarações públicas e brincou com a polêmica gerada pelo recente artigo publicado na revista “Interesse Nacional”, no qual defendeu que o PSDB desistisse dos votos do “povão” para investir na nova classe média.

“Passei a ser cautelosíssimo. Pensei que ninguém fosse ler”, disse, arrancando gargalhadas do auditório.

(Folha.com)

PMDB quer ter candidato a prefeito de Fortaleza


“O PMDB deve ter candidato a prefeito de Fortaleza em 2012. A tese está ganhando corpo dentro do partido, segundo o deputado federal Danilo Forte. “Há um vazio na gestão municipal e o desejo de renovação. O PMDB tem tudo para preencher esse vácuo, até porque temos na memória o que foi essa cidade na Era Juraci”, diz ele.

O PCdoB também avisa que terá candidato, bem como o PT e o PV em fase de crise.

Pelo visto, os aliados de Cid Gomes (PSB) fizeram ouvido de mercador no recado que ele deu sobre eleiçãos 2012, segundo o qual, só entrará na campanha onde houver consenso.”

terça-feira, 26 de abril de 2011

PSB rechaça aliança com PSD em 2012


O vice-presidente nacional do PSB, Roberto Amaral, durante o feriado da Semana Santa, em Fortaleza, reuniu-se com alguns militantes e interpretou o cenário político nacional, além de certificar que o PSB deverá ter candidato próprio nas eleições municipais de 2012, desde que não prejudique a aliança local.

Ao O Estado, Amaral explicou que as constantes desavenças públicas entre os ex-presidentes, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Fernando Henrique Cardoso (PSDB), têm estimulado o PSB a incentivar o crescimento do PSD, do governador Gilberto Kassab.

Isso porque o surgimento de outra legenda abre opção de debate em São Paulo, além de ajudar no desenvolvimento das políticas estratégicas do governo Dilma Rousseff. “O PSD será um partido forte para melhorar ainda mais a democracia brasileira”, arriscou. Todavia, o socialista negou que tal afirmação seja uma sinalização de aliança, visando às eleições de 2012, inclusive, na capital paulista.

Campos X Gomes
Amaral, por sua vez, fez questão de afirmar que os Ferreira Gomes e Eduardo Campos, presidente nacional do PSB e governador de Pernambuco, venham travando qualquer disputa dentro do partido, como sempre é noticiada. Segundo ele, os correligionários possuem, apenas, opiniões divergentes, o que é normal dentro de qualquer partido democrático. De acordo com ele, somente, um partido stalinista defenderia a unanimidade de ideias, e não é o caso do PSB, que é “totalmente democrático” para se estabelecer o contraditório e o debate político entre seus filiados. Sobre as eleições municipais de 2012, Amaral lembrou que a orientação nacional é ter candidatura a prefeito em todas as capitais brasileiras, com mais de 500 habitantes.

Fonte: O Estado

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Delúbio já pode até disputar mandato em 2012


“Decidido a retornar aos quadros do PT, o ex-tesoureiro Delúbio Soares já encontra no partido até mesmo quem o apoie em um eventual plano de disputar as eleições municipais do ano que vem. Delúbio, que tenta desde 2009 convencer os antigos colegas a aceitarem sua refiliação, poderá finalmente obter uma resposta do comando partidário no fim deste mês.

Após várias tentativas frustradas, o caso de Delúbio poderá ser incluído na pauta de discussões da próxima reunião do diretório nacional do PT, marcada para os dias 29 e 30 de abril, em Brasília. Pivô do escândalo do mensalão, que marcou a maior crise política do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-tesoureiro quer autorização para apresentar uma ficha de filiação ao diretório municipal de Goiânia, onde montou sua base política.

Dentro do partido, é praticamente consenso que, se o assunto de fato entrar na pauta, Delúbio não deve ter dificuldades para obter apoio da maioria dos 81 membros do diretório nacional. Desde que sua refiliação ocorra pelo menos um ano antes da eleição, ele poderá se apresentar ao partido como possível candidato a uma vaga na Câmara Municipal de Goiânia.

“Se o diretório aprovar a refiliação do Delúbio, ele passa a ter os mesmos direitos de todos os filiados. Isso inclui o direito de votar e ser votado. E, tendo apoio, ele tem todo direito de sair candidato a vereador”, afirma Paulo Ferreira, um dos defensores da volta do ex-tesoureiro e seu sucessor na Secretaria de Finanças do partido após a eclosão da crise 2005.

Por enquanto, Delúbio tem dito a aliados que não quer se lançar candidato. Internamente, entretanto, as declarações são entendidas como uma espécie de medida preventiva. A ideia seria evitar que a repercussão sobre o assunto interfira em seus planos de obter aval do diretório para a refiliação. Na avaliação de alguns petistas, este foi um dos fatores que ajudaram a esvaziar a última tentativa de Delúbio de voltar à sigla, em 2009.

Na época, Delúbio cogitava concorrer a uma vaga de deputado federal na eleição de 2010. No entanto, prevaleceu a avaliação de que o tema poderia provocar uma repercussão negativa em um momento decisivo para o PT – o então presidente Lula tentava eleger a sucessora Dilma Rousseff. Assim, dirigentes petistas acabaram convencendo o ex-tesoureiro a retirar o pedido.”

(iG)

Guimarães descarta possibilidade de continuar coordenador da bancada


“O deputado federal José Nobre Guimarães (PT) afirmou ontem que está descartada a possibilidade de continuar como coordenador da bancada federal cearense.

A hipótese havia sido levantada pelo deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB) que, assim como outros parlamentares, reclama de demora na definição do novo coordenador da bancada cearense. Conforme O POVO mostrou no último sábado, Artur Bruno (PT) e Chico Lopes (PCdoB) também reclamam da demora.

Sobre isto, Guimarães disse estar sendo vítima de “maldade”. “Quem está reclamando, com exceção do Chico, não está sendo assíduo nas reuniões”, disse. Segundo Guimarães, Bruno e Matos não estavam presente em reunião há 15 dias – na qual seria decidido o novo coordenador – quando houve o acerto entre Guimarães e José Linhares (PP) para que a escolha só acontecesse no próximo dia 26.

Em resposta, Bruno e Gomes Matos disseram que as reuniões geralmente acontecem em horários que coincidem com votações no plenário da Câmara. Bruno afirmou que por esse motivo não esteve em toda a reunião. Já Gomes de Matos comentou que Guimarães deveria agendar o debate sobre a coordenação no horário em que não tenha votações.”

(O POVO)

Reforma Política – Lula e FHC participarão de audiência pública sobre o tema na Câmara

“Com discursos constantes em defesa de mudanças no sistema eleitoral e partidário, os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva foram convidados a dar contribuições práticas ao debate na Comissão de Reforma Política da Câmara.

Emissários dos dois no Congresso afirmaram que eles estão dispostos a participar, em dias distintos, de audiências públicas na comissão.”

(O Globo)

Projeto Inclusão Social da Pessoa com Deficiência é destaque Estadual


O Município de Acopiara está entre as 10 melhores práticas do projeto “Inclusão Social da Pessoa com Deficiência” de todo Estado do Ceará.

O Projeto desenvolvido por meio da secretaria do trabalho e desenvolvimento social atende 100 pessoas com deficiência numa parceria entre prefeitura municipal e governo estadual.

De acordo com as informações do CadÚnico existem 471 pessoas com deficiência que são beneficiárias do Programa Bolsa Família, e conforme dados do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, 558 pessoas com deficiência são beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada, no Município de Acopiara.

Diante de tal situação, o município percebeu a necessidade da realização de atividades através de projetos voltados para este público, a fim de possibilitar através de grupo de convivência, a socialização por meio de atividades diversificadas possibilitando a inclusão social e a construção de emancipação e autonomia das pessoas com deficiência.

As atividades tiveram seu marco inicial com uma campanha de sensibilização junto ao público alvo, familiares e comunidade, visando à apresentação do projeto. As atividades desenvolvidas durante a campanha foram: visitas domiciliares realizadas pelos técnicos dos CRAS e Agentes Comunitários de Saúde, distribuição de folder’s com informações do projeto, divulgação em rádio e som volante através de spot.

Dentre algumas às ações do Projeto de Inclusão Social da Pessoa com Deficiência, os Centros de Referência de Assistência Social durante os meses de agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro de 2010 realizaram diversas atividades, tais como: visitas domiciliares, reuniões e oficinas (pintura em tecido, libras, braile e de terapia ocupacional).

As atividades foram desenvolvidas de acordo com as necessidades e limitações de cada participante. Em alguns momentos os familiares também participaram das oficinas, fortalecendo assim os vínculos familiares.

De acordo com as avaliações feitas pelos técnicos dos CRAS, instrutores e pelos participantes, o projeto atingiu os resultados esperados, visto que potencializou a melhoria da qualidade de vida e a inclusão social dos participantes, bem como o fortalecimento das interações familiares. Proporcionou também a valorização pessoal, elevação da auto-estima e a autonomia pessoal e social.

STF julga nesta semana se vaga de suplente pertence ao partido ou à coligação


O Supremo Tribunal Federal decide nesta semana se a vaga de suplente pertence ao partido ou à coligação, em um julgamento que poderá afetar 24 vagas na Câmara dos Deputados. Na próxima quarta-feira (27), o STF irá julgar o caso do suplente do PSB do Rio de Janeiro Carlos Victor Rocha Mendes. Ele quer ficar com a vaga deixada por Alexandre Cardoso (PSB-RJ), que está ocupada por Carlos Alberto (PNM-RJ).

Até agora, o Supremo determinou liminarmente cinco posses de suplentes dos partidos. No entanto, a Câmara não deu posse a eles. Nos cinco casos, os ministros entenderam que a vaga pertence ao partido por conta do princípio da fidelidade partidária. No total, há 18 mandados de segurança com o mesmo pedido.

STDS capacita 800 técnicos dos CRAS de 184 municípios cearenses


A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), em parceria com prefeituras municipais e com a Agência de Desenvolvimento Social – ADES, realiza, entre os dias 25 e 28 de Abril e nos dias 3 e 4 de Maio próximos, o III Encontro de Capacitação dos Centros Referência de Assistência Social – CRAS, para os 184 municípios cearenses, beneficiando 800 profissionais dos 348 CRAS do estado. A abertura do evento acontece no Hotel Marreiros, segunda-feira (25), e contará com a presença do Secretário Evandro Leitão e do Secretário Executivo Marcelo Sobreira.

A iniciativa é uma das ações do Plano de Acompanhamento e Monitoramento da Coordenadoria de Proteção Social Básica e Segurança Alimentar, visando ao fortalecimento da Política Nacional de Assistência Social. A capacitação vai possibilitar a ampliação das competências de cada técnico dos CRAS, melhorando o atendimento aos usuários através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo de crianças de 0 a 6 anos e suas famílias.

CRAS

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública da política de assistência social, de base municipal, integrante do SUAS, localizado em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinado à prestação de serviços e programas socioassistenciais de proteção básica às famílias e indivíduos.

Algumas ações são desenvolvidas necessariamente nos CRAS, como o Programa de Atenção Integral as Famílias (PAIF). Outras atividades, mesmo ocorrendo na área de abrangência dos centros, são desenvolvidas fora do espaço físico da unidade, desde que a ele referenciadas. O CRAS também organiza a vigilância da exclusão social de sua área de abrangência, em conexão com outros territórios.

Público-alvo

Os CRAS atendem a população que se encontra em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação ou ausência de renda, acesso precário ou nulo aos serviços públicos, com vínculos familiares e comunitários fragilizados e vivenciam situações de discriminação etária, étnica, de gênero ou por deficiências, entre outros.

As unidades socioassistenciais possuem equipe de trabalhadores da política de assistência social responsáveis pela implementação do PAIF, de serviços e projetos de proteção básica e pela gestão articulada no território de abrangência, sempre sob orientação do gestor municipal.

Serviço

Data: segunda-feira, 25; Hora: 9 horas; Local: Hotel Marreiros – Av. Beira Mar, 2380

terça-feira, 19 de abril de 2011

Esmerino Arruda pede ao filho Gony filie-se ao recém-criado PSD


O futuro partido político para as próximas eleições de Esmerino e Gony Arruda ainda é incerto. Em recente matéria publicada no Blog do Eliomar, o jornalista deu a notícia que Esmerino Arruda teria aconselhado seu filho, o secretário estadual dos Esportes e deputado estadual licenciado Gony Arruda, a desfiliar-se do PSDB e filiar-se logo em seguida no récem-criado Partido Social Democrático, fundado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.

Esmerino Arruda observa que Gony bem que poderia deixar o PSDB e optar por um novo partido, no caso o recém-criado PSD, que se alinha ao governo federal, no que para Gony não teria problemas até porque Cid Gomes é parceiro do Governo Dilma Rousseff. Poucas horas depois da publicação, o prefeito de Granja, Esmerino Arruda (PSDB), entrou em contato com o blog e esclareceu que não pensa em deixar o PSDB e que a sugestão sobre o PSD como possível novo endereço político para seu filho não passou de sugestão que não será seguida. “Eu e Gony não vamos deixar o PSDB”, reiterou o prefeito.

O fato mais curioso nessa história é que Esmerino não pretende deixar o PSDB, mas apoia o governador Cid Gomes (PSB). Pelo jeito, o PSDB no Ceará perdeu mesmo a autonomia para decidir quem deve ou não permanecer filiado ao
partido.

Acopiara: Bairro Calixto recebe pavimentação


O Município de Acopiara através da secretaria da Infraestrutura segue construindo mais pavimentação na cidade. Desta vez, as obras estão sendo realizadas em todo Bairro Calixto onde estão sendo feitas as obras de drenagem e pavimentação em toda sua extensão.

Segundo Dário de Sousa, secretário da Infraestrutura, esta é mais uma etapa do projeto de urbanização que está sendo desenvolvido pela administração do prefeito Antônio Almeida Neto e que deverá ser entregue a população o mais rápido possível. “O Bairro Calixto nos últimos anos teve um crescimento vertiginoso com a construção de diversas casas e consequentemente teve um significativo aumento populacional e os moradores do local já aguardava ansiosamente este benefício que irá com certeza, melhorar as condições de esgotamento e tráfego daquela área”, finalizou Dário.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Membro do PPS admite implantar o PSD de Kassab no Ceará


“O empresário Cláudio Vale (PPS), que disputou como vice na chapa do presidente regional do PR, Lúcio Alcântara, o governo em 2010, pode ser o tocador da formação no Ceará do PSD, a legenda recentemente criada pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.

Ele admite assumir essa tarefa, alegando que o cenário político-partidário estadual continua nas mãos dos mesmos e na mesma situação de falta de renovação política.

Para ele, o PSD poderia ser o canal aberto para novas lideranças e acomodar políticos insatisfeitos com o quadro partidário do momento.

Cláudio Vale, genro do empresário Beto Studart, vive hoje na ponte aérea Fortaleza-São Paulo por conta dos negócios. Mas, em nome de “boa aquecida” eleitoral, já andaria de conversa com Kassab.”

(Coluna Vertical, do O POVO)

Secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará tenta acordo com MST com aval de Brasília


O secretário do Desenvolvimeto Agrário do Estado, Nelson Martins, acompanhado do secretário-executivo da pasta, Wilson brandão, e de um representante do MST do Ceará, encontra-se em Brasília nesta segunda-feira.

Ali, segundo Nelson, o objetivo é discutir com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e com a cúpula do MST nacional o quadro de invasões registradas em prédios públicos por todo o País como a Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará, dentro do chamado “Abril Vermelho”.

“Nós vamos discutir com o MST, no que diz respeito ao Ceará, um convênio para projetos de irrigação em acampamentos. A ideia é que a União entre com 70% dos repasses e o Estado com contrapartida de 30%. Essa é uma das principais reivindicações do MST cearense, conforme o secretário que se diz otimista de um acordo.

http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar/

Marina cobra avanços


Fortaleza sediou mais uma das visitas da ex-senadora Marina Silva (PV), que busca uma revisão programática de sua legenda em todo o país. Despreocupada com as resistências e as divisões causadas, inclusive no Ceará, com o Movimento Transição Democrática do PV, incorporado por ela, Marina discursou, no último sábado, por quase uma hora no auditório da Câmara Municipal para cerca de 300 pessoas ligadas ao PV.

A ex-senadora, que disputou a Presidência da República, citou inúmeras vezes os 20 milhões de votos que recebeu quando postulou o cargo para justificar a sua intenção de mudanças dentro PV. "A gente estava acomodado no nosso cantinho, mas com vinte milhões de pessoas, não dá para continuar do mesmo jeito", admitiu.

Divisão

No Ceará, a visita de Marina acirrou a divisão interna no PV Ceará, já que parte das lideranças querem o direito de realizar eleições para escolher os membros da Executiva. Isso porque o atual presidente estadual da agremiação, Marcelo Silva, está há 12 anos no cargo. Embora tenha enfatizado que espera mudanças no Estado também, Marina Silva chegou a dizer que sentiu a falta de Marcelo no evento de sábado. "Eu tenho uma relação de respeito e amizade com o Marcelo. Queria que ele estivesse aqui. Não vim comprar briga. Mas nós vamos nos encontrar daqui há alguns dias na reunião da Executiva Nacional".


Questionada sobre sua postura caso o PV não consiga alcançar as mudanças propostas na revisão programática, Marina desconversou sobre a possibilidade de deixar o PV e declarou: "O partido não vai continuar do jeito que está. O Partido Verde vai avançar, com certeza". Marina lembrou a promessa que líderes do PV fizeram aos filiados de que, após a campanha, iria haver mudanças no programa da sigla e na forma de eleger os dirigentes, o que, segundo ela, não ocorreu. "Então, o que estamos fazendo é dando curso a essa decisão que foi tomada no partido", revelou.

A ex-senadora disse que não está se dispondo a presidir o PV Nacional e preferiu não falar na possibilidade de concorrer à Presidência do País. "Eu não vou ficar nesse lugar priore de candidata", destacou em entrevista. Em discurso, ela avisou: "Se a gente tiver bom nome (em 2014), pode ter certeza que vou ser a maior cabo eleitoral".

Circuito Cultural Feliz Acopiara


O Projeto Circuito Feliz Acopiara – CCFA é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Acopiara, através da Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude que através de uma agenda mensal congrega oficinas, cursos, cinema, palestras e shows cultuais, nas vilas e distritos de nosso município, com a finalidade de desenvolver e fomentar ainda mais a diversidade cultural da Terra do Lavrador.

Por meio das atividades realizadas, o CCFA contribui com a formação sócio - econômica, intelectual e cidadã de crianças e adolescentes de Acopiara, além disso, mantém os artistas locais sempre em constante evolução nos projetos culturais desenvolvidos pela Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude.

STDS reinaugura unidade de abrigamento para crianças em situação de vulnerabilidade social


O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), realiza, na próxima segunda-feira, dia 18, a reinauguração da Casa Abrigo, de atendimento a crianças vítimas de violência, abandono e negligência. O evento acontecerá na própria unidade, a partir das 16 horas e contará com a presença do Secretário Evandro Leitão e técnicos da STDS.

A estrutura física da unidade foi toda reformada, melhorando as instalações e os equipamentos de trabalho. As mudanças foram realizadas de acordo com o que rege o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a legislação pertinente ao Serviço de Acolhimento Institucional (Tipificação dos Serviços Socioassistenciais, Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária e Plano Nacional da Assistência Social - PNAS).

ATIVIDADES

A Casa Abrigo, que atende a 100 crianças de 0 a 12 anos, foi criada há quinze anos, atendendo a crianças em situação de negligência familiar: violência física ou exploração sexual, abandono e crianças perdidas de suas famílias.

Durante toda a semana, elas têm aulas regulares nas Escolas do bairro e participam de cursos nos ABCs da comunidade, além de fazerem as tarefas escolares. Sempre desenvolvidas pelas técnicas da casa, aos finais de semana, são realizadas atividades recreativas, esportivas e passeios promovidos pelo Abrigo.

SERVIÇO

As crianças atendidas na Casa Abrigo são encaminhadas pelos Conselhos Tutelares ou pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social – CREAS, através de guia de acolhimento expedida pelo Juizado da Infância e Juventude. As denúncias de maus tratos, abandono, violência física ou sexual, e crianças perdidas das famílias, podem ser feitas anonimamente através do Disque Denúncia: 0800-2851407

Data: 18 de abril (segunda-feira); Hora: 16 horas; Local: Rua Camélia, 450 – Cristo Redentor

sábado, 16 de abril de 2011

Partido de Kassab será o 30


“O PSD, recém-criado pelo prefeito paulistano Gilberto Kassab, consultou a Justiça para saber que números poderia usar nas eleições. Eis a resposta: 18, 28, 30 e 51. O último foi descartado em virtude da óbvia associação com uma famosa marca de cachaça.

Os dois primeiros foram vetados porque são quebrados e não podem ser representados com os dedos das duas mãos em fotografias. O 30 foi o preferido.

O pedido de registro desse número deve ser oficializado no próximo mês de julho.”

(Veja – Radar)

sexta-feira, 15 de abril de 2011

João Ananias é eleito presidente de subcomissão na área da saúde


O deputado federal João Ananias (PCdoB) , que é médico, acaba de ser eleito presidente da subcomissão criada para discutir questões relacionadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). A subcomissão é ligada à Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), da qual Ananias é membro titular. Fazem parte ainda da subcomissão os deputados Célia Rocha (PTB/AL); Eleuses Paiva (DEM-SP); Chico D´Angelo (PT/RJ); Marcus Pestana (PSDB/MG) e Rogério Carvalho (PT/SE).

João Ananias tem trabalhado na Câmara pela aprovação da emenda 29, que garante mais verbas para a saúde. O parlamentar também é vice-presidente da Frente Parlamentar da Saúde e está contra desejo do governo federal de criar uma empresa pública para gerir hospitais universitários. Para ele, isso é começo de privartização na área.

Retomadas obras da adutora Trussu/Acopiara


Os acopiarenses já estão comemorando, pois foram retomadas pelo Governo Municipal as obras de construção da adutora do Trussu no final de fevereiro. A adutora do Trussu é um projeto da Prefeitura de Acopiara e Fundação Nacional de Saúde-FUNASA e vai abranger 26 km de extensão, saindo de reservatório de mesmo nome até a barragem Tibúrcio Soares e depois de concluída irá suprir as necessidades hídricas da população do município de mais de 51 mil habitantes.

O reinício das obras ocorre após a gestão municipal resolver alguns problemas técnicos e burocráticos junto a FUNASA que haviam ocasionado à suspensão das obras. Esta nova fase está sendo executada pela empresa Garra Construções sob a responsabilidade do engenheiro Ananias Monteiro Lima Filho e até o momento foram aterrados três mil metros de tubos.

Os investimentos para a implantação do projeto estão orçados em R$ 20 milhões, tendo a FUNASA assegurado maior de recursos por meio de emendas do Orçamento Geral da União, no entanto o prefeito Antônio Almeida Neto ainda luta pela complementação dos recursos junto a bancada parlamentar cearense para que todas as etapas da obra sejam concluídas com maior rapidez.

Fonte: Mais FM

quinta-feira, 14 de abril de 2011

OAB-CE debate Reforma Política

A Ordem dos Advogados do Brasil – regional do Ceará promove, a partri das 15 horas desta quinta-feira, em seu auditório, um debate sobre Reforma Política. O objetivo, segundo o presidente da entidade, Valdetário Monteiro, é reforçar na categoria o interesse por tema dos mais importantes par o futuro do País.

O debate terá a presença do deputado federal Danilo Forte (PMDB), que, como membro da Comissão da Reforma Política Câmara, vai expor como estão as propostas.

A OAB convidou para travar debate com o parlamentar os advogados Paulo Quezado, ex-presidente estadual da Ordem, e Djalma Pinto e Leonardo Carvalho que são especialistas em Direito Eleitortal.

Reforma política, uma poesia sem versos.

Muito se fala na tal reforma política. Já se tem até comissão na Assembleia Legislativa do Ceará, e volta e meia escutamos que o Congresso Nacional aprova e desaprova medidas dessa tal reforma política, e vem aquela velha pergunta, e o povo onde é que fica? Cá pra nós, se essa bendita Reforma não for bem versada, em linha de discussão, municípios, Estados e Governo Federal, acabará sendo vista como uma poesia, sem verso e sem rima.

Will Almeida


quarta-feira, 13 de abril de 2011

A volta de Tasso ao cenário político


Mesmo afirmando que cuidaria de seus netos depois da derrota histórica nas últimas eleições, o ex-senador Tasso Jereissati (PSDB) começa a voltar ao cenário político cearense. A partir de hoje à noite, ele será a grande estrela das primeiras inserções do PSDB estadual, no rádio e na televisão.

Em tom claro de oposição ao governador Cid Gomes (PSB), Tasso fará discurso enfocando o seu compromisso e a sua disposição em continuar a defender os interesses do Estado. “Jamais trairei os meus princípios e com toda tranquilidade, garanto: faremos oposição sim, vamos fiscalizar, cobrar e apresentar alternativa”, dirá Tasso, segundo trecho da fala dele ao qual O POVO teve acesso.

Essa é a primeira etapa de estratégia dos comerciais do PSDB com vistas às eleições municipais de 2012. A disposição política do ex-senador e de outros líderes tucanos, como Marcos Cals, Pedro Fiúza, Maia Júnior e Fernando Hugo, que ganharão destaque nas próximas propagandas do partido, vem, segundo o deputado federal Raimundo Gomes de Matos, fortalecendo a reestruturação de 120 diretórios municipais no Ceará.

“O partido possui 54 prefeitos e mais de 350 vereadores. Nesse aspecto, as mensagens veiculadas nos programas serão no sentido de mostrar alternativas para ampliarmos o número de candidaturas majoritárias e proporcionais em 2012”, destacou Gomes de Matos.

Para tanto, o partido se organiza para realizar duas grandes convenções. No próximo dia 30 de abril, o PSDB promoverá a convenção municipal de Fortaleza, no Hotel Praia Centro, com indicação de Pedro Fiúza para presidência. Já no dia 14 de maio será a vez da convenção estadual, em que Marcos Cals deverá assumir a presidência.


Eunício diz que Ceará terá melhor rede de atendimento à saúde do Nordeste


Em pronunciamento nesta terça-feira, 12, o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) afirmou que a construção de "hospitais, unidades de pronto atendimento (UPAs), policlínicas e centros de especialidades odontológicas" fará com que o estado tenha a melhor rede de atendimento da Região Nordeste.

"Após a instalação de todos esses equipamentos, o Ceará ficará com a melhor rede de atendimento do Nordeste, equiparando-se, na saúde pública, a São Paulo e Paraná", comparou.

Entre as obras, o senador destacou a inauguração, na última sexta-feira, 8, em Juazeiro do Norte (CE), do Hospital Regional do Cariri Monsenhor Murilo de Sá Barreto, primeiro hospital público de alta complexidade do interior do estado. Essa unidade deve funcionar também como hospital-escola para os alunos das faculdades de medicina da região.

Turismo

O senador registrou também a inauguração do Aeroporto Pinto Martins, em Camocim, no Ceará, na última sexta-feira, 8, que deve facilitar o acesso dos turistas ao complexo de Jericoacoara, no litoral do Ceará.

"O novo aeroporto será uma peça fundamental para o desenvolvimento daquela região do estado e vai impulsionar o turismo e os negócios, gerando emprego e renda para o nosso povo", comemorou.

Segundo Eunício Oliveira, o aeroporto está apto a receber aeronaves de médio e grande porte e tem equipamentos para pousos e decolagens noturnos.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Cid Gomes reúne prefeitos para definir local do terceiro hospital regional


O governador Cid Gomes (PSB) vai reunir, nesta segunda-feira, a partir das 17 horas, no Centro de Convenções, prefeitos e vereadores de 20 municípios. Na ocasião, estará em pauta o projeto do terceiro hospital regional a ser construído pelo Estado.

Desses municípios, cinco estão brigando para ser sede do empreendimento e aproveitarão o encontro para expor seus argumentos. Nessa lista, Tauá, Boa Viagem, Quixadá, Quixeramobim e Canindé.

Cid já inaugurou um hospital regional em Juazeiro do Norte, beneficiando o Cariri, e um outro está em fase de construção em Sobral, para atender a Zona Norte do Estado.

Nove suplentes estão exercendo mandatos


Nove suplentes estão no exercício dos mandatos na Assembleia Legislativa por conta de licenças dos titulares. Na última semana foram empossados na bancada do PSDB, legenda que não formou coligação no ano passado, os deputados estaduais Nenem Coelho e Cirilo Pimenta, nas vagas de Moésio Loiola e Osmar Baquit, que se licenciaram, por 120 dias, alegando motivos particulares.

Além disso, o deputado estadual Augustinho Moreira (PV) também pediu licença, por questões particulares, cedendo lugar a Edísio Pacheco (PV), e Perboyre Diógenes (PSL) foi empossado na vaga do deputado Hermínio Resende (PSL), que se ausentou na Assembleia, por período de quatro meses, para tratamento de saúde.


Antes disso, no início do ano, os deputados Antônio Carlos (PT), Professor Pinheiro (PT), Inês Arruda (PMDB) e Danniel Oliveira (PMDB) assumiram cadeiras na Assembleia devido à convocação de parlamentares da coligação aliada a Cid Gomes para exercerem cargos no Governo do Estado: os deputados Ivo Gomes (PSB), Mauro Filho (PSB), Nelson Martins (PT) e Camilo Santana (PT). Professor Teodoro (PSDB) também assumiu vaga com a licença de Gony Arruda (PSDB), para ser secretário de Esportes do Governo.


Agravos


Enquanto isto, no Tribunal de Justiça do Ceará existem quatro agravos regimentais relacionados à posse de suplentes que questionam a decisão da Assembleia de convocar suplentes das coligações partidárias e não dos partidos a que pertencem os convocados para o secretariado do governador Cid Gomes. O desembargador Francisco Lincoln Araújo e Silva é quem vai relatar os quatro processos.

Partidos em atuação precária

A maioria dos partidos políticos em atividade no Estado do Ceará funciona por intermédio de comissão provisória. Das 27 agremiações registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) 12 atuam por meio de uma comissão provisória estadual, 11 têm diretório e quatro estão com o prazo do diretório ou da comissão vencido.

As quatro legendas que estão com a sua situação irregular são: Partido da Causa Operária (PCO) com a comissão provisória vencida desde o dia 4 de julho de 2008, Partido Verde (PV) com a comissão provisória vencida no dia 14 de março de 2011, Partido Social Liberal (PSL) cuja validade do diretório estadual terminou no 21 de março deste ano e Partido Republicano Trabalhista Brasileiro (PRTB) que no último dia 30 ficou inadimplente com o término do prazo de validade da comissão provisória estadual, segundo informações obtidas na página do TSE na Internet.

As legendas que desenvolvem as suas atividades por meio de diretório são: PCdoB, PDT, PMDB, PMN, PP, PPS, PRP, PSB, PSDB, PSOL e PT. Atuam por intermédio de comissão provisória estadual: DEM, PCB, PHS, PR, PRB, PSC, PSDC, PSTU, PTB, PTC, PTdoB e PTN.

Diretórios

O PCdoB, presidido por Carlos Augusto Diógenes, deve renovar o diretório estadual até o dia 12 de novembro deste ano. No PDT o mandato do diretório estadual, presidido pelo deputado federal André Figueiredo, terminará no dia 23 de outubro próximo e no PMDB o atual diretório, presidido pelo senador Eunício Oliveira, tem validade até o dia 13 de dezembro.

Antônio Reginaldo Costa Moreira é o presidente do diretório estadual do Partido da Mobilização Nacional (PMN) cujo mandato é por tempo indeterminado. O mandato do deputado federal José Linhares na presidência do diretório estadual do Partido Progressista (PP) terminará no dia 30 de novembro deste ano e a validade do diretório estadual do Partido Popular Socialista (PPS), presidido pelo empresário Alexandre Pereira, terminará no dia 30 de agosto próximo.

O mandato do ex-vereador de Fortaleza, Moreira Leitão, na presidência do diretório estadual do Partido Republicano Progressista (PRP) vai até o dia oito de março de 2014 e o governador Cid Gomes, está com o mandato assegurado na presidência do diretório regional do PSB até o dia 29 de agosto de 2012. O deputado federal Raimundo Gomes de Matos, presidente do diretório do PSDB, terá o seu mandato concluído no próximo dia 15 de abril, quando haverá a convenção tucana.
DIÁRIO DO NORDESTE

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Deputada Mirian Sobreira solicita mais serviços para o posto do Detran de Acopiara


Os acopiarenses em breve poderão contar com um posto do Detran oferecendo mais serviços. A Deputada Estadual Mirian Sobreira, na sua busca pela melhoria de vida da nossa gente, solicitou ao Superintendente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) a ampliação do posto do município de Acopiara, onde quase todos os serviços são realizados em Iguatu.

Segundo informações, a partir da próxima semana esses serviços estarão disponíveis ao povo acopiarense. Mirian ainda disse que esse era um sonho de quem mora em Acopiara, não sendo mais necessário deslocamento até Iguatu para emissão de documentos para veículos automotores.

Grupo de oposição define estratégia


Deputados estaduais e vereadores de Fortaleza, reunidos na última terça-feira, decidiram que quinzenalmente terão encontros para uniformizarem seus discursos contra a administração da prefeita Luizianne Lins. Além deles, no primeiro encontro também estavam presentes os tucanos Marcos Cals, Pedro Fiúza e Tomaz Figueiredo, além do presidente do PPS, Alexandre Pereira.

De início o grupo ficou de fazer um minucioso levantamento de todos os setores da administração de Fortaleza para dividir as incumbências de cada um, tanto na Câmara Municipal de Fortaleza, quanto na Assembleia Legislativa. Além disso, eles programarão visitas aos diversos pontos da cidade para, além de receberem informações sobre as falhas do Governo municipal, iniciarem os contatos de aproximação com o eleitorado fortalezense.

No dia da inauguração do Jardim Japonês vai haver uma manifestação de protesto contra a prefeita Luizianne Lins, na Avenida Beira Mar e ficou certo que os vereadores serão os responsáveis pela arregimentação do pessoal.

O grupo reuniu um total de cinco vereadores e cinco deputados estaduais, além dos tucanos sem mandatos e do representante do PPS. Mas ficou acertado ali que não se falaria em candidatos à Prefeitura de Fortaleza, tendo em vista que o objetivo comum era defender a população de Fortaleza que estaria sendo prejudicada com a administração de Luizianne.


Grupo


O vereador Vitor Valim (PHS), um dos que acertaram participar do encontro não compareceu alegando compromissos profissionais. Ciro Albuquerque, Plácido Filho e Iraguassu Teixeira eram alguns dos presentes pela Câmara, enquanto a Assembleia estava representado, dentre outros por Ely Aguiar, Roberto Mesquita e Mário Hélio.


As contas da administração de Fortaleza também estão na mira do grupo que entende ser necessário cobrar mais agilidade do Tribunal de Contas dos Municípios na apreciação das contas de gestão dos diversos órgãos da Prefeitura, sob a alegação de que a desordem administrativa deve estar refletindo nos gastos da administração.

Embora os oposicionistas de Luizianne não tenham feito reservas sobre a mobilização do grupo, ontem, na Câmara Municipal e na Assembleia Legislativa nenhuma manifestação pública foi feita por qualquer dos participantes do grupo.

Os tucanos, embora só um dos seus deputados, Fernando Hugo tenha participado do encontro de terça-feira, estão com todas as suas atenções voltadas para a Prefeitura de Fortaleza, em razão da oposição que lhes fazem a prefeita Luizianne.

STDS inaugura 39º unidade do SINE/CE


Com uma população estimada em 35.800 habitantes, o município de Itaitinga receberá nesta sexta-feira, dia 8, às 16h, nova unidade do Sistema Nacional de Emprego (SINE/CE). A inauguração será feita pelo Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, e pelo Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Evandro Leitão. A unidade de Itaitinga será a 39º unidade do SINE/CE.

A nova sede do SINE realizará, por meio do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), cadastro de trabalhadores que demandam emprego; recrutamento, seleção e intermediação de profissionais para o mercado de trabalho; habilitação para o seguro-desemprego; e emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). As atividades oferecidas pela unidade são importantes ferramentas para os trabalhadores da região que desejam obter os serviços.

Só no ano de 2010, o SINE ofertou 120.439 vagas em todo o Estado e colocou no mercado de trabalho 91.616 trabalhadores. Além disso, pagou R$ 540,6 milhões a 205.210 requerentes de seguro-desemprego e emitiu, ainda, 74.855 carteiras de trabalho e Previdência Social.

Itaitinga

Itaitinga possui uma população economicamente ativa de 10.476 pessoas, das quais 8.493 estão na condição de ocupados e 1.983, na de desocupados. O município tem uma economia predominantemente voltada aos serviços, com PIB setorial de 73,1% da economia total, seguido pelos setores da indústria (23,5%) e agropecuária (3,3%). Outras importantes atividades econômicas desenvolvidas na cidade são: extração mineral, indústria de transformação, construção civil, comércio e administração pública.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Radialista Lindomar Rodrigues confirma pré-candidatura a vice-prefeito em Acopiara


O radialista Lindomar Rodrigues atual presidente do PTN – Partido Trabalhista Nacional em Acopiara confirmou ao blog que é pré-candidato à vice-prefeito naquele município com vista às eleições de 2012 numa possível chapa que terá Dr. Vilmar como o candidato a prefeito pelo grupo de oposição.

Lindomar Rodrigues tomou essa decisão após ouvir amigos e correligionários que vê em sua pessoa um homem capaz de contribuir com o verdadeiro desenvolvimento da Terra do Lavrador. Através do rádio e da internet Lindomar Rodrigues tem sido uma voz forte em favor dos menos favorecidos.

Por outro lado Lindomar Rodrigues não esconde que é preciso ter muito cuidado e o pé no chão para não entrar em conflito com outros possíveis nomes que também almejam a posição. “Vamos encarar em pé de igualdade com qualquer outro nome que por ventura também queira ser o candidato à vice. Hoje sou pré-candidato. A experiência que adquirir ao longo dos tempos me permite essa condição. Vou encarar sem dúvidas”, disse Lindomar.

Aécio fará primeiro discurso em tom de presidenciável


“No primeiro e aguardado discurso que fará hoje da tribuna do Senado,Aécio Neves (PSDB-MG) vai se lançar, muito discretamente, à Presidência da República em 2014. Cedo, muito cedo ainda, mas a fala é aguardada pela oposição e até potenciais aliados hoje na base governista, porque será a hora de o senador mineiro direcionar o seu discurso e dizer a que veio.

A chamada oposição generosa não existe. Aécio vai dizer que o respeito ao governo é necessário, mas não a complacência. Atacará os gastos excessivos das gestões petistas – principalmente com as folhas de pagamentos, comissionados – o aparelhamento do estado pelos petistas e partidos aliados e apontará gargalos da infraestrutura que, para ele, devem ser resolvidos já.

(JB Online)

Aprovado financiamento público de campanha


A Comissão de Reforma Política do Senado aprovou ontem (5) proposta de financiamento público para campanhas eleitorais. Por 12 votos a 5, os senadores entenderam que as candidaturas recebam exclusivamente verbas públicas durante o período eleitoral, ficando vetado qualquer tipo de doação privada às campanhas.

O líder do PT na Senado, Humberto Costa (PE), disse que, com a instituição do voto em lista fechada, que já foi aprovado pela comissão, as campanhas ficarão mais baratas e poderão ser financiadas com o fundo partidário que existe hoje. Além disso, para o senador, o financiamento público trará mais transparência.
“Quem financia campanha hoje? São empreiteiras de obras públicas, prestadores de serviços para o governo, bancos. Empresas que têm interesse no relacionamento com o setor público. Fica difícil garantir a isenção”, afirmou Costa.

O líder também alegou que, atualmente, os candidatos que têm militância política e atuação social têm dificuldade em conseguir financiamento privado. “Por outro lado, pessoas que nunca tiveram qualquer atuação política podem injetar dinheiro na campanha e nos partidos, e praticamente comprar um mandato”.

A proposta que foi derrotada previa a manutenção do sistema atual, com financiamento público e privado. Entre os que defendem o modelo misto está o presidente da comissão, senador Francisco Dornelles (PP-RJ) e o senador Aécio Neves (PSDB-MG). Eles alegam que é possível manter as doações privadas desde que seja estabelecido um teto para os doadores e para os candidatos.

http://cearainforme.blogspot.com/

terça-feira, 5 de abril de 2011

Agente de Saúde Mirim representará o Ceará em Brasília


O projeto Agente Comunitário de Saúde Mirim de Acopiara, ficou em 3º lugar dentre as 200 Apresentações de Experiências Municipais Exitosas no SUS que ocorreu durante a realização do XI Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará de 31 de março a 02 de abril na cidade de Fortaleza, promovido pelo Conselho das Secretarias e Secretários Municipais de saúde do Ceará – COSEMS/CE.

O Congresso contou com a presença de aproximadamente mil participantes, entre secretários municipais de saúde, técnicos, pesquisadores e convidados e esta experiência acopiarense será levada a Brasília durante a realização do Congresso Nacional das Secretarias de Saúde junto os dois outros primeiros selecionados.

A Secretaria da Saúde, Tereza Cristina, ficou bastante entusiasmada com a seleção deste projeto acopiarense e afirmou “é mais um fruto colhido de um trabalho contínuo que a equipe da saúde acopiarense vem promovendo e que aos poucos a comunidade vem percebendo e valorizando” .

Foi no último dia do XI Congresso das Secretarias Municipais de Saúde, no sábado (02.04), que que após a aprovação da Carta de Fortaleza, foi divulgada a premiação dos trabalhos selecionados para o Congresso Nacional.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Novo padre assume paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Acopiara


O padre João Batista Moreira Gonçalves é novo vigário da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Acopiara, irá substituir o padre Crisares Sampaio Couto.

Nosso eterno padre Crisares, deixará um grande legado, com muito trabalho e serenidade o vigário conquistou o povo acopiarense, durante 51 anos comandou o rebanho católico na "Terra do Lavrador", é amado e respeitado por todos.

A posse do novo padre que ocorreu ontem, as 18:30, em missa campal, em frente a Igreja Matriz, foi um marco para nossa cidade. O bispo Diocesano, Dom João José Costa presidiu a celebração.


PADRE CRISARES 50 ANOS DE MISSÃO EM ACOPIARA


Parabéns Padre Crisares!!! São 50 anos de compromisso com a comunidade católica de Acopiara. Hoje a Igreja comemora com a presença do Bispo Dom João José e vários jovens em missão evangelica este marco tão significativo para a caminhada de um Padre que aqui chegou ainda Jovem e se dedicou pelo povo trabalhador de Acopiara.

Segue abaixo esta bela materia feita pelo jornal O POVO em 2008:
O padre que constrói açudes No semi-árido cearense, um padre cava açudes para não desperdiçar os invernos bons e garantir a convivência nos tempos de vacas magras Demitri Túlio e Cláudio Ribeiro - Textos, Sebastião Bisneto - Fotos Enviados ao Centro-Sul 03 Mai 2008 - 00h16min Acopiara, município da região Centro-Sul do Ceará, quase sai do mapa de viagem. A passagem por lá estava na rota das caçadas de chuvas, mas por causa das enchentes em Crateús, Novo Oriente e em Quiterianópolis tivemos de desviar o caminho e faltou pouco para riscá-la do roteiro. Ainda bem que não o fizemos. Lá, depois de chegarmos por volta das três da tarde de uma sexta-feira, descobrimos a saga do padre Crisares Sampaio Couto, 79, e seu povo no semi-árido cearense. Começa assim essa história: "Deu tempo aproveitar as águas dos temporais de 2008" e quase encher o açude recém-nascido. Rebento robusto, com capacidade para 4 milhões de m³ d´água. Nos três primeiros meses deste ano, o povo da região do Ebron testemunhou a conclusão da parede e sangradouro do açude dos Oitis. Nada de milagre ou retribuição a sacrifícios devotados a um bezerro de ouro. Em pleno semi-árido cearense, num distrito esquecido - situado há 44 quilômetros da sede de Acopiara -, um padre e 130 famílias subverteram a escrita da vida como ela é no sertão.

Famílias do desterrado Ebron propuseram ao padre Crisares mais uma caminhada em seus 47 anos como pároco de Acopiara. O vigário é um senhor longilínio, de aparência incansável (a exemplo de um Moisés), determinado e de uma doçura de avô. Mas tem uma coisa e prega: não lida "com gente desorganizada e não sou paternalista ou assistencialista. O trabalho social da paróquia é promocionalista e libertador. Promovemos a vida em abundância pra quem a deseja e tem coragem".

Firmou isso para contar um pouco das quase cinco décadas de convivência numa das dioceses mais pobres do semi-árido cearense. Voltemos ao ano de 2003 para caminhar até 2008. Há cinco anos, famílias do povoado da região do Ebron foram ter com padre Crisares. Esquadrinharam o povoado e ratificaram a "existência" de uma terra que tinha tudo para ser próspera. Desde que o sertão é sertão e o primeiro morador sentou praça por lá, o Ebron é cortado pelo riacho dos Oitis. Abundante em períodos de chuva. "Uma riqueza desperdiçada, principalmente em tempos de inverno bom. Muita água e gente morrendo de fome". Desejavam, conta padre Crisares, a construção de um açude e em seus arredores cultivar favorecidos por um projeto de irrigação.

Forjado em Comunidades Eclesiais de Base (Cebs), braço ainda forte na paróquia de Acopiara, padre Crisares orientou a criação de uma associação comunitária no Ebron e a formulação de um projeto. "Ensino a pescar, não dou o peixe". E assim o fez. Estudo na mão, bateram à porta de uma velha parceira: a ONG Manos Unidas. Uma organização da igreja católica na Espanha que destina, a fundo perdido, recursos para geração de emprego e renda a povos organizados do 3º Mundo.

Da Espanha vieram euros, que convertidos em moeda brasileira, somaram um pouco mais de R$ 1 milhão. O dinheiro, que não caiu do céu e nem passou pelas mãos de políticos brasileiros, operou a primeira parte da transfiguração no Ebron. O que era necessidade virou realidade e, nos três primeiros meses deste ano, a comunidade viu se fazer verdade o nascimento do açude dos Oitis.

O Oitis não foi o primeiro açude que o padre Crisares "construiu" com o povo no semi-árido cearense. Em 2003, a comunidade da Extrema, depois de percorrer um caminho semelhante ao dos habitantes do Ebron, inaugurou o açude da Extrema. Lá a capacidade é de 3 milhões e 500 mil m³ d´água e, hoje, já produz dignidade.
http://noticiasdeacopiara.blogspot.com

PV terá candidato à Prefeitura de Fortaleza


O Partido Verde do Ceará vai ter candidato próprio em 2012 à Prefeitura de Fortaleza. Anuncia o presidente estadual da legenda, Marcelo Silva. Ele explica que a determinação é da cúpula nacional, dentro da estratégia do partido de ampliar seu espaço político no Estado.

Marcelo Silva adiantou que a candidatura a prefeito de Fortaleza também se fará necessário como forma de dar plaqnue para os candidatos a vereador. ”Temos quatro vereadores na Capital. Teremos candidato para ajudar a ampliar nossa presença na Câmara”, diz o dirigente do PV.

Sobre nome que entraria na disputa, Marcelo afirmou estar cedo para definições, embora em algumas ocasiões já tenha admitido a possibilidade de sair postulante à Prefeitura.

Sobre a divergência nacional do PV entre a atual cúpula e a ex-candidata da sigla à Presidência da República, o dirigente estadual evita maior avaliações. Prefere apostar na tese de que tudo vai ser resolvido. A atual cúpula havia acertado permanecer por seis meses, mas acabou protelando por um ano, o que teria desgradado ao grupo de Marina Silva.