Em recente reunião com o Deputado Domingos Neto, foi definido que o PSB terá candidato em Catarina, já sabemos que a chapa será composto com os nomes do Cel. Gomes Filho e Ricardo Almeida ambos PSB, sendo que não sabemos ainda qual dos dois irá encabeçar a chapa como Prefeito, isso só os números dirão, o importante é que o Grupo da oposição, composto pelo PSB, PRB, PT, PV e PR estará unido para que possamos construir um projeto de mudança para Catarina.
segunda-feira, 30 de janeiro de 2012
PSB irá lançar candidato a Prefeito em Catarina
segunda-feira, 23 de janeiro de 2012
Acopiara - Seminário de Articulação Setorial para o Desenvolvimento da Região do Distrito de Trussu
Para este seminário, parceiros imprescindíveis se fizeram presentes, a exemplo da Assessoria da Deputada Mirian Sobreira, através da Chefia de Gabinte, na pessoa do Dr. Will Almeida, dos representantes do BNB, do SEBRAE e representante do Deputado Estadual Dedé Teixeira, além das instâncias do Poder Executivo Municipal e entidades acima citadas.
A experiência mostrou-se rica com a participação ativa dos membros das oito Associações Comunitárias que compreendem a área geográfica da região voltada para o evento e, deste momento, ficaram formulados requerimentos dirigidos ao município de Acopiara e às entidades presentes com destaque para requerimentos entregues em mãos ao Assessor de V. Excelência, com destaque para o requerimento da implantação de uma torre de telefonia no Distrito de Trussu entre outros entregues ao Ilustre Assessor citado para conhecimento de V. Excelência, e aos quais ora nos referimos requerendo o zelo nas providências ao cargo de Vosso Valoroso Gabinete.
Neste sentido, é o presente expediente, também, para agradecer à presença do Gabinete de V. Exa. ao evento, através do Chefe de Gabinete designado por V. Exa., o que, em muito, enriqueceu a experiência do seminário e do qual se espera a parceria para a formulação conjunta de projetos produtivos voltados para a região e membros das Associações envolvidas nas discussões do seminário, os quais, oportunamente, serão especificados e levados ao conhecimento deste honroso Gabinete.
quinta-feira, 19 de janeiro de 2012
TCM prepara ação contra desmontes nas prefeituras
Diante da grande incidência de denúncias de crime nas prefeituras em período pré-eleitoral, o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) se organiza para intensificar, neste ano, a fiscalização no Interior do Ceará. O objetivo é evitar a ocorrência de desmonte do patrimônio público em cidades onde os prefeitos não poderão concorrer à reeleição. O Tribunal já tem um convênio de cooperação com o Ministério Público Estadual e, em breve, deverá discutir com o órgão algumas estratégias de atuação em conjunto.
O trabalho de fiscalização das prefeituras deverá ocorrer independente das inspeções ordinárias que já são realizadas pelo TCM em sua programação normal de trabalho. A procuradora de contas do TCM, Leilyanne Feitosa, evita detalhar o assunto antes da discussão com o MP Estadual, mas adianta que o trabalho mais intenso de fiscalização “in loco” está sendo planejado e deverá ser iniciado em abril.
Leilyanne Feitosa considera muito pequeno o período de transição das gestões municipais (que compreende o período após a eleição de outubro até a posse do prefeito no início de janeiro) para fazer uma análise prévia da maneira como será entregue a administração de determinado município. “Nós não vamos ficar esperando as eleições terminarem para dizer a questão é essa. Nós não vamos retratar a gestão só novembro e dezembro”, declara a procuradora.
quarta-feira, 18 de janeiro de 2012
Cícero Ramos é eleito o melhor vereador de 2011 pelo LEO Clube de Acopiara
As principais personalidades da cidade foram homenageadas pelo LEO Clube de Acopiara, dentre elas estava Cícero Ramos, como melhor Vereador, que no ano de 2011 se destacou em seus trabalhos legislativos, eleito pelo povo de Acopiara, com maior eleitorado concentrado no bairro dos Moreiras, é lider do PPS na Câmara Municipal.
A sua grande atuação na Câmara também o levou a conquistar o prêmio do Instituto Tiradentes, como um dos melhores vereadores do Estado do Ceará.
Em um jogo de gato e rato, Luizianne e Cid Gomes evitam encontro
Como um jogo de gato e rato, Luizianne não prestigiou a visita ao Centro de Eventos. Cid, por sua vez, evitou o encontro no Castelão. A reciprocidade no empenho de evitar encontros promete durar por mais algum tempo.
Na manhã desta terça-feira (17), o vice Domingos Filho representou o socialista durante a visita realizada pelo comitê da FIFA ao Centro de Eventos. Foi no Palácio da Abolição que Cid se reuniu com o pessoal da FIFA e o Ministério do Esporte, durante um almoço. A coletiva, prometida pela assessoria do Palácio, foi suspensa e o Governador se mantém distante da imprensa.
Oposição se articula para enfrentar candidato de Luizianne
Impasse faz PT procurar o Diretório Nacional
PCdoB discute estratégias
segunda-feira, 16 de janeiro de 2012
LEO Clube de Acopiara realiza o maior e melhor Baile das Personalidades de sua história!
quarta-feira, 11 de janeiro de 2012
Deputados reduzem contato com suas bases
Esse é caso do deputado estadual Gony Arruda (PSD). Ele deixou o PSDB para se aliar ao Governo estadual, logo depois de ter recebido o comando da Secretaria do Esporte (Sesporte), cargo no qual ele diz estar satisfeito. Porém, apesar da experiência e diálogo constante que ele diz estar construindo com diferentes segmentos do Esporte, o parlamentar, licenciado deste o início de 2011, reconhece: é mais "difícil" acompanhar suas bases eleitorais, agora, devido à demanda diária de trabalhos na Pasta.
Intervalos
Por conta disso, Gony afirmou que precisa buscar tempo nos intervalos de suas tarefas na Secretaria para manter contato com suas bases. "Evidente que a demanda do Estado é grande e meu envolvimento com a Secretaria é total", relata.
Acrescentou, ainda, Gony Arruda, que a sua experiência de três mandatos como deputado estadual contribuiu para o desempenho de seu trabalho no cargo do Executivo.
Já a situação do ex-líder do Governo na Assembleia, Nelson Martins (PT), é um pouco diferente. Hoje, o petista está no comando da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), que possui uma forte atuação na zona rural.
Porém, embora esteja em contato constante com suas bases eleitorais, devido às viagens que precisa fazer para o Interior do Estado, não tem conseguido fazer um trabalho político em seus redutos justamente porque está dando prioridade a sua atuação de secretário.
Longe
O secretário Nelson Martins, assim como o gestor Gony Arruda, admite ter se mantido longe da maior parte do que ocorreu no Poder Legislativo durante o todo o ano passado, mas os dois parlamentares são unânimes ao admitirem que seus colegas têm feito uma defesa positiva do Poder do qual, agora, os dois deputados licenciados também compõem, o Executivo.
Então, enquanto Gony Arruda, durante entrevista, garantiu que os parlamentares, dos quais foram colegas durante vários anos, "mantiveram o bom nível do debate", Nelson Martins assegurou que essa mesma equipe "fez boa defesa do Governo", apesar dos dois momentos que o petista considerou "difíceis", a greve dos professores e a crise na Segurança Pública.
Já o ex-governador do Ceará, Professor Pinheiro (PT), eleito pela primeira vez para o cargo de deputado e escolhido para dirigir a Secretaria de Cultura (Secult), ficou mais tempo na Assembleia em 2011, devido a disputas na Justiça pelo mandato, que ele acabou conquistando no segundo semestre.
Agora, longe do Parlamento desde o mês de agosto, o deputado licenciado afirmou que precisa usar os seus finais de semana para manter contato com suas bases eleitorais. "Nos finais de semana nos quais eu deveria estar com família, eu aproveito para conversar com grupos sociais, sindicatos e assentamentos rurais e outros setores", ressaltou Professor Pinheiro.
Avaliação
Em uma rápida avaliação que o ex-governador fez sobre o trabalho dos deputados estaduais que permanecem na Assembleia, Professor Pinheiro diz que o Legislativo cumpriu o seu papel, e acrescentou: "O Parlamento tem sido uma caixa de ressonância dos debates que ocorrem no Estado. Tivemos esse ano bons debates e bons embates de ideias", pontuou.
Além de Nelson Martins, Gony Arruda e Professor Pinheiro, também foram nomeados pelo governador para assumirem Secretarias os já veteranos no Executivo, deputado Mauro Filho (PSB), que permanece há vários anos na Secretaria da Fazenda; Camilo Santana (PT), que trocou a Secretaria de Desenvolvimento Agrário pela Pasta de Cidades; assim como Ivo Gomes (PSB), que retornou à Chefia do Gabinete de Cid Gomes.
terça-feira, 10 de janeiro de 2012
Acopiara - Fisioterapia na Escola
Em Acopiara as escolas municipais podem contar com o serviço de fisioterapia. A Prefeitura Municipal de Acopiara coloca à disposição uma fisioterapeuta da educação. Uma parceria entre Secretaria da Educação e Secretaria de Saúde. Informe-se e agende uma visita da Fisioterapeuta da Educação à sua escola.
Drª: Daiana Almeida-3474-LTF
Elmano x Roseno
Setores bem próximos à prefeita Luizianne Lins (PT) consideram Elmano Freitas, secretário da Educação do município, melhor nome para as disputas à prefeitura. A indecisão de Waldemir Catanho, o preferido da petista, reforça a avaliação.
Outro item que reforça a preferência por Elmano Freitas seria o potencial de retórica que ele possuiria para enfrentar um possível debate contra uma candidatura de Renato Roseno (PSol). Catanho ficaria em desvantagem, avaliam.
Aliás, muitos petistas consideram Renato Roseno o grande adversário na briga pela sucessão de Luizianne Lins. Simpático, bom de debate, Roseno traria pra si os insatisfeitos com a atual gestão municipal e estadual, que vem se desgastando.
(Vertical / O POVO)
Batendo o martelo: Todos estão sendo comunicados que “o homem” é Catanho
O projeto está bem construído na cabeça da prefeita. Luizianne quer continuar sendo influente na prefeitura, no PT de Fortaleza e estadual. Ela está jogando tudo, uma aposta alta.
Batendo o martelo:
O nome indicado por Luizianne será anunciado ofialmente no próximo domingo, dia 15 de janeiro.
segunda-feira, 9 de janeiro de 2012
PT e PMDB devem ir para a disputa
Cruzamento feito pela reportagem a partir de dados passados pelas siglas mostra que os partidos podem estar em palanques opostos em 14 das 26 capitais - entre elas São Paulo e Salvador. É quase o dobro das disputas entre as siglas no último pleito municipal, em 2008, quando estiveram em lados diferentes em oito capitais.
Por enquanto, os partidos admitem alianças apenas em Goiânia, Rio, Minas, Paraíba, Santa Catarina e Sergipe. Os demais cenários estão indefinidos. Até 15 de janeiro, o PT quer realizar encontros regionais para decidir o apoio a aliados, como o PSB, que vê na eleição deste ano uma oportunidade para se fortalecer em 2014, quando ocorrem as eleições presidencial e de governadores. Além das capitais, os líderes preveem uma briga ainda mais acirrada por cidades médias e pequenas.
A avaliação da cúpula petista é que a intensidade da disputa é um reflexo da "busca por território", já que a oposição está encolhendo. "O PT vai fazer todo o esforço para minimizar os danos de eventuais disputas, que não vão refletir na aliança no Congresso", disse o líder do PT na Câmara, Paulo Teixeira (SP).
Líder do PMDB na Casa, Henrique Eduardo Alves (RN) usa um discurso parecido. "Somos os maiores partidos. É natural que tenham maiores disputas entre eles, mas é uma disputa tem data para acabar"´, afirmou.
Cidade Presidente da AMB se reúne com Cid Gomes em defesa de Magistrada
O Presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Nelson Calandra, se reúne nesta segunda-feira (9) com o governador Cid Gomes a fim de dar apoio e defender a independência de julgar da Desembargadora Sérgia Miranda, do Tribunal de Justiça do Ceará, e mobilizar as autoridades contra atentado sofrido por seus familiares.
O episódio ocorreu depois que a Desembargadora Sérgia Miranda - por ocasião da paralisação da Polícia Militar no Ceará - proferiu uma decisão que determinou que os grevistas voltassem ao trabalho. A família de Sérgia Miranda sofreu um atentado na última quarta-feira (4), quando policiais civis já estavam em greve. De acordo com o coronel Medeiros Filho, do Exército, os tios-avós da Magistrada, que moram em Horizonte, Região Metropolitana de Fortaleza, foram amordaçados e agredidos.
A idosa teve o cabelo molhado com álcool e foi ameaçada de ser queimada. As vítimas já passaram pelos exames de Corpo de Delito no Instituto Médico Legal (IML), foram socorridos e passam bem.
As investigações serão também acompanhadas pela Diretoria de Prerrogativas e de Segurança, por meio do Presidente da Amepa, Heyder Ferreira. Por conta do atentado, além do Presidente Calandra, representantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) estão indo a Fortaleza para investigar o caso.
Palácio do Planalto trabalha para blindar ministro do PSB
O Palácio do Planalto vai trabalhar para preservar o ministro Fernando Bezerra (Integração), como forma de não ampliar o saldo de ministros que deixaram o governo Dilma Rousseff. A orientação para blindá-lo tem dois pressupostos. A tentativa de resistir ao que é considerado pelo governo como uma campanha para derrubá-lo, às vésperas da reforma ministerial, e o temor do desgaste com o PSB, partido do ministro.
A oposição pediu explicações sobre o privilégio que o ministro deu ao seu filho, o deputado federal Fernando Coelho (PSB-PE), na liberação do maior volume de emendas parlamentares da pasta em 2011, conforme a Folha revelou na edição deste sábado (7).
Coelho foi o único congressista que teve todo o dinheiro pedido empenhado (reservado no Orçamento para pagamento) pelo ministério (R$ 9,1 milhões), superando 219 colegas que também solicitaram recursos para obras da Integração.
“Isso não é normal. Ocorreu um privilégio e isso tem de ser explicado. Como o Congresso vai reagir? Os partidos todos vão querer saber por que houve esse privilégio”, disse o presidente do DEM, senador José Agripino Maia (RN).
Em nota, o líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), também pediu esclarecimentos ao ministro da Integração e avisou que pretende protocolar um requerimento de informação.
O presidente do DEM e o líder tucano ainda responsabilizaram Dilma Rousseff pela crise envolvendo a liberação de recursos na pasta.
(Folha)
sexta-feira, 6 de janeiro de 2012
Líder da greve dos PMs, Capitão Wagner pode disputar Prefeitura de Fortaleza
“A sucessão municipal de Fortaleza em 2012 pode ganhar um novo e inesperado personagem. Alçado à condição de líder repentino do movimento grevista que impôs a maior derrota ao governador Cid Gomes (PSB), o suplente de deputado estadual Capitão Wagner (PR) já pensa em voos mais altos. Ontem, ao O POVO, o parlamentar admitiu que foi procurado por dirigentes partidários no Ceará. Teor das conversas: convites para ele disputar a cadeira hoje ocupada pela prefeita Luizianne Lins (PT).
Nas interlocuções políticas, disse Capitão Wagner, haveria a possibilidade de o deputado ser cabeça de chapa ou disputar a vice-Prefeitura. Ele não quis informar quem o procurou nem quantos líderes o teriam proposto o desafio. Segundo ele, os possíveis cenários ainda não foram discutidos com o PR.
Outras opções não estariam descartadas, segundo o capitão. “Pode ser o Executivo ou o Legislativo”, declarou ele, sobre a possibilidade de concorrer à Câmara Municipal. “Quem vai decidir é o partido”, ponderou. No Ceará, o PR é presidido pelo ex-governador Lúcio Alcântara, desafeto de Cid, e tem como principal gestor o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa.
Wagner negou, ontem, que o partido tenha interferido ou direcionado a atuação dele na greve da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. “Não seria bom”, afirmou o capitão, completando que mantém boas relações com os dirigentes da sigla.
Filiado ao PR, desde o dia 29 de setembro de 2011, quando assumiu como suplente na Assembleia Legislativa, Capitão Wagner está substituindo a deputada Fernanda Pessoa (PR), filha do prefeito de Maracanaú.
Suplência estendida
É justamente a partir do mandato de suplente de deputado que Capitão Wagner pretende manter sua visibilidade. Uma negociação política poderá estender a permanência dele no legislativo cearense por pelo menos 90 dias, a partir da retomada dos trabalhos, no início de fevereiro. Ele continuaria no lugar de Fernanda Pessoa.
Uma segunda opção seria o suplente ficar na cadeira do deputado Leandro Pinheiro (PSD). Nesse caso, a suplência seria de 120 dias. Iria até maio, o último mês antes do período de convenções partidárias, que definirão os nomes da disputa eleitoral.
Aparentando tranquilidade, Capitão Wagner já testa sua performance diante de possíveis críticas ao fato de ele ter como bandeira única a pauta da segurança pública. O suplente diz que na Assembleia acompanhou muitos outros assuntos e demandas do mandato. “Foram muitas discussões e requerimentos. Foi bem produtivo”, exalta-se.
Sobre o governo Cid Go-mes, apesar de fazer oposição, Capitão Wagner afirma que já votou em projetos do Executivo e observa que não vê motivos para mudar a postura de agora em diante. “Eu nunca fui radical e não seria agora que eu iria ser”.
(O POVO)
quarta-feira, 4 de janeiro de 2012
Deputada Mirian Sobreira leva trabalho aos acopiarenses
O secretário da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) Marcelo Sobreira, juntamente com a Deputada Estadual Mirian Sobreira e seu Assessor Will Almeida entregaram no último mês de dezembro, vários equipamentos de trabalho para os concludentes do curso Criando Oportunidades no município de Acopiara, realizado com a parceria da Prefeitura Municipal de Acopiara, tendo como responsável o Secretário Carlos Aragão, da CDL local, presidida por Ricardo Ribeiro.
Dinheiro cortado do orçamento do Poder Judiciário foi para o Eixão das Águas
O presidente da OAB do Ceará, Valdetário Monteiro, esteve reunido com os servidores do Judiciário para tratar sobre o corte de R$ 130 milhões no orçamento 2012 do Poder. Aprofundou o tamanho do prejuízo.
“Entre setembro de 2012 e agosto de 2011, o gasto só com pessoal foi de R$ 485 milhões. A previsão do orçamento para pessoal neste ano caiu para R$ 462 milhões, o que exige revisão com suplementação”, diz Valdetário.
Da verba de manutenção do TJ, foram cortados R$ 21,6 milhões. Para onde foi esse dinheiro do Judiciário? Valdetário informa: para o Projeto Eixão das Águas. “Estamos dispostos a entrar com ação civil pública contra o Estado, mas isso não impede a negociação”, avisa o dirigente da OAB.
CCJ do Senado define prioridades 2012
A Comissão de Constitutição e Justiça do Senado vai priorizar, neste ano, a votação de quatro matérias consideradas fundametais para o Executivo e, também, para a sociedade e o Legislativo.
Segundo o presidente da CCJ, Eunício Oliveira, constarão como prioridades de votação o Estatuto da Juventude, a reforma administrativa do Senado, a regulamentação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a reforma do Código Penal.
Eunício Oliveira reconhece que há aspectos polêmicos entre essas matérias, mas lembra que o ano é eleitoral e há necessidade de enxugar a pauta também. Antes que tudo acabe em campanha.
Congresso ajudou a resistir à crise
"Fechamos 2011 com a geração de 2 milhões e 200 mil empregos novos com carteira assinada em relação a 2010. Aprovamos uma política do salário mínimo que permite o seu maior crescimento e, com isso, a recuperação do poder de compra da população", analisa o senador, destacando também a aprovação do Código Florestal no Senado, que, segundo ele, deve entrar na pauta de votação da Câmara Federal logo após o recesso. "Então queremos agora continuar com o crescimento econômico e a inclusão social. Esperamos que em 2012 a gente dê continuidade a esse processo", declarou.
Pode faltar juiz nas eleições 2012
As promoções farão com que alguns juízes do Interior sejam removidos para a Capital e outros sejam transferidos de uma comarca para outra do Interior. Com isso vários municípios poderão ficar sem a presença de um juiz eleitoral e não há tempo suficiente para a realização de um concurso público para o preenchimento das vagas.
O procurador regional eleitoral não sabe ainda a quantidade exata de zonas eleitorais que ficarão sem a presença permanente de um juiz para acompanhar todos os procedimentos da campanha eleitoral e realização do pleito. Um levantamento neste sentido está sendo feito mas, de princípio, calcula que aproximadamente 100 municípios ficarão sem um juiz residindo na sede da zona eleitoral. Para ele é importante a presença de um juiz e de um promotor de Justiça em todas as fases da campanha eleitoral, em cada município.
Deslocamento
Situações dessa natureza já aconteceram no passado e a estratégia utilizada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) foi nomear como titular de zonas eleitorais juízes que atuam em comarcas próximas às sedes das zonas. Para os demais municípios sem a presença de um juiz foi providenciado o deslocamento de juízes que atuam em cidades próximas ou até mesmo na capital. Embora necessário esse procedimento não é o ideal, ressalta o procurador Márcio Torres.
Propaganda
Atento às manifestações de prefeitos com vistas às eleições, além de uma série de ações adotadas ao longo do ano de 2011 em conjunto com o Centro de Apoio Operacional às Promotorias Eleitorais, do Ministério Público Estadual, recentemente o procurador expediu ofício circular aos promotores eleitorais de todo o Estado no sentido de colherem subsídios sobre os gastos com propaganda institucional nos últimos três anos.
Essa medida foi adotada antes do início do recesso da Justiça Eleitoral, iniciado no dia 20 de dezembro último. As informações serão colhidas junto às prefeituras e também no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) por meio do Sistema de Informações Municipais (SIM), ou seja balancetes mensais fornecidos por meio informatizado.
No momento apropriado essas informações serão comparadas com os gastos que estiverem sendo realizados para avaliar se as condutas vedadas aos agentes públicos estão sendo observadas ou não, e, assim evitar o abuso do poder político nas eleições.
Os atuais prefeitos, candidatos ou não à reeleição, não poderão gastar, com propaganda, valores superiores à média do que foi gasto nos últimos três anos, em cada um dos municípios. A vigilância maior do Ministério Público deve estar nas cidades onde o titular da Prefeitura é candidato à reeleição, segundo alguns integrantes das promotorias de Justiça, no Interior.
DIÁRIO DO NORDESTE