"QUEM SABE FAZ A HORA NÃO ESPERA ACONTECER"

Vandré

Páginas

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Câmara de Senador Pompeu aprova pedido de cassação


A sessão na Câmara de Vereadores, na noite do dia 16, mais uma vez começou tumultuada. Dessa vez o presidente da Casa Legislativa, Francisco Teixeira Pinheiro, mais conhecido por Chico Pinheiro, resolveu instalar telões para o público ver o trabalho dos parlamentares municipais do lado de fora. Pretendia evitar os problemas ocasionados na última sessão.

Não teve jeito. Tentando evitar a votação do pedido de abertura de processo solicitando a cassação do mandato do prefeito afastado, Antonio Teixeira, o grupo de simpatizantes do gestor público provocou um black-out no prédio. Os vereadores da cidade votaram, aprovaram e assinaram o pedido sob os refletores da câmera da emissora TV Diário.

A Comissão Processante deveria ter sido montada para julgar um pedido feito pela eleitora, Lúcia Aquino, na semana passada. Chico Pinheiro encerrou a sessão antes da votação, alegando tumulto. Ele havia justificado a necessidade de consultar a assessoria jurídica da Câmara.

TCE presta contas sobre auditorias em convênios de kits sanitários


O presidente interino do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Valdomiro Távora, informou, nesta quarta-feira, 17, que do total de 54 municípios a serem inspecionados até o próximo dia 30 de setembro, 16 já receberam as visitas de técnicos do órgão. São eles: Aracoiaba, Baturité, Beberibe, Canindé, Capistrano, Cascavel, Cedro, Chorozinho, Farias Brito, Horizonte, Mombaça, Mulungu, Pacajus, Quixadá, Quixelô e Saboeiro.

A secretária de controle externo do Tribunal, Giovanna Adjafre, e um grupo de analistas de controle externo que visitaram os municípios expuseram os dados verificados até agora, sobretudo no que se refere ao percentual de execução dos kits sanitários. Na ocasião, os deputados esclareceram dúvidas referentes à auditoria com os integrantes da Corte de Contas.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

STDS e Cedi realizam a III Conferência Estadual dos Direitos do Idoso


A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e o Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Cedi) realizam nesta semana, de 17 a 19 de agosto, a III Conferência Estadual dos Direitos do Idoso. Este ano, o tema central será “O Compromisso de Todos por um Envelhecimento Digno no Estado do Ceará”. Durante o evento, será apresentado o Mapa Estadual da Violência contra a Pessoa Idosa e o Cedi emitirá uma nota técnica sobre a situação no Ceará.

A conferência é um evento democrático no qual são avaliados e propostos avanços para a consolidação de políticas públicas e conquista do envelhecimento digno no Estado. Uma das estratégias do processo é garantir a participação ativa do idoso no planejamento, monitoramento e avaliação das políticas públicas ao lado de gestores e conselheiros.

Cid ameaça lançar candidato do PSB à prefeitura de Fortaleza


Do governador do Ceará, Cid Gomes, sobre manter a aliança entre PSB e PT em torno de candidato petista à prefeitura de Fortaleza nas eleições municipais de 2012:

– Vou fazer o que eu puder para manter a aliança, mas não tenho essa obrigação. O PT tem de indicar um nome que agrade ao partido. Se não, o PSB lança seu candidato — disse ao Poder Online.

Luizianne vai cobrar posição de Cid Gomes


As críticas feitas pelo chefe da Casa Civil do Estado, Arialdo Pinho, à prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), via Twitter, não devem sair baratas. A petista garantiu, no último sábado, na Plenária Popular do PT, no Ginásio da Parangaba, que vai procurar o governador Cid Gomes (PSB) para tratar do assunto. “Vou perguntar: como é? A aliança mudou? A conduta mudou?”, advertiu a prefeita, ao questionar a declaração do governador de que Arialdo tinha “todo o direito” de fazer críticas contra a administração municipal, desde que “no ambiente privado”.

“Eu não dissocio as pessoas dos cargos públicos que elas ocupam. Não existe isso em canto nenhum”, rebateu Luizianne. Em entrevista ao O POVO, na última quinta-feira, a prefeita afirmou que já havia procurado o governador e colocado para ele a sua insatisfação e o seu incômodo “em estar sendo ofendida pelo secretário da Casa Civil”. De acordo com ela, Cid teria garantido que situações como essa não voltariam a se repetir.

Além de assegurar que vai procurar Cid, Luizianne também afirmou que tem críticas contra à gestão do governador, apesar de dizer que prefere “preservar as alianças”.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Novas unidades do IFCE serão instaladas em seis municípios cearenses


A presidente Dilma Roussef anuncia na próxima terça-feira (16) no Palácio do Planalto a instalação de mais seis unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no Ceará (IFCE).

Serão beneficiados os municípios de Maranguape e Horizonte, na região Metropolitana de Fortaleza, além de Paracuru, Itapipoca, Acopiara e Boa Viagem.

Durante a solenidade também será confirmada a instalação da Universidade Federal do Cariri, com sede em Juazeiro do Norte e campus avançados em Barbalha e Crato, além do campus avançado da Universidade Federal do Ceará no Vale do Jaguaribe, com sede em Russas.

Nosso Deputado Federal José Nobre Guimarães está de parabéns por mais essa conquista para o nosso município, onde os nossos filhos acopiarenses terão um ensino de qualidade, com maior inserção no mercado de trabalho.

Will Almeida

11 de agosto: dia histórico para o desenvolvimento do Ceará


O Ceará viveu um momento histórico na manhã desta quinta-feira (11). A presidenta Dilma Rousseff e o governador Cid Gomes deram início às obras de terraplenagem da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) e inauguraram dois grandes empreendimentos que darão um novo impulso à economia do Ceará: o Terminal de Múltiplas Utilidades do Porto do Pecém (TMUT) e o sistema de Correia Transportadora. “O Porto do Pecém, assim como todos os equipamentos logísticos de suporte que ele exige, é uma arma dos habitantes do Ceará, e do Nordeste, contra uma ideia muito forte que existe no Brasil, que o Nordeste não pode ter uma Siderúrgica, não pode ter uma Refinaria. Hoje estamos vendo o contrário”, disse a presidenta Dilma Rousseff durante a solenidade Ela ressaltou também que para que esse dia acontecesse, era necessário que o Estado tivesse a frente a liderança política do governador Cid Gomes.

A presidenta também lembrou a instalação da Refinaria Premium II no Ceará, que, segundo ela, junto com o Porto do Pecém refletem o modelo de desenvolvimento da indústria brasileira adotado durante a gestão do ex-presidente Lula, e que terá continuidade em sua gestão. “As ações do Governo no Nordeste tratam de construir Refinarias, mas também tratam de tirar os brasileiros da extrema pobreza. O Brasil é hoje o que é porque o Governo mudou o modelo de desenvolvimento do Nordeste”, exemplificou Dilma.

O Ceará é referência nacional em saúde pública


Mais saúde para o cearense. Nesta quinta-feira (11), a presidenta Dilma Rousseff e o governador Cid Gomes inauguraram a Policlínica de Pacajus, na Região Metropolitana de Fortaleza, e o Polo 1 do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). “A saúde pública no Ceará é referência para o País”, definiu a Presidenta, que destacou ainda o sistema de consórcios utilizado no Estado, onde “várias forças e iniciativas agem de forma conjunta para atender melhor a população utilizando o que cada municípios tem de melhor”.. Dilma destacou que o maior objetivo do SUS é dar um atendimento humano, com data e hora marcadas e equipamentos de tecnologia avançada.

Durante a solenidade, o governador Cid Gomes disse que naquele momento estava sendo dado “um grande passo de dotar o Ceará com a melhor rede pública de saúde do Brasil até o fim de 2012”. Além disso, o Governador reforçou o compromisso de instalar um novo hospital Macrorregional até o fim de 2014 e uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para atender os casos mais urgentes.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que também conferiu a solenidade de inauguração da Policlínica de Pacajus e reiterou as palavras da Presidenta Dilma ao considerar que o Ceará é uma referência na saúde pública do Brasil. O ministro também destacou o empenho do Governo do Estado em trabalhar na interiorização dos serviços de saúde e não concentrá-lo apenas na Capital.

Estiveram presentes ainda na inauguração de Pacajus, o presidente da Assembleia Legislativa, Roberto Cláudio; os senadores Inácio Arruda e José Pimentel; o secretário da Saúde, Arruda Bastos; além de deputados estaduais e federais e autoridades da região.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Presidente do PPS/CE expande ações pelo Interior e admite candidatura na Capital


O presidente do PPS no Ceará, Alexandre Pereira, resolveu reforçar a presença da legenda no Interior de olho em 2012.

Dentro desse objetivo, estará em Capistrano neste sábado, a partir das 15 horas, para empossar “Doutor Emetério” como presidente do PPS desse município.

Doutor Eméterio já é, inclusive, pré-candidato a prefeito desse município.

Sobre Fortaleza, Pereira é claro: o partido vai ter candidato próprio. E ele não afasta a possibilidade de ser o postulante. Lembra que, como candidato a senador, obteve mais de 500 mil votos. Ou seja, ficou conhecido para outros embates.

(Foto – Paulo MOska)

terça-feira, 9 de agosto de 2011

O PSB de Fortaleza lançou, neste último sábado o “Ciclo de Debates – O PSB e um olhar socialista sobre a cidade de Fortaleza”

O PSB de Fortaleza lançou, neste último sábado (06) o “Ciclo de Debates – O PSB e um olhar socialista sobre a cidade de Fortaleza”. A primeira edição do evento teve como tema “A cidade vista por seus gestores: A Fortaleza do passado, do presente e do futuro!” e aconteceu na Casa José de Alencar (Messejana).

Oportuna a ideia de lideranças do PSB da Capital cearense de reunir, no último sábado, um grupo de ex-prefeitos de Fortaleza para falarem de suas experiências à frente da administração municipal. Claro que eles têm visões diferentes da realidade que experimentaram, mas seus depoimentos são importantes contribuições para eliminação de erros na construção de um planejamento para o futuro, tão reclamado em uma cidade das proporções de Fortaleza. Ademais, a reunião de Luiz Marques, Antônio Cambraia, César Neto e Barros Pinho, todos fora do partido promotor do evento, abre uma perspectiva nova na política local, necessitada de união de todas as suas forças políticas.

O ex-deputado federal Ciro Gomes voltou à cena política neste sábado (6), e, com a experiência de quem foi ministro da Fazenda de Itamar Franco e ministro da Integração de Lula, fez previsões sobre o futuro de Brasília. Para Ciro, mais quedas virão por aí na faxina de Dilma Rousseff.

Durante o ciclo de debates do PSB, na Casa José de Alencar, o ex-deputado revelou que, depois de Palocci (Casa Civil), Nascimento (Transportes) e Jobim (Defesa), pelo menos mais três nomes estão na corda bamba: Pedro Novais (Turismo), Mário Negromonte (Cidades) e José Sérgio Gabrielli (Petrobras). Ciro afirma que “Brasília vive o segredo do polichinelo”.


(Foto) Will Almeida, Ciro Gomes, Deputada Estadual Mirian Sobreira e Sec. Cultura Robinho

O Ciclo de Debates, que ocorrerá mensalmente até fevereiro de 2012, é uma iniciativa do diretório municipal. O objetivo é iniciar uma discussão suprapartidária e democrática, reconhecendo os avanços das gestões municipais anteriores e buscando formatar um projeto para a cidade de Fortaleza conjuntamente com os demais segmentos da sociedade e dos setores produtivos locais, informa a assessoria de imprensa socialista.

Estiveram presentes no evento lideranças de outros municípios do Estado, foi o caso do município de Acopiara, com a presença da jovem liderança política Will Almeida, juntamente com a Deputada Mirian Sobreira(PSB), que na ocasião também tratarão de assuntos políticos com Ciro Gomes, que diz respeito a Região Centro-sul.



Cid isenta Camilo Santana de responsabilidades em fraudes


O governador do Ceará, Cid Gomes, bem que tentou evitar a polêmica em torno das denúncias de desvio de recursos na construção de kits sanitários em cidades do interior. Enquanto os repórteres insistiam no tema, o chefe do Executivo estadual repetia a expressão “sem comentários”. Mas, entre uma pergunta e outra, resolveu falar, defendendo o secretário de Cidades, Camilo Santana.

Durante entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (8), no final da solenidade de inauguração da nova sede do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Cid Gomes descartou a possibilidade de afastar seu comandado, sob o argumento de que Camilo não estava à frente da pasta na data das irregularidades.

“Eu não vou afastar secretário. Se você tiver o mínimo de cuidado e digo até responsabilidade para ver o problema. Aconteceu na gestão passada. Não era o secretário Camilo que estava. Eu não estou, com isso, transferindo a responsabilidade nem para o ex-secretário Cartaxo, nem para o ex-secretário Jurandir Santiago. Os dois não estão mais na secretaria”, explicou.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Ciro Gomes abre ciclo de debates do PSB


O PSB de Fortaleza lança, neste sábado (06) o “Ciclo de Debates – O PSB e um olhar socialista sobre a cidade de Fortaleza”. A primeira edição do evento terá como tema “A cidade vista por seus gestores: A Fortaleza do passado, do presente e do futuro!” e acontecerá a partir das 9 horas, na Casa José de Alencar (Messejana) e contará com a presença do ex-deputado federal Ciro Gomes, além de ex-governantes e parlamentares.

O Ciclo de Debates, que ocorrerá mensalmente até fevereiro de 2012, é uma iniciativa do diretório municipal. O objetivo é iniciar uma discussão suprapartidária e democrática, reconhecendo os avanços das gestões municipais anteriores e buscando formatar um projeto para a cidade de Fortaleza conjuntamente com os demais segmentos da sociedade e dos setores produtivos locais, informa a assessoria de imprensa socialista.