"QUEM SABE FAZ A HORA NÃO ESPERA ACONTECER"

Vandré

Páginas

segunda-feira, 25 de julho de 2011

O cearense Tiririca se diz feliz com rotina "puxada" da Câmara


Após o termino do primeiro semestre de trabalhos na Câmara dos Deputados, o deputado federal Tiririca (PP/SP), parlamentar que obteve na eleição de 2010 a segunda maior votação da história para o cargo, diz sentir-se adaptado. No seu dia-a-dia de deputado federal, como mesmo intitula de “puxado”, tem recebido dezenas de cidadãos de todo o país, que chegam a levar até “letras de músicas”, segundo o parlamentar.

Mesmo diante do assédio e o carinho do público por onde anda, Tiririca afirma que isso não o atrapalha na função legislativa. “Vou ao plenário, participo de comissões e voto normalmente” declarou o parlamentar, que se encontra de férias em Fortaleza. Tiririca faz parte da bancada paulista na Câmara, entretanto, o deputado destaca a boa relação não somente com os políticos do estado pelo qual foi eleito, mas também com os representantes cearenses na Câmara. “Recebo muito apoio aqui” afirmou.

Tiririca destaca ainda ter sido bem recebido não somente pelos eleitores: “eu fui bem recebido por todos, os deputados e os eleitores”, assegurou. Por diversas vezes, Tiririca também ressaltou a felicidade com a nova vida. Durante a entrevista, concedida na noite de quarta-feira (20), por ocasião de partida de futebol beneficente realizada no estádio de Aquiraz, fazia questão de afirmar ao final de cada pergunta, que estava “muito feliz”.

Tiririca disse também que a relação com os parlamentares se estende a partidas de futebol em que joga regularmente. “Jogo futebol com eles nas terças, é muito legal”. Até agora os jogos tem sido a forma encontrada para se soltar, já que seis meses após a posse, não fez nenhum pronunciamento.

Dilma visita o Ceará


O Palácio da Abolição mudou a data de inauguração do terminal de multiuso do Porto do Pecém (São Gonçalo do Amarante), que estava programada para o dia 5 de agosto próximo. Será agora no dia 4 de agosto, com um detalhe: a festa contará com a presença da presidente Dilma Rousseff que, além de conferir o ato, ainda assistirá, ao lado do governador Cid Gomes (PSB), o início dos trabalhos de terraplenagem da futura siderúrgica.

Na agenda de Dilma, também ida ao município de Tauá (Região dos Inhamuns), onde participará da inauguração da usina de energia solar do Grupo MPX. A presidente deve ter agenda com a prefeita Luizianne Lins (PT), o que, no entanto, ainda está sendo definido.

Eliane Novais começa elaboração


A deputada explica que o encontro deste fim-de-semana foi o primeiro de uma série que contará também com a apresentação de técnicos convidados. “No próximo encontro, deveremos convidar alguém para falar sobre o tratamento da saúde na cidade de Fortaleza”, acrescenta. Segundo a deputada, o encontro foi composto de dois momentos: o técnico, no qual Romeu Duarte fez uma exposição do que foi feito em termos de espaço urbano, nas gestões municipais passadas e na atual; e o político, onde foi iniciada discussão de estratégias para a elaboração de um plano de governo de sua possível candidatura. “Esse é um momento de construção de uma proposta. Na próxima sexta-feira vamos nos reunir para formalizar uma equipe que cuidará da elaboração desse plano de governo”, afirma.

A deputada estadual Eliane Novais (PSB) deu, neste final de semana, o pontapé inicial para a formatação de um plano de governo para a sua pré-candidatura à Prefeitura de Fortaleza. No último sábado, lideranças municipais do partido, sindicalistas e militantes, estiveram reunidos no auditório da Casa José de Alencar, em Messejana, das 10h da manhã às 13h, para ouvir a palestra do arquiteto e professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Romeu Duarte, sobre “Perspectivas e Desafios Urbanos de Fortaleza”.

Sobre a sua pré-candidatura à prefeitura municipal, a deputada diz que conta com a validação dos diretórios municipal e nacional do PSB. Ela afirma que, apesar de o governador Cid Gomes, que é presidente do diretório estadual, defender a candidatura do petista Camilo Santana, a direção nacional do PSB já oficializou que o partido terá candidato próprio à Prefeitura de Fortaleza. “O governador fala em lealdade, mas ele não conversou conosco antes de se antecipar e lançar a candidatura do Camilo. Isso gerou bastante insatisfação no partido”, diz.

Eliane afirma que o primeiro encontro também teve o objetivo de arregimentar as pré-candidaturas a vereador, pelo partido. A ideia inicial é a formação de chapa com 60 candidatos, que participarão das reuniões para conhecer a fundo o estatuto do partido e formatar suas propostas. “Neste encontro foram apresentados 12 pré-candidatos. Na próxima reunião teremos mais até completar a chapa com 60”, explica.

De acordo com a deputada, o evento contou com cerca de 500 participantes, dentre eles, o presidente do diretório municipal e irmão da deputada, Sérgio Novais e o tesoureiro do PSB estadual e representante do diretório nacional, Josué de Freitas.

sábado, 23 de julho de 2011

PSB realiza encontro neste sábado

Dividido com a pré-candidatura da deputada Eliane Novais à Prefeitura de Fortaleza, o PSB Municipal se reúne neste sábado (23), a partir das 10 horas, na Casa José de Alencar, com o objetivo de elencar nomes para pré-candidatos a vereador na Capital, assim como para pensar o projeto da sigla para Fortaleza. O arquiteto Romeu Duarte, membro da secção cearense do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), fará palestra sobre “Perspectivas e desafios urbanos de Fortaleza”.

De acordo com o presidente municipal do PSB, Sérgio Novaes, este é o primeiro evento voltado para a formação política dos candidatos a vereadores. Se o partido não se coligar nas eleições proporcionais, precisará de 62 candidatos, incluindo 19 mulheres. “A Eliane, que é pré-candidata, vai coletar informações no encontro e, pelo que conversou comigo, vai pensar num grupo de técnicos que vão ajudar o partido a definir prioridades para políticas públicas”, disse.

(O POVO)

sexta-feira, 22 de julho de 2011

PSB Dividido: Cid diz que divergência é “natural”, desde que não se torne desleal

PSB Dividido: Cid diz que divergência é “natural”, desde que não se torne desleal

O governador Cid Gomes anuncia: até setembro, o PSB deve estar estruturado em todo o Ceará para, após isso, iniciar a busca de alianças e procurar disputar o maior número de prefeituras. Esse trabalho de estruturação da legenda ficou a cargo do seu irmão, o ex-governador Ciro Gomes.

Sobre as divergências do PSB estadual com o PSB de Fortaleza que tem como presidente o ex-deputado federal Sérgio Novais, Cid Gomes considerou “natural” que haja divergências, mas ressalvou: “É ruim quando a briga se torna desleal. Mas disputal leal, ética e intrapartidária é positiva”.

Nessa peleja sucessória, o PSB de Fortaleza lançou a deputada estadual Eliane Novais, irmã de Sérgio Novais, como pré-candidata à Prefeitura. O grupo cidista não aceita tal imposição.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Sucessão 2012 – Prefeita já admite prévias no PT


A prefeita Luizianne Lins (PT) entregou, nesta manhã de quarta-feira, a pracinha da Igreja de Santo Afonso (Redonda), no bairro Parquelândia, toda reformada. A iniciativa integra a estratégia oficial de dar maior visibilidade às ações da prefeita, pois 2012 bate à porta.

Mas o que chamou a atenção foi o palanque armado para a entrega da reforma. Com direito a discursos e a presença de cinco dos 13 “prefeituráveis” do Partido dos Trabalhadores.

Ali estavam o presidente da Câmara Municipal, Acrísio Sena, o presidente da Fundação Habitafor, Roberto Gomes, o coordenador de Mobilização Popular, Elmano de Freitas, o titular da Seman, Deodato Ramalho, e a secretário especial do Centro, Luiza Perdigão.

Falando com a impensa, a prefeita garantiu que a divulgação dos 13 nomes deve ser visto como um sinal de que o PT tem filiados para disputar a Prefeitura. Ela, no entanto, ressalvou: primeiro virá a formatação de uma proposta para a cidade.

Luizianne admitiu também que vai procurar o consenso dentro do PT em matéria de candidato a prefeito e disse que, se isso não for possível, o partido apelará para prévias.

TCM retoma trabalhos após mudança de sede


O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) realizou, ontem, sua primeira sessão de julgamentos na nova sede, localizada no Centro Administrativo Governador Virgílio Távora, no Cambeba. Na primeira câmara de julgamentos, foram apreciados mais de 100 processos referentes à prestação de contas de gestão, aposentadoria, pensão, tomada de contas de gestão e tomada de contas especial.

Nos processos de prestação de contas de gestão, tomada de contas de gestão e tomada de contas especial, foram constatadas várias irregularidades, de maneira que algumas contas foram desaprovadas com aplicação de multa, imputação de débito e nota de improbidade administrativa, em tese.

Dos processos relativos a análise de contas, oriundos do município de Fortaleza, apenas uma tomada de contas especial foi julgada pela primeira câmara, ontem. A decisão foi pela extinção do processo, sem resolução de mérito, porque se tratava de denúncia feita por um fornecedor do município, reclamando de falta de pagamento.

Mais de 20 mil postos de trabalho são criados no primeiro semestre no CE


Nos últimos seis meses foram criados 20.352 (aumento de 1,96%) novos postos de trabalho no Ceará. Só no mês de junho, foram gerados 4.084 empregos celetistas, representando uma elevação de 0,39% em relação ao mês anterior. Nos últimos 12 meses, o crescimento foi de 6,88%, o que representa 68.063 novos vagas no mercado de trabalho. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, divulgados nesta terça-feira (19).

Ainda conforme o Caged, os setores que mais geraram vagas foram o da construção civil (1.796 postos), de serviços (918) comércio (892) e agropecuária (775). A Região Metropolitana de Fortaleza registrou a geração de 2.177 empregos formais, seguida por Aracati (294), Crateús (270), Juazeiro do Norte (172), Camocim (114) e Limoeiro do Norte (93).

sábado, 16 de julho de 2011

Grupo de Dança de Acopiara vai a Curitiba


A Cia. de Dança Estilo de Rua de Acopiara recentemente vencedora do festival V Passo de Arte que aconteceu em Fortaleza-ce no mês de maio, participou também do I Festival Cearense de Hip hop na categoria profissional e alcançou o 1° lugar, que além de troféu recebeu passagens para participar do maior festival de dança de Rua da América Latina, o 10º Festival Internacional de Dança Hip Hop de Curitiba no Estado do Paraná.

A Cia é o primeiro grupo do Ceará e o segundo do nordeste a participar deste evento que reúne cerca de 1.500 bailarinos de diversos países do mundo.

A prefeitura de Acopiara tem dado total apoio a esta Cia de Dança, incentivando a participação do grupo nos festivais em que se inscreve.

“Acreditamos na potencialidade e no talento destes jovens acopiarenses que desde a sua formação enchem de orgulho o nosso município, levando arte aonde quer que vá”, afirmou o prefeito Antônio Almeida.

A Cia de Dança “Estilo de Rua” é formada pelo jovens: Anderson Amorim, Edinúzia Pimentel, Edlaine Andrade, Ildelan Barros, João Antonio, José Antonio, Marcondes Pereira, Melkzeone Alves e Palova Costa.

A deputada Mirian Sobreira a requerimento de Will Almeida, disponibilizou uma passagem áerea para uns dos integrantes da Cia de Dança, o mesmo destacou a importância da conquista do grupo, para a Região Centro-sul, e todo o Estado do Ceará, "Fico feliz pela conquista do festival V Passo de Arte e também do I Festival Cearense de Hip hop na categoria profissional, acredito que isso incentivará ainda mais os nossos jovens há participar de atividades culturais, e o nosso município se orgulho dos participantes e organizadores que fizeram a diferença."

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Eleições na Capital – Presidente da Assembleia apregoa entendimento dentro do PSB


O presidente da Assembleia Legislativa, Roberto Cláudio, apregoa o entendimento dentro do PSB entre o presidente municipal do PSB, Sérgio Novais, e o governador Cid Gomes, que preside a legenda no Estado. O apelo é feito como consequência de declaração dada por Sérgio de que não quer mais papo com os Ferreira Gomes. Para Roberto, em política o diálogo nunca pode ser esgotado.

Ele apela ao bom senso e até observa que o lançamento de uma candidatura à Prefeitura de Fortaleza agora – caso da deputada Eliane Novais (PSB), irmã de Sérgio, seria “prematuro”. Lembra que o PSB tem aliados para conversar.

Sobre seu nome cotado para a disputa, voltou a afirmar: “Eu não tenho projeto nesse sentido. Meu objetivo é trabalhar à frente da Assembleia”. Bom lembrar: Roberto acabou tertius na peleja entre Welington Landim e Zezinho Albuquerque, ambos do PSB, pelo trono do legislativo estadual.

(Coluna Vertical, do O POVO)

quarta-feira, 13 de julho de 2011

I Encontro Acopiarense das Associações Comunitárias

No último dia 28 de junho no CETEC de Acopiara, ocorreu o I Encontro Acopiarense das Associações Comunitárias que contou com mais de 20 (vinte) representantes de diversas localidades do município. Na reunião foi realizada uma palestra com a Sra. Gertrudes, conhecida como Gê, funcionária da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Ceará, que abordou entre os temas as etapas necessárias para aprovação de projetos por parte do Governo Estadual.

Dentre estas destacou a importância da elaboração de projetos com a documentação em dia para o sucesso das reivindicações. A palestrante parabenizou a iniciativa do encontro, que teve como grande idealizador a jovem liderança política Will Almeida.

O mesmo destacou que as associações bem organizadas tem uma força para conseguir benefícios perante o Estado, e que essa era a ideia principal do encontro: “...fortalecer as organizações para que os benefícios cheguem as comunidades...” .

Estiveram também presentes: o Secretário do Meio Ambiente, Luis Lucas, o Secretário de Educação, Vicente Júnior, a Secretária de Saúde, Tereza Cristina, e os vereadores, Mundoca e Cicero Ramos, representando a Câmara Municipal de Acopiara.

Presidente da Assembleia fará balanço das atividades nesta 6ª feira


O presidente da Assembleia Legislativa, Roberto Cláudio (PSB), vai realizar um balanço das atividades do primeiro semestre da Casa nesta sexta-feira, a partir das 9 horas, durante sessão da Casa. Foi o que ele informou, nesta quarta-feira, antes de seguir para Brasília, onde terá audiência no Ministério da Integração Nacional.

Tendo ao lado os deputados estaduais Lula Morais (PCdoB), Welington Landim (PSB) e Tin Gomes (PHS), o presidente da Assembleia vai se inteirar das obras da transposição do rio São Francisco, já que há informações de estarem paralisadas.

Sobre as atividades do legislativo estadual no primeiro semestre, Roberto Cláudio informará, por exemplo, que a Casa está se adequando à agenda verde, ou seja, buscando ser um organismo que atende às exigiências da legislação ambiental. Tamém falará sobre o planejamento estratégico e ainda sobre concurso público que, até o dia 15 de agosto, terá edital lançado.

PT suspende direitos partidários de prefeito

A Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) acatou, por unanimidade, o pedido da Comissão de Sindicância e encaminhou o caso do prefeito de Senador Pompeu, Antônio Teixeira, para a Comissão de Ética e Disciplina Partidária da legenda. Por enquanto, o prefeito e os demais filiados, acusados por desvio de dinheiro público e fraude em licitações, estão com seus direitos partidários suspensos até que o caso seja apurado.

A decisão da Executiva, divulgada após reunião que terminou por volta das 23 horas de ontem, foi tomada porque o PT não pretende realizar "um pré julgamento ou absolvição automática dos denunciados".

A Comissão de Sindicância, formada pelos membros Antônio Ibiapino, Reudson de Souza e Isaac Júnior, já realizou duas visitas ao Município de Senador Pompeu a fim de reunir e ouvir todos os membros do Diretório Municipal da agremiação e os demais envolvidos na denúncia.

No último dia 31 de junho, depois de passar duas semanas fugindo da Polícia e da Justiça, Antônio Teixeira e Luís Flávio resolveram se entregar no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar, no bairro Jacarecanga.

Diario do Nordeste

segunda-feira, 11 de julho de 2011

João Ananias comanda mesa-redonda sobre SUS


A subcomissão especial criada na Câmara para tratar do financiamento, da reestruturação, da organização e do funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) promove nesta segudna-feira uma mesa-redonda sobre o modelo gerencial do SUS.

Vai estar à frente dos trabalhos o deputado federal João Ananias (PCdoB), que é o presidente dessa subcomissão que, entre alguns temas, quer reforçar o lobby pela aprovção da Emenda 29. Essa emenda, conforme Ananias, tramita há 11 anos no Congresso. Se aprovada, daria reforço financeiro, pois reestrutura o Sistema Único de Saúde.

Durante essa mesa-rendonda, serão apresentadas experiências que deram certo, já implantadas em alguns estados e que podem servir de referência para todo o sistema no país.

SERVIÇO

A reunião será transmitida ao vivo, a partir das 14 horas, na comunidade virtual da Subcomissão do SUS no portal e-Democracia da Câmara dos Deputados, com bate-papo simultâneo.

(este Blog e Agêncai Brasil)

Acordo com Eduardo Campos dá a Cid Gomes controle total do PSB do Ceará


Os governadores do Ceará, Cid Gomes, e de Pernambuco, Eduardo Campos, estão com discurso alinhado. Cid firmou um acordo com o presidente nacional do PSB e tem nas mãos o controle absoluto do partido no Ceará. A contrapartida é o apoio irrestrito às pretensões eleitorais de Campos em 2014.

O ex-ministro da Integração, Ciro Gomes, corre por fora. O irmão do governador cearense deve disputar vaga ao Senado. Ciro já repeliu a possibilidade de disputar a Prefeitura de Fortaleza.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Filiação partidária: Faltam apenas 3 meses para quem quer ser candidato

Faltam três meses apenas. No dia 7 de outubro, quem pretende candidatar-se a cargos eletivos nas eleições de 2012 deve estar com a filiação deferida no âmbito partidário. O requisito de estar filiado um ano antes das eleições está definido no artigo 9ª da Lei das Eleições e encontra-se previsto no Calendário Eleitoral das Eleições 2012, já aprovado pelo plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Domicílio eleitoral
Ainda de acordo com a lei e o calendário, também nessa data os candidatos devem ter domicílio eleitoral no local onde pretendem concorrer. O domicílio eleitoral é condição de elegibilidade prevista na Constituição Federal. O objetivo é valorizar o vínculo entre o candidato e a população da localidade a ser representada.

Eleições 2012
O pleito de 2012 será realizado no dia 7 de outubro, em 1º turno, e no dia 28 de outubro, nos municípios onde houver a necessidade de 2º turno.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Assembleia quer plebiscitos realizados em 2012


Cresce a pressão para que a Justiça Eleitoral agende a realização de plebiscitos em 30 municípios, cujos distritos já tiveram seus pedidos de emancipação aprovados pela Assembleia Legislativa (AL). A intenção é que a consulta seja realizada durante as eleições municipais de 2012. Contudo, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) alega não dispor de recursos para tanto.

Ontem, durante discurso no plenário, o deputado Welington Landim (PSB) solicitou ao presidente da Casa, Roberto Cláudio (PSB), a criação de comissão para visitar o Tribunal, com a finalidade de convencer a Corte da realização do plebiscito.

“Teremos eleições em outubro do ano que vem. Nossa lei foi aprovada em julho do ano passado. Agora estamos solicitando, com mais de um ano de antecedência, que o plebiscito seja realizado junto com as eleições, até porque serão somente dois votos”, argumentou Landim.

A consulta popular é requisito obrigatório para a criação de novos municípios. Na hipótese de mais de 50% de apoio popular, a emancipação é oficializada, sendo marcadas, em seguida, as eleições municipais.
Porém, através da assessoria de comunicação, o TRE informou que o plebiscito será realizado, desde que seu orçamento esteja previsto pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nos gastos com as eleições de 2012, obedecendo todos os trâmites legais. A Corte informou que está disposta a receber a comissão de deputados, caso seja necessário.

O processo de emancipação dos distritos iniciou-se após a aprovação da lei complementar 84, de autoria do vice-governador Domingos Filho (PMDB), durante o período em que presidiu a AL. Os parlamentares tentaram a realização do plebiscito ainda durante as eleições de 2010. Porém, em julho do ano passado, o TRE-CE alegou que não poderia realizar a consulta devido a proximidade das eleições, pois seria necessário dobrar o número de urnas nos municípios, atendendo uma exigência do TSE.

Requisitos

Entre os critérios para emancipação dos distritos está uma população superior a oito mil habitantes e eleitorado superior a 40% de sua população. Também é necessária a existência de centro urbano constituído, com número de prédios comerciais e públicos superior a 400, além da existência de equipamentos sociais compatíveis com as necessidades básicas da população, como postos de saúde, saneamento básico, escolas, sistema de telefonia, água e energia elétrica.

Thiago Paiva
thiagopaiva@opovo.com.br

Presidenta Dilma sanciona Lei do Suas e garante continuidade ao atendimento da assistência social


Após aprovação na Câmara Federal e no Senado, o projeto de lei – de autoria do Poder Executivo – que institui o Sistema Único de Assistência Social (Suas), foi sancionado pela presidenta Dilma Rousseff. De acordo com o documento, a gestão das ações na área de assistência social fica formalmente organizada, de maneira descentralizada e participativa, por meio do Suas.

O Suas vigora na prática desde 15 de julho de 2005, por resolução do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). Durante esses seis anos, tem garantido proteção social à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice, por meio de uma rede descentralizada que envolve gestores de 99,5% dos municípios brasileiros. Isso significa que prefeituras, estados e o Distrito Federal têm autonomia para gerir a assistência social de forma organizada e com o apoio do Governo Federal, por meio de repasses de recursos. A adesão do município é voluntária.

Destaques da Educação de Acopiara


Segundo dados oficiais o município de Acopiara tem obtido grande avanço em seu sistema de ensino ao longo da administração do prefeito Antônio Almeida Neto. Em 2010, conforme prestação de contas, o município aplicou do volume total do FUNDEB 64,56%. Mais do que o necessário previsto pela lei instituidora do fundo que é 60% do recurso para o pagamento do magistério. Quanto à aplicação constitucional que é 25% dos recursos que entram no município e devem ser aplicados na educação, Acopiara aplicou 34,60%. O município superou os demais na região se destacando também no Estado, sendo o 8º município que mais investe na educação.

Em 2005 a evasão escolar atingia um percentual preocupante de 10,2% e com acompanhamento constante e visitas domiciliares das equipes gestoras as famílias do alunado, foram reduzidos consideravelmente os percentuais de evasão que se estabilizaram em 1,9% em 2010. A reprovação escolar saiu da casa de 16,5% em 2004 e foi para 5,9% em 2010. A aprovação escolar saltou de 71% em 2004 para 92,2% em 2010.

A Prefeitura de Acopiara implantou uma política de reajuste salarial anual, ampliou definitivamente os professores da rede com mais 100 horas aula, realizou concurso publico para todos os cargos da educação (professores, secretários, vigilantes, auxiliares de serviços) dando desta forma mais garantias e reforçando o time da educação.

Outros avanços

Na avaliação da PROVA BRASIL, que verifica o desempenho dos municípios no ensino fundamental, mais precisamente no 5º e 9º ano, mostrou que o índice de desenvolvimento da educação básica – IDEB avançou e Acopiara já atingiu a media proposta pelo Ministério da Educação - MEC para 2015, atingindo média 4,4 no 5º ano e 4,0 no 9º ano, enquanto no Estado foram obtidas as médias 4,4 no 5º ano e 3,9 no 9º ano, deste feito garantindo o destaque na região centro sul com o melhor desempenho que aos municípios da região.

Hoje em Acopiara, 80% de suas crianças são alfabetizadas na idade certa. O Município foi destaque sendo premiado por duas vezes (2009 e 2011) com o prêmio Escola Nota 10 na avaliação do Governo do Estado pelo SPAECE, ganhando o titulo de município alfabetizado.

terça-feira, 5 de julho de 2011

LEO Clube Acopiara realiza Cerimônia de Posse da Nova Diretoria

No dia 3 de Julho (domingo), ocorreu a Posse da Nova Diretoria do AL 2011/2012.
A cerimônia foi realizada no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Acopiara com a presença de CC.LEO, Leões, LEO JUNIORES e convidados.
Após a Reunião, todos desfrutaram de um delicioso coquetel.


Veja abaixo os nomes que compõem a Nova Diretoria:

Presidente - C.LEO Leandro Florentino
Vice-Presidente - C.LEO Brendo Duarte
Secretário - C.LEO Messias Pinheiro
Tesoureira - C.LEO Nayara Teixeira
Conselheiro LEO - C.L Raimundo Brito Neto
Conselheiro LEO JUNIOR - C.LEO Tony Monnis
Secretária Adjunta - C.LEO Izabel Lima
Tesoureira Adjunta - C.LEO Luanna Marcionília
Diretora de Campanhas - C.LEO Mayra Pinheiro
Diretor Social - C.LEO Jefferson Almeida
Diretor de Marketing - C.LEO Vicente Júnior
Diretor de Frequência - C.LEO Anderson Terto
Com o lema "OUSAR, SERVIR e CRESCER" o LEO Clube Acopiara tem grandes expectativas para esse Ano LEOístico e começa desde já a se preparar para os dois grandes eventos do AL: o IX Baile das Personalidades e a XIII Conferência de LEO Clubes do Distrito LEO LA-4.

ProEstradas conclui primeiros 30 dias de recuperação da malha viária


O Programa de Restauração das Estradas do Ceará (ProEstradas 2011) completou 30 dias de execução confirmando as perspectivas de concluir seus serviços dentro do prazo de 100 dias estipulado pelo Governo do Estado. “As chuvas que caíram no Ceará em maio e junho, especialmente nas regiões de Quixeramobim e Aracoiaba, dificultaram as ações. Mesmo assim a primeira fase ultrapassou os 95% de execução de serviços como tapa-buracos, roço, limpeza, drenagem e caiação, não devendo provocar atrasos nos trabalhos em geral”, ressaltou Sérgio Azevedo, superintendente do Departamento Estadual de Rodovias (DER), órgão vinculado à Seinfra.

O Programa de Restauração das Estradas do Ceará (ProEstradas 2011), foi lançado pelo Governo do Estado em 23 de maio com o objetivo de melhorar, em um prazo de 100 dias, mais de 600 km de rodovias estaduais danificadas pelas chuvas ou tráfego pesado. A primeira fase de trabalhos foi encerrada com 95,28% executado. Os dados podem ser acompanhados pelos sites do Governo do Estado (www.ceara.ce.gov.br) ou da Secretaria da Infraestrutura (www.seinfra.ce.gov.br) e em www.der.ce.gov.br. Estão sendo investidos no Programa cerca de R$ 84,5 milhões.

A primeira fase teve prazo de 30 dias para execução e incluiu trabalhos como tapa-buracos, caiação, roço, limpeza e drenagem superficial nos quais foram investidos R$ 7,1 milhões. Dentre as estradas estaduais beneficiadas nessa fase está o trecho CE-122 (Quixadá)-entroncamento com CE-359 (Ibaretama) que recebeu serviços em seus 25 km de extensão.

Enquanto isso, os serviços com previsão de conclusão em 60 dias continuam avançando e já registram 40,35% de execução nos quais deverão ser aplicados R$ 5,4 milhões nas melhorias. Os serviços revitalizam estradas como o CE-040 no entroncamento com a CE-352 em Beberibe, com 10,4 km de extensão, dos quais 80% dos trabalhos de limpeza, drenagem superficial e caiação já foram concluídos.

O Proestradas 2011 consta de três etapas: a primeira etapa recebeu recursos da ordem de R$ 10,8 milhões e é destinada à manutenção da trafegabilidade, constando de operação tapa-buraco, roço mecanizado e pinturas. O segundo momento é voltado para a recuperação da rede viária, com serviços mais complexos, como drenagens, recapeamentos e reconstrução de trechos maiores. Para esta fase, serão aplicados R$ 73,7 milhões. A terceira etapa, esta sem nenhum erário para os cofres estaduais, refere-se à correção de 13 trechos rodoviários concluídos há alguns meses e que sofreram algum tipo de dano.

Prefeitura dá continuidade ao Cronograma de Obras


Com a continuidade de seu cronograma de obras de intraestrutura que visam ofertar mais conforto e saúde a população acopiarense, a prefeitura de Acopiara por meio das ações da Secretaria da Infraestrurura já concluiu à segunda etapa da urbanização do Bairro Calixto com a construção de esgotamento e pavimentação.

Outra localidade que também recebe obras de urbanização é a Vila Aroeira. Com a conclusão da pracinha do bairro, a secretaria da infraestrutura segue com a construção de pavimentação e rede de esgotamento já iniciadas em diversas ruas próximas ao Posto de Saúde e a Escola Serafim de Souza.

Além de pavimentação e rede de saneamento, também está sendo edificado um monumento na rotatória da Av. José Marques Filho, que será um marco da entrada da cidade, que este ano completa 90 anos de Emancipação Política.

Recursos e parcerias

Este projeto é uma parceria entre Prefeitura com a Secretaria das Cidades do Governo do Estado abrange além da edificação na rotatória, a pavimentação das ruas Otília Nunes (Vila Ipiranga), continuação da Manoel José, que liga o centro ao bairro Calixto, e rua José Paulino até a Pedro Alves, também no bairro Calixto.

Nas demais ruas pavimentadas, são da Prefeitura de Acopiara os recursos para a execução dos serviços.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Acopiara Receberá Cozinha Comunitária


O Município de Acopiara é um dos 27 municípios do país que está habilitado pelo Governo Federal para receber recursos para construir, equipar e oferecer capacitação profissional aos técnicos e demais profissionais que irão ficar à frente deste tão importante equipamento social, na oferta de alimentação de qualidade, especialmente no que se refere às famílias em situação de pobreza, que são beneficiadas através de ações conjuntas por meio de outros programas sociais.

A cozinha comunitária além de beneficiar as famílias inseridas nestes programas, fornecerá alimentação que será produzida a partir de produtos adquiridos da agricultura familiar a preço acessível.

Do site da Prefeitura

Empresa do senador Eunício Oliveira assina contrato de R$ 57 milhões com a Petrobras

“A empresa do senador e ex-ministro das Comunicações do governo Lula, Eunício Oliveira (PMDB-CE), a Manchester Serviços LTDA, assinou oito contratos consecutivos e sem licitação com a Petrobras entre fevereiro de 2010 e junho deste ano, o que soma R$ 57 milhões, denunciou hoje o jornal O Estado de S. Paulo. Segundo o jornal, documentos da estatal mostram que todos os contratos, com duração de dois a três meses cada, foram assinados por meio de “dispensa de licitação”, sem concorrência pública. Só no ano passado, R$ 25 milhões de foram repassados à Manchester, e um contrato de R$ 8,7 milhões foi fechado a nove dias das eleições presidenciais.

A empresa tem sede em Brasília, mas abriu uma filial em Macaé, a poucas quadras da sede da estatal, e fornece mão de obra terceirizada à Petrobras. De acordo com o Estado, os diretores da Área Internacional da Petrobras, Jorge Zelada, e de Abastecimento, Paulo Roberto Costa, foram indicados pelo PMDB no último governo e mantidos pela governo Dilma. A Petrobras confirmou ao jornal os contratos sem disputa pública por “problemas no processo licitatório”.

O senador afirmou estar afastado das decisões da empresa e preferiu não falar. O sócio dele, Nelson Ribeiro Neves, afirmou ao jornal que o fato de Eunício ser senador não influenciou os contratos e que tudo foi feito dentro da lei. Ele disse que os contratos são uma continuidade de serviços fechados há anos, apesar de a Petrobras afirmar que os contratos são novos, somente enquanto não fecha processo de licitação. A Manchester é uma das empresas envolvidas no “mensalão do DEM” no Distrito Federal, em que aparece no relatório da Polícia Federal suspeita sobre pagamento de R$ 666 mil autorizado pelo governo do DF.”

(Portal Terra)

Governistas já esperam queda de ministro dos Transportes

“O afastamento da cúpula do Ministério dos Transportes por causa de um suposto esquema de corrupção pela presidente Dilma Rousseff no final de semana deixou o ministro Alfredo Nascimento em posição insustentável no comando da pasta,de acordo com a avaliação de aliados do Governo, segundo o portal Estadão.com.br. A queda do ministro é esperada em breve pelos governistas e a oposição já avalia apresentar um pedido de criação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o caso.

A rapidez com que Dilma atuou no episódio levantou ressentimentos na base. Eles sustentam que a presidente humilhou o PR, que comanda o Ministério dos Transportes, e fragilizou a confiança com a base pela forma com que agiu.

Nos bastidores, as desconfianças com a presidente vão além. Setores da base afirmam não ter dúvidas de que as informações sobre o suposto esquema foram repassadas à revista Veja, por integrantes do próprio governo.

Segundo a Veja, o suposto esquema é baseado na cobrança de propinas de 4% das empreiteiras e de 5% das empresas de consultoria que elaboram os projetos de obras em rodovias e ferrovias.

Após a revelação, foram afastados pelo governo o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antônio Pagot, o presidente da Valec Engenharia, José Francisco das Neves, o chefe de gabinete do ministério, Mauro Barbosa Silva, e o assessor Luís Tito Bonvini. ”

(Estadão)