"QUEM SABE FAZ A HORA NÃO ESPERA ACONTECER"

Vandré

Páginas

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Audiência debate ampliação de meia passagem para estudantes de todo o CE


A comissão de Viação, Transporte e Desenvolvimento Urbano em conjunto com a comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa realizaram, na tarde desta quarta-feira, 21, audiência pública para discutir a criação da Lei da meia intermunicipal para os estudantes do Estado do Ceará. A solicitação é da deputada Mirian Sobreira (PSB).

De acordo com Mirian Sobreira (PSB), ela foi procurada pelo movimento estudantil do Ceará para tratar sobre o assunto, porque, segundo os próprios estudantes, a lei não vem sendo obedecida. “Além disso, essa audiência veio para caracterizar e fortalecer a democracia das discussões que envolvem diretamente o crescimento da nossa educação”, ressaltou a parlamentar.

O presidente da Associação dos Estudantes do Ceará (Asesc), Cláudio Rocha, falou que o objetivo da classe é sensibilizar o governador Cid Gomes para que a Lei seja modificada e a meia passagem passe a valer não só nas regiões metropolitanas, mas em todo o Estado. “Queremos a intermunicipal ilimitada. Atualmente, mais de dois mil estudantes são beneficiados no Interior, queremos ampliar este número”, pontuou.

A presidente da Comissão Gestora da Meia Passagem Estudantil (Cogempe), Vilani Falcão, informou que a lei ainda traz algumas restrições, como a proibição da carteira estudantil para quem faz cursos de curta duração.

O presidente da Associação Metropolitana dos Estudantes (AME), Rivelino de Oliveira, afirmou que ampliar a lei seria mais uma conquista importante da classe estudantil, principalmente porque os mais pobres seriam os mais beneficiados. “Não podemos deixar que essa luta se perca no tempo”, afirmou.

A audiência, que contou com a participação de estudantes de Fortaleza, região Metropolitana e cidades do interior, teve como encaminhamento a criação de um projeto compartilhado entre as entidades estudantis e a Assembleia Legislativa. “Inicialmente, eles (estudantes) vão apresentar ao Poder Legislativo um projeto de lei para que a meia passagem passe a valer em todo o Estado e não só nas regiões metropolitanas, como consta na lei estadual nº13.706”, explicou Mirian.

Nenhum comentário: