"QUEM SABE FAZ A HORA NÃO ESPERA ACONTECER"

Vandré

Páginas

terça-feira, 24 de abril de 2012

10 siglas ainda têm tempo em rádio e TV

Apenas 10 partidos com atuação política no Ceará ainda dispõem de tempo, neste semestre, para divulgação de propaganda partidária por meio de inserções de caráter Estadual, no rádio e na televisão. Somente quatro agremiações ainda terão direito a utilizar o tempo integral de 20 minutos a que têm direito, neste semestre.

Neste ano, a propaganda partidária será apenas no primeiro semestre porque o segundo semestre será reservado à propaganda política durante a campanha eleitoral que, para o primeiro turno de votação, vai começar no dia 21 de agosto e terminar no dia quatro de outubro, de conformidade com o calendário das eleições, estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

As quatro legendas que têm direito a utilizar os 20 minutos de inserções de propaganda neste semestre são o DEM que dividiu o tempo a que tem direito em sete minutos em maio e 13 minutos em junho; o PSB vai usar seus 20 minutos em maio; o PP que programou suas inserções para junho e; o PTB que vai utilizar 7,5 minutos em maio e 12,5 minutos em junho.

Ainda neste mês de abril, seis agremiações políticas terão direito a divulgar suas ideias por meio de inserções no rádio e na televisão. O PR ainda dispõe de quatro minutos; o PCdoB também tem direito a quatro minutos; ao PSDB ainda restam dois minutos em abril e oito em maio; o PTdoB vai poder utilizar apenas um minuto, acontecendo o mesmo com o PMN; o PPS que está com três minutos reservados para utilizá-los no próximo dia 27, mais 12,5 em maio e 4,5 minutos em junho. O PV ainda dispõe de seis minutos para maio e 10 minutos para junho.

Veiculação

As legendas que já utilizaram todo o tempo a que tinham direito neste semestre são: PMDB, PDT, PSC e PTC. Os partidos políticos devem encaminhar à Justiça Eleitoral o seu pedido para a veiculação de propaganda gratuita no rádio e na televisão até o dia primeiro de dezembro do ano anterior ao da divulgação. Quando há coincidência de data a prevalência é para quem primeiro fez a solicitação. Por isso algumas agremiações requerem o espaço a que têm direito com bastante antecedência.

Para o primeiro e o segundo semestre do próximo ano, cinco partidos políticos já requereram ao TRE espaço divulgação das suas inserções. Para o primeiro semestre de 2013, o PP programou sua propaganda para junho; o PSB e o PMDB para o mês de maio; o PCdoB quer utilizar 10 minutos em março e 10 minutos em abril, e o PV programou oito minutos para março, oito para abril e quatro para junho.

Nenhum comentário: