"QUEM SABE FAZ A HORA NÃO ESPERA ACONTECER"

Vandré

Páginas

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Em alta no Planalto, Cid cobrará ''fatura''


Com o prestígio em alta no atual e no próximo Governo Federal, o governador reeleito do Ceará, Cid Gomes (PSB), embarcou ontem para uma viagem ao exterior em companhia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e da comitiva de ministros. Cid deve aproveitar a excursão pode ser uma oportunidade para o governador começar a cobrar, em forma de apoio para obras, a conta do apoio que deu para a grande votação de Dilma Rousseff (PT) no Ceará.


O governador viajará como convidado especial do presidente. Segundo a assessoria do Palácio Iracema, ele é, além de Lula, o único membro com cargo executivo na seleta comitiva.


Cid conseguiu esse status perante no Governo Federal após assumir a coordenação estadual da campanha de Dilma no segundo turno da eleição presidencial, indo para o corpo a corpo nas ruas da Capital e do Interior. Ao final, Dilma obteve no Ceará a terceira maior votação entre todos os estados, atrás apenas do Amazonas e do Maranhão.


A viagem, portanto, pode ser fundamental para Cid exercer seu prestígio e abordar, além de temas políticos, questões estratégicas para o Ceará. Em Moçambique, onde a comitiva participa da instalação do polo da Universidade Aberta do Brasil, Cid tratará de parcerias e oportunidades de intercâmbio para a Universidade Federal da Integração Luso-Afro-Brasileira (Unilab), que, segundo as previsões, deverá ser inaugurada ainda neste ano, no município de Redenção.


Participará também de encontros com empresários brasileiros que atuam em Moçambique. Apesar de seguir oficialmente a agenda do presidente Lula, o governador terá alguns contatos de interesse especial para o Ceará.


Agenda paralela

Amanhã, por exemplo, a comitiva embarca para a Coreia do Sul, onde Dilma se juntará à equipe para, junto com Lula e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, participar da reunião das 20 maiores economias do mundo, o G-20. Em Seul, Cid aproveitará para ter um encontro com representantes das empresas Posco e Dongkuk Steel, parceiras da brasileira Vale na construção da Usina Siderúrgica do Pecém.

Além das questões oficiais, o governador deverá também debater com Dilma e Lula sobre outros projetos, que foram abordados no primeiro discurso de Dilma como presidente eleita, na semana passada. Por exemplo, a transposição do rio São Francisco e a ferrovia Transnordestina.

O POVO

Nenhum comentário: