"QUEM SABE FAZ A HORA NÃO ESPERA ACONTECER"

Vandré

Páginas

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Tucana admite que precisa de revisão


Depois de participar de um pleito conturbado internamente e de derrota nas urnas, O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) no Ceará deve iniciar agora, após a eleição, um movimento que vise reconquistar a posição hegemônica que o partido obteve outrora. Enquanto isso, os líderes da legenda no Estado vão pondo as cartas na mesa e se posicionando diante das dificuldades que aconteceram durante esta eleição.

A ex-deputada estadual Tânia Gurgel, que também presidiu o partido tucano na Capital, antes mesmo do fim da votação no domingo, em que as lideranças planejavam dar a José Serra 30% dos votos e não conseguiram, já dava a senha de que seria preciso rever "muitas coisas" e começar a preparar o partido para futuras empreitadas.

A lamentação maior dela, a despeito da boa movimentação de militantes voluntários na campanha de José Serra, foi o fato de alguns líderes do partido, entre eles deputados estaduais, terem debandado para o barco comandado pelo governador Cid Gomes durante as disputas deste ano.

"Vi com muita tristeza este movimento, a postura dos que acabaram sendo infiéis. Neste momento, os fiéis precisam cobrar da direção partidária que adote providências porque corremos o risco de contaminar a todos", disse a ex-presidente da sigla na Capital. Tânia Gurgel disse que o pós-2010 deve ser um momento de o partido se reconstruir.

A primeira atitude, segundo ela, é a de resolver a situação dos infiéis para evitar que a postura que tiveram neste pleito, se repita em outras situações. "Se nós não tomarmos uma posição clara diante destes filiados que não estão alinhados com o partido, nós vamos desmotivar os filiados que estão totalmente voltados para o PSDB", disse.

Cenário

Mesmo com as dificuldades, posto que perdeu vários espaços em cargos públicos que ocupava no Estado, o cenário para os próximos desafios, que devem se iniciar nas eleições municipais de 2012, não é dos piores. O partido formou uma militância espontânea no Ceará, neste segundo turno, e a avaliação interna é que o deputado estadual Marcos Cals, candidato derrotado do partido ao Governo do Estado, teve um bom desempenho na disputa, ficando em segundo lugar.

"O Marcos Cals tem tudo para ser a pessoa que vai liderar essa nova fase do partido, já pensando em 2012. Devemos ser oposição e construir um discurso sólido, apontando aquilo que queremos mudar", disse a ex-deputada tucana.

O foco principal, pelo que disse, deve ser a eleição de 2012, para a qual o partido deve se preparar, a partir de agora, para concorrer ao Executivo de vários municípios, sobretudo a Prefeitura de Fortaleza.

Nenhum comentário: