"QUEM SABE FAZ A HORA NÃO ESPERA ACONTECER"

Vandré

Páginas

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Deputados como profissão

Empresários, advogados, médicos e comerciantes são as profissões com maior número de candidatos às eleições no Ceará. O quadro apresentado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em sua página na Internet, este ano, não é muito diferente do que foi registrado em 2006.

Nas estatísticas de candidaturas do TSE, em 2006, consta a existência de 718 candidatos no Ceará. Para as eleições de 2010 até ontem os dados da Justiça Eleitoral indicavam a existência de 723 candidatos, incluindo todos os candidatos.

Na análise comparativa das eleições de 2006 e 2010 observa-se que a maior quantidade de candidatos é formada por empresários, advogados, médicos e comerciantes. Se juntarmos os segmentos empresário e comerciante, nas eleições passadas apresentaram um total de 90 candidatos, sendo 32 cadastrados como empresários e 58 como comerciantes. Em 2010 estes dois segmentos apresentam 92 candidatos, sendo 54 de empresários e 38 de comerciantes.

Para as eleições de 2006 chegou a 52 a quantidade de advogados que participaram da disputa por um mandato eletivo e este ano são 44 os que pediram registro para participar da disputa eleitoral. Os médicos que concorrem a um mandato eletivo este ano são 42 e nas eleições de 2006 foram 53.

As estatísticas de candidaturas do TSE são elaboradas com base nas informações prestadas pelos candidatos nos pedidos de registro de candidatura. Por isso, no que se refere à ocupação do candidato, podem apresentar algumas distorções, principalmente quando se trata de parlamentares.

O sistema de divulgação de candidaturas do TSE indica a ocupação "deputado" com apenas 29 inscritos para as eleições deste ano. Os 29 nomes relacionados, realmente, ocupam um mandato de deputado estadual ou deputado federal. No entanto, é bem maior a quantidade de deputados que está pleiteando a reeleição ou participa da disputa majoritária.

No caso específico de Domingos Filho colocou, no pedido de registro, sua ocupação como deputado, mas Marcos Cals informou como ocupação a profissão de sociólogo. José Pimentel requereu registro como deputado e Eunício Oliveira como empresário. Outros parlamentares cearenses colocaram como ocupação a atividade que exerce fora da política.
Diário do Nordeste

Nenhum comentário: