"QUEM SABE FAZ A HORA NÃO ESPERA ACONTECER"

Vandré

Páginas

quinta-feira, 29 de abril de 2010

No pós-Ciro, atenções e pressões voltam-se para Cid



Pré-candidato a senador, o deputado federal José Pimentel (PT), pela primeira vez, comentou que gostaria de ter o ``reconhecimento`` do governador ao seu desejo de sair vitorioso nas próximas eleições.

Pimentel preferiu não comentar a especulação de que poderia não contar com o respaldo do Palácio Iracema, dentro de um cenário em que Cid endossaria apenas o presidente regional do PMDB, deputado federal Eunício Oliveira e, informalmente, o senador tucano Tasso Jereissati.

Como prova de lealdade, José Pimentel lembrou que, quando foi o relator-geral do Orçamento da União 2008, assegurou recursos para todos os projetos estruturantes tocados pela administração estadual - refinaria da Petrobras, Siderúrgica, Centro de Feiras e Eventos, Cinturão das Águas e Cinturão Digital.

"Se o governador tem um partido que tem sido leal e dado apoio a ele sem pedir nada em reciprocidade, esse partido é o Partido dos Trabalhadores``, observou Pimentel.

Até o líder do Governo, deputado Nelson Martins (PT), que vinha evitando falar do assunto eleição, comentou a atual situação das alianças no Estado. ``A grande dificuldade aqui era a definição nacional. Agora, vai ser mais fácil``. Para ele, a remoção de Ciro vai fortalecer a aliança de Cid com o PT pela influência das orientações nacionais.

Outros petistas já avaliam que Cid vá optar pelo PT, alegando que o PSDB viria ``por inércia`` após as eleições. Também por esta linha de raciocínio, Ciro deve apoiar Tasso na reeleição, enquanto Cid manteria Pimentel e Eunício na coligação oficial.

O secretário geral do PSB no Ceará, deputado Zezinho Albuquerque, disse que o governador ``não está com pressa``, e que irá aguardar a definição oficial do PSB nacional, prevista para o dia 17 de maio. ``O governador não conversou com nenhum partido ainda. Vai esperar os ânimos se acalmarem. Estão todos muito nervosos``.

Corpo mole
Do lado do PSDB, deputados já fizeram campanha apresentando proposta do pré-candidato a presidente do PSDB, José Serra, computando que os votos que seriam de Ciro irão para o tucano. Há quem aposte que Cid vá fazer corpo mole na campanha presidencial depois que a campanha do irmão foi rifada.

Além disso, o PSDB está querendo saber qual a posição de Cid em relação ao partido. ``Nós do PSDB temos que fazer uma aliança formal. Até o Cid já deu manifestação explícita de continuar com o PSDB``, afirmou o deputado Luiz Pontes (PSDB).

Nenhum comentário: