"QUEM SABE FAZ A HORA NÃO ESPERA ACONTECER"

Vandré

Páginas

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Tucanos atribuem saída de Ciro à pressão do PT


Antes mesmo do anúncio oficial da saída do deputado cearense Ciro Gomes da disputa pela Presidência da República, feita na tarde de ontem, pelo presidente do PSB, em Brasília, deputados estaduais cearenses já denunciavam a articulação de bastidores feita pelo PT para retirar de Ciro a possibilidade de candidatura. Mais uma vez, parlamentares de diversas matizes se solidarizaram ao cearense.

Segundo o deputado Osmar Baquit (PSDB), a candidatura de Ciro foi tirada "à marra, à força, e em troca de cargos". O tucano expressou, na tribuna, o entendimento de seus correligionários na Assembleia. "Tiraram na marra a candidatura de um cearense que tem muito a contribuir para o debate", disse.

Para Fernando Hugo (PSDB), Ciro errou ao transferir seu domicílio eleitoral para São Paulo. "O Ciro deve está arrependido de ter elogiado o Lula quando agora sabe que ele não é um homem confiável". Gony Arruda (PSDB) disse que o episódio remete aos tempos de ditadura.

A perda maior, segundo Professor Teodoro, será a falta de discussão mais ampla com a disputa concentrada entre a candidata do PT, Dilma Rousseff, e o candidato José Serra.

O deputado Vasques Landim (PR) também é um dos que defendem que a saída de Ciro Gomes da disputa empobrece o debate nacional e priva o povo a ter mais uma oportunidade de escolha. Segundo ele, cenário que também começa a ser desenhado no Estado, já que por enquanto, o governador Cid Gomes é o único candidato a ser apontado.

Decisão

O deputado Artur Bruno (PT) rebateu às criticas a seu partido, deixando claro que o PT não forçou a decisão do PSB de retirar Ciro da disputa à Presidência. Segundo ele, na época que Ciro disse a Lula do seu interesse de ser candidato, o presidente orientou o cearense a buscar se viabilizar. "Qual foi a traição do PT à Ciro? Nenhuma".

Nenhum comentário: