"QUEM SABE FAZ A HORA NÃO ESPERA ACONTECER"

Vandré

Páginas

segunda-feira, 29 de março de 2010

PT sinaliza apoio, mas impõe condições a Cid


O diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) confirmou a disposição de apoiar a candidatura do governador Cid Gomes à reeleição. Decisão nesse sentido foi tomada em reunião realizada sábado, na sede do Sindicato dos Bancários. O partido, entretanto, sinaliza com algumas condições.

A resolução aprovada defende, por exemplo, a manutenção da vaga de candidato a vice-governador, e o nome do deputado federal José Pimentel como um dos candidatos ao Senado; e manifestando apoio ao deputado Eunício Oliveira (PMDB) como candidato a outra vaga de senador que estará em disputa.

Nessa resolução, que será apreciada no encontro estadual, marcado para 10 de abril, o PT cearense também impõe o afastamento de qualquer tipo de aliança, formal ou informal, com o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

Embora o nome de José Pimentel já tenha sido aprovado como pré-candidato ao Senado, o nome do candidato a vice-governador deverá ser aprovado somente no congresso estadual que acontecerá no dia 29 de maio. No momento, postulam à vaga o atual vice-governador, Francisco Pinheiro; o secretário estadual de cidades, Joaquim Cartaxo e; o secretário de articulação política da prefeitura de Fortaleza, Waldemir Catanho.

A proposta de resolução foi apresentada pelo segundo vice-presidente, Antônio Carlos de Freitas. Apenas um dos membros do diretório, Aila Marques, votou contra a manutenção da coligação com o Partido Socialista Brasileiro (PSB) para apoiar a reeleição do governador. Quanto às demais sugestões a aprovação foi por unanimidade. Dos 56 membros do diretório estadual 48 compareceram.

Debates

Os trabalhos foram abertos pelo primeiro vice-presidente da executiva estadual, José Nobre Guimarães. A prefeita Luizianne Lins, presidente do diretório estadual, chegou atrasada, mas participou dos debates.

Dentro do PT, o processo de discussão sobre as estratégias a serem adotadas para as eleições deste ano, a política de alianças e a escolha dos nomes que vão participar da disputa, obedecem a um calendário do qual constam, além do encontro estadual de 10 de abril, o congresso que acontecerá no dia 29 de maio e a convenção para escolha de candidatos, em junho, sem data especificada, ainda.

O resultado do encontro foi avaliado por Antônio Carlos de Freitas como muito proveitoso porque serviu para dar uma demonstração da unidade do partido em relação a questões relevantes para a eleição como, por exemplo, a manutenção da aliança com o PSB e o PMDB, apoio às candidaturas de Cid Gomes para governador e Eunício Oliveira e José Pimentel para o Senado, além da postulação da vaga de candidato a vice-governador para o PT.

Indefinição

A escolha do nome a ser indicado pelo Partido dos Trabalhadores (PT) para compor a chapa encabeçada pelo governador Cid Gomes ainda será objeto de muita discussão interna. Três nomes disputam a indicação de vice-governador e dois deles acreditam que a definição será conhecida somente no congresso estadual, em maio próximo.

Para concorrer, Catanho deixará a Prefeitura de Fortaleza até o próximo dia 2 de abril. A postulação dele está sendo patrocinada pela prefeita Luizianne Lins. Joaquim Cartaxo, por sua vez, informou que continua com o seu nome à disposição. Ele reconhece que essa definição vai depender de muita discussão interna, devendo a decisão sair somente no dia 29 de maio. Como não será candidato a outro cargo eletivo, até a próxima quarta-feira, 31 de março, decide sobre a sua saída ou não da Secretaria de Cidades.

O vice-governador, Francisco Pinheiro, não esconde o desejo de participar da chapa majoritária como companheiro de chapa de Cid Gomes. Mesmo que não seja escolhido como candidato a vice-governador, está disposto a participar da disputa eleitoral como postulante a uma vaga na Assembléia.

Ele informa que para disputar qualquer cargo eletivo não será preciso renunciar ao cargo de vice-governador, mas para não se tornar inelegível não poderá assumir a chefia do Executivo na ausência do governador Cid Gomes.
DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário: