"QUEM SABE FAZ A HORA NÃO ESPERA ACONTECER"

Vandré

Páginas

terça-feira, 25 de maio de 2010

Candidatura de Pimentel: Guimarães diz que não haverá rompimento entre PT e Cid


O vice-presidente regional do PT, deputado federal José Nobre Guimarães, amenizou, nesta terça-feira, 25, efeitos políticos do ato de lançamento da pré-candidatura do deputado federal e ex-ministro da Previdêdncia Social, José Pimentel, para o Senado. “Esse é um desejo da militância, é natural”, disse, garantindo que o gesto não significará, em hipótese alguma, rompimento com o governador Cid Gomes (PSB).

Cid Gomes, em seu giro pelo Interior, tem levado apenas o pré-candidato ao Senado pelo PMDB, deputado federal Eunício Oliveira, e sinalizado para um apoio informal, de acordo com parlamentares de sua base, à reeleição do senador tucano Tasso Jereissati. Na última semana, Cid, após audiência com Lula, em Brasília, teria dito que seu compromisso é com um nome do PT para a vice.

“Não há clima para rompimento. Não é rompimento. O governador apoiará Dilma para presidente. Não tem Plano B, tem Plano A que é o apoio à reeleição de Cid e apoio a Dilma para presidente”, reforçou José Guimarães. O parlamentar avaliou que é normal esse tipo de ação política e que, até o dia 19 de junho próximo, haverá muita conversa “e tudo vai se resolver sem racha”.

Sempre enfatizando que Cid Gomes é parceiro no apoio à pré-candidatura de Dilma para presidente, o petista considerou fundamental a manutenção da aliança com o PSB no Estado para assegurar “uma grande vitória da base de Lula no Ceara”. Essa base, conforme ele, contará com sete partidos que, em termos nacionais, garantirão para Dilma 21 minutos de tempo na propaganda eleitoral gratuita do rádio e da TV.

Segundo José Guimarães, não há por que de desesperos políticos, quando está decidido que Cid apoiará Dilma Roussef, assegurando assim respaldo à manutenção do projeto do Governo Lula.

Ele informou que até o dia 19 próximo, o PT realizará seis encontros regionais para organizar a campanha de Dilma e avaliar as perspectivas políticas da legenda. Não disse se tais encontros seriam usados como termômetro para a pré-candidatura ao Senado de José Pimentel.

De acordo com o parlamentar, serão realizados encontros regionais nas seguintes datas: dia 28, em Limoeiro do Norte; dia 29, pela manhã, em Quixeramobim, e à tarde, em Juazeiro do Norte. No dia 5 de junho será a vez de Amontada à noite, enquanto no diai 6 virá Sobral, com encerramento desses contatos marcado para o dai 7, em Fortaleza.

Nenhum comentário: