"QUEM SABE FAZ A HORA NÃO ESPERA ACONTECER"

Vandré

Páginas

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Prefeitos sabatinam pré-candidatos

Os três principais pré-candidatos a presidente das eleições deste ano, Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV), participaram ontem de uma sabatina promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CMN), que realiza em Brasília a Marcha em Defesa dos Municípios.

Entre promessas e trocas de farpas, a sabatina - realizada com um pré-candidato de cada vez, separadamente - foi marcada pela polêmica censura, pela campanha de Dilma, de um vídeo institucional que seria exibido pela CMN. A equipe da petista condicionou a participação dela no evento à não exibição do vídeo, uma animação que relatava o ``calvário`` dos prefeitos para conseguir recursos junto ao Governo federal.

Segundo a assessoria de Dilma, o pedido foi feito para evitar constrangimentos para a pré-candidata, que até bem pouco tempo fez parte do governo.

Promessas
Cada pré-candidato teve uma hora de exposição individual para responder perguntas sobre saúde, educação, royalties do pré-sal e desastres naturais, entre outros assuntos.

Primeiro a falar, Serra defendeu a criação de uma força nacional permanente para cuidar das calamidades públicas. ``Nós vamos organizar uma força nacional permanente para cuidar de calamidades. Nós temos que ter um mapeamento definitivo de todas as áreas de risco no Brasil. Isto não é impossível, não. E atuar com rapidez. Temos que ter mais recursos e transferência mais rápida dos recursos``, afirmou.

Já Marina procurou pontuar suas respostas pela defesa da reforma tributária. Marina também ressaltou a conquista de ter sido ministra do Meio Ambiente, apesar de ter sido analfabeta até os 16 anos.

"A educação é o que faz a diferença na vida de uma pessoa. Digo isso porque fui analfabeta até os 16 anos. E sei o que é para um pai, para uma mãe não saber o que será do futuro do seu filho``.

Última a falar, Dilma afirmou que vai fazer uma gestão municipalista e sugeriu aos prefeitos que busquem a divisão dos royalties da mineração. ``A riqueza do petróleo, principalmente a do pré-sal, é de toda a nação brasileira, e de todos os municípios brasileiros``, disse Dilma.

Ela, no entanto, afirmou ser preciso buscar um entendimento sobre a disputa entre os Estados e os municípios considerados produtores, de um lado, e os não produtores de petróleo, do outro. (das agências de notícias)

Nenhum comentário: