"QUEM SABE FAZ A HORA NÃO ESPERA ACONTECER"

Vandré

Páginas

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Dilma na frente pela primeira vez


Pela primeira vez numa pesquisa para a próxima eleição presidencial, a pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, aparece numericamente à frente de José Serra (PSDB). Mas a diferença apontada pelo instituto Vox Populi, de três pontos percentuais, está dentro da margem de erro e os dois permanecem tecnicamente empatados. É a primeira consulta realizada sem a presença do deputado federal Ciro Gomes, cuja candidatura foi abortada pelo PSB.

A pesquisa, realizada entre 8 e 13 de maio, mostra Dilma Rousseff com 38% das intenções de voto, cinco pontos percentuais a mais que na consulta anterior, realizada no fim de março, na qual ela aparecia com 33%. Já Serra tem 35%, três pontos a menos que na pesquisa anterior, quando ele tinha os mesmos 38% de intenções de voto que a petista agora ostenta.

Como a margem de erro máxima da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, Dilma, no limite dessa margem de erro, pode ter intenções de voto entre 35,8% e 40,2%. Já Serra, considerando a margem de erro máxima da pesquisa, pode ter entre 32,8% e 37,2%. O Vox Populi ouviu duas mil pessoas.

Já Marina Silva (PV) oscilou de 7% para 8% de março para cá. O mesmo índice de eleitores respondeu que votaria em branco ou nulo: 8%. Há ainda 11% de eleitores que se disseram indecisos ou que não responderam em quem pretendem votar.

Os demais candidatos, apresentados por pequenos partidos, não chegaram a 1% das intenções de voto.

A comparação entre os cenários de março e de agora leva em conta uma das simulações feitas pelo Vox Populi em março, que já considerava a possibilidade de Ciro Gomes não ser candidato, embora, àquela altura, o deputado ainda mantivesse a pré-candidatura.

Segundo turno
Na simulação de um possível segundo turno entre Dilma e Serra, a situação também é de empate técnico, e também com a petista numericamente à frente. Ela tem 40%, contra 38% do principal adversário. Brancos e nulos somam 9% e há 13% de eleitores indecisos ou que não responderam em quem votariam nesse hipotético segundo turno.

Na pesquisa de março, Serra aparecia com 46% nessa simulação, enquanto Dilma obtinha 35% na hipótese de um eventual segundo turno contra o tucano.

Nordeste
Dilma aparece com mais força no Nordeste, região na qual ela chega a 45% das intenções de voto, contra 30% de Serra. Na região Sul, a situação se inverte, com Serra com 45% e Dilma com 30%.

NAVEGUE
Faça sua análise da pesquisa em www.opovo.com.br


PESQUISA VOX POPULI

38%
É O PERCENTUAL DE INTENÇÕES DE VOTO OBTIDO POR DILMA ROUSSEFF (PT), SEGUNDO O VOX POPULI

33%
ERA O PERCENTUAL QUE DILMA TINHA NA PESQUISA ANTERIOR DO VOX POPULI, REALIZADA EM 30 E 31 DE MARÇO

35%
DAS INTENÇÕES DE VOTO FORAM PARA JOSÉ SERRA NA ÚLTIMA PESQUISA VOX POPULI

38%
ERA O PERCENTUAL QUE O PRÉ-CANDIDATO TUCANO HAVIA APRESENTADO NA PESQUISA ANTERIOR

8%
DAS INTENÇÕES DE VOTO FORAM O PERCENTUAL DE MARINA SILVA, SEGUNDO VOX POPULI

7%
ERA O ÍNDICE QUE A PRÉ-CANDIDATA DO PV APRESENTAVA NA PESQUISA ANTERIOR

Nenhum comentário: